FÓRMULA E: ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA PODE MUDAR-SE DA PORSCHE PARA A JAGUAR
No treino livre 1 do programa do ePrix de Berlim, que tem corridas hoje e amanhã no circuito instalado no antigo aeroporto da capital alemã (Tempelhof), os pilotos da Porsche, António Félix da Costa e Pascal Wehrlein, que são, respetivamente, o terceiro e o segundo classificados no Mundial, protagonizaram incidente bizarro, com o alemão, ainda o campeão em título da categoria, a empurrar o 99X Electric do português contra o muro, ação penalizada com perda de três lugares na grelha de partida para a ronda 13 do campeonato, a realizar esta tarde (15h05 de Portugal Continental). Mas esta história tem mais para contar do que parece…
Por José Caetano
Ambiente tenso na equipa
AUTOSPORT e E-AUTO sabem que os pilotos da Porsche estão em rota de colisão desde o arranque da temporada, não mantendo mesmo qualquer tipo de relação. Florian Modlinger, diretor da equipa, considerou o incidente “inaceitável” e exigiu correção nos comportamentos, disciplina e profissionalismo a António e Pascal… Na corrida desta tarde, Félix da Costa sexto na grelha de partida e Wehrelin nono.
No Mundial, o alemão soma mais cinco pontos do que o português (103 “contra” 98) e ambos estão com desvantagens significativas para o britânico Oliver Rowland, da Nissan, que já conta com 172 e até pode sagrar-se campeão em Berlim, em vez de apenas em Londres, nas duas rondas finais da temporada, marcadas para os dias 26 e 27.
Championship contenders come together in FP1 😫
Teammates Pascal Wehrlein and António Félix da Costa brought the end to the session after coming together on the start/finish straight @Hankook_Sport #BerlinEPrix pic.twitter.com/tqP3boU1Ue
— Formula E (@FIAFormulaE) July 11, 2025
24h Le Mans pioraram a situação
A situação interna não melhorou com a decisão da Porsche de nomear Werhlein para competir nas 24 Horas de Le Mans. Comparando com o português, que até tem vitória na maratona francesa, na categoria LMP2, e competiu na corrida com um 963 da Jota em 2023, o alemão é muitíssimo menos experiente na resistência. Este facto aumentou a insatisfação de Félix da Costa, que está determinado a sair da equipa após o final da temporada, a terceira consecutiva com os alemães, mas tem o futuro dependente da equipa, que pode ativar a opção de prolongamento do contrato por uma época.

Jaguar deverá ser próximo destino
Abandonando a Porsche, como ambiciona, Félix da Costa, sabe AUTOSPORT e E-AUTO, tem o futuro (quase) decidido. O português manter-se-á na Fórmula E, muito provavelmente com a Jaguar, por ser candidato muito bem posicionado à sucessão do neozelandês Nick Cassidy, que já tem acordo com equipa da Stellantis (DS Penske ou Maserati). E este negócio também abre a porta ao regresso de António, a tempo inteiro, à categoria de topo (Hypercar) do Mundial de Resistência (WEC), participação que os alemães não permitiram, por quererem pilotos concentrados no campeonato de monolugares elétricos.
Até ao final do mês, espera-o Félix da Costa, de acordo com todas as informações de que dispomos, tudo decidido!
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Pity
12 Julho, 2025 at 13:20
Não foi desde o arranque da temporada, mas desde que o AFC foi para a Porsche que o ambiente nunca foi bom.
[email protected]
12 Julho, 2025 at 16:06
Com um alemão na Porsche, acho inviável que qualquer piloto estivesse em pé de igualdade. A escolha para Le Mans apenas confirmou essa suposição. O Wehrien não deve ser um colega difícil de se embirrar.
[email protected]
12 Julho, 2025 at 16:07
Com um alemão na Porsche, acho inviável que qualquer piloto estivesse em pé de igualdade. A escolha para Le Mans apenas confirmou essa suposição. O Wehrlien não deve ser um colega difícil de se embirrar.
Rui
12 Julho, 2025 at 23:23
Espero que espete uma bem dada no porco do Werhlein
F1 FOR FUN
13 Julho, 2025 at 9:58
É o melhor que faz, e juntar-se também à equipa de WEC da Jaguar. Foi muito mal tratado pela Porsche, agora era para estar na Cadillac Jota.
F1 FOR FUN
13 Julho, 2025 at 10:00
Confundi Aston Martin com Jaguar…