Fórmula E em Xangai: Cassidy ganha, Félix da Costa é terceiro
O neozelandês Nick Cassidy, em Jaguar I-Type 7, venceu o segundo ePrix do fim de semana do Mundial de Fórmula E em Xangai, na China, impondo-se numa corrida realizada sob condições climatéricas muito adversas, com a chuva e o excesso de água no circuito a condicionarem até a qualificação, interrompida imediatamente depois do fim da fase de grupos, adotando-se os resultados registados da primeira parte da sessão para arrumar a grelha de partida.

Cassidy estreou-se a ganhar nesta Época 11 e passou a contar com oito vitórias na Fórmula E, e a Jaguar comemorou o segundo êxito da temporada (primeiro em São Paulo, no Brasil, em dezembro do ano passado, no arranque do campeonato, com o outro neozelandês da equipa, Mitch Evans). Nick beneficiou da “pole position”, a primeira no Mundial de 2024-25 e a sétima nesta categoria, para conseguir impor-se numa corrida que teve 31 voltas, mais três do que o planeado, devido à atuação do Safety Car nas primeiras sete voltas do ePrix, devido às condições precárias de aderência e visibilidade.

Numa corrida quase sem história, Cassidy dominou de fio a pavio, acabando com 7,126 s de vantagem sobre o segundo classificado, Pascal Wehrlein, da Porsche. O alemão é o campeão em título da Fórmula E e, este domingo, beneficiando da 10.ª posição do britânico Taylor Barnard, da McLaren, regressou à segunda posição no Mundial, com menos 68 pontos do que Oliver Rowland, da Nissan, que foi apenas 13.º e, pela segunda vez nesta temporada, em 11 corridas, não pontou.
O português António Félix da Costa, também em Porsche 9XX Electric, conseguiu a terceira posição, a 19,444 s do vencedor, depois de arrancar para este ePrix sob chuva da segunda posição da grelha de partida (piloto mais rápido no Grupo B da fase de grupos da qualificação). Este resultado permite-lhe, igualmente, progredir uma posição no campeonato de pilotos, de quarto para terceiro – soma 88 pontos, menos 15 do que o companheiro de equipa. Na véspera, em Xangai, António 13.º. Para o piloto de Cascais, quarto pódio da temporada e 27.º na Fórmula E

“Hoje foi melhor do que ontem, com um terceiro lugar numa corrida muito difícil…Não estava muito rápido e aconteceu tudo debaixode chuva.Qualifiquei-me bem, com a primeira posiçãono meu grupo. Não é o resultado que ambicionava, mas é importante regressar a casa com este pódio! E, agora,vou tentar mudar de ‘chip’ econcentrar-me nas 24 Horas de Le Mans”, disse o português, que volta ao Circuito de La Sarthe, França, no fim de semana de 14 e 15, para competir em LMP2, com o Oreca 07-Gibson da AF Corse, de olho na vitória numa categoria que já ganhou em 2022. É a sétima participação de Félix da Costa na corrida-rainha da resistência.
A próxima ronda do Mundial (a 12.ª de 16) realiza-se apenas no dia 21, em Jacarta, na Indonésia.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





