Félix da Costa e DS Techeetah a bater recordes na Fórmula E

Por a 15 Agosto 2020 17:07

Após conquistar os campeonatos de Pilotos e de Equipas na passada temporada, a DS Automobiles manteve ambos os títulos em 2019-2020 graças António Félix da Costa e a Jean-Éric Vergne. O português assegurou o título e o francês ficou a dois pontos do vice-campeonato. Estas foram vitórias conquistadas perante o maior conjunto de construtores jamais visto num campeonato FIA.

A DS Automobiles, o primeiro construtor automóvel Premium a envolver-se no Campeonato de Fórmula E, tem vindo a bater recorde após recorde desde que a modalidade 100% elétrica foi aberta aos construtores. Tendo já vencido os campeonatos em 2018-2019 com a DS Techeetah e Jean-Éric Vergne, a marca manteve os dois títulos esta temporada com a DS Techeetah e António Félix da Costa. Pela primeira vez, estes títulos foram conquistados antes da última ronda do calendário.

A DS Automobiles detém agora o recorde de maior número de títulos consecutivos (2 de Equipas e 2 de Pilotos), o maior número de pole-positions (13) e o maior número de duas primeiras posições na grelha para uma única equipa (2 com a DS Techeetah). A DS Automobiles é também é o único construtor com vitórias em E-Prix todos os anos desde 2016.

No final da temporada 2019-2020, com quatro vitórias e nove pódios, cinco pole-positions e três voltas mais rápidas em onze E-Prix, os DS E-Tense FE20 derrotaram o Nissan IM02, o Mercedes-Benz EQ Silver Arrow 01, o Audi e-tron FE06, o BMW i.FE20, o Jaguar I-Type IV, o Porsche 99X Electric, o Mahindra M6Electro, o Penske EV-4 e o NIO FE-005. Nunca uma equipa (+77 pontos) e um piloto (+71 pontos) terminaram a temporada com tanta vantagem na liderança na competição.

Tornando-se campeão um ano após o título conquistado por Jean-Éric Vergne, António Félix da Costa também marcou diversos recordes, com três pole-positions consecutivas e três vitórias consecutivas numa única temporada, e o primeiro hat-trick (pole position, vitória e volta mais rápida) em Berlim.

Desde 2015 que a DS Automobiles corre na Fórmula E no desenvolvimento de modelos eletrificados. A sua seleção de tecnologias para motores elétricos, baterias e monitores de energia, bem como o seu sistema de gestão de software, foram integralmente extraídos da sua experiência em competição.

A aplicação de tecnologias elétricas em veículos de estrada gera eficiências significativas, transformando o luxo topo de gama em elevado desempenho.

Em 2025, todos os novos modelos da marca serão exclusivamente eletrificados.

Para Béatrice Foucher, CEO da DS Automobiles: “O envolvimento da DS Automobiles na Formula E tem sido um enorme sucesso. Em 2015, o objetivo foi acelerar o desenvolvimento dos nossos modelos eletrificados. Desde o ano passado que a nossa gama conta com versões 100% elétricas ou híbridas plug-in. Estes títulos, conquistados perante uma forte concorrência alemã – entre outros – vão reforçar o nosso estatuto e contribuir para conquistarmos mais quota de mercado. Só tenho a elogiar o excecional desempenho apresentado por esta equipa de campeões, que representam o nosso know-how tecnológico e estratégico. Parabéns à DS Techeetah pela conquista destes dois títulos FIA, e à DS Performance for ter concebido o melhor carro de competição 100% elétrico.” Na próxima temporada, a DS Techeetah volta a apostar em António Félix da Costa e Jean-Éric Vergne para defender os seus títulos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
p0pas
p0pas
3 anos atrás

Este artigo, nao sei se saido do departamento de marketing da DS, tem várias falhas. Assim à primeira vista a DS nao é o unico construtor com vitorias em todos os anos, pois a Audi conseguiu sempre ganhar pelo menos uma corrida, embora na ultima epoca so atraves da Virgin. O recorde de 3 vitorias consecutivas tb já tinha sido conseguido pelo Buemi, e pole, vitoria e volta mais rapida, tb foi conseguido pelo menos uma vez pelo Daniel Abt justamente em Berlin,

becojps12
becojps12
Reply to  p0pas
3 anos atrás

Acho que em relação às três vitórias consecutivas do AFC, o recorde contabiliza o facto de terem sido todas de pole-position. Tem razão ao dizer que não foi o primeiro a fazer um “hat-trick”, mas foi o primeiro (e para já único) a fazer um “poker”: mais rápido na fase de grupos, pole-position, vitória e volta mais rápida (e liderou do inicio ao fim, embora não conte para isto). 30 pontos numa ronda.

p0pas
p0pas
Reply to  becojps12
3 anos atrás

Buemi tb já tinha conseguido esse “poker”, Beijing 2015. Acho que a epoca do AFC foi estrondosa, notável e dominadora, mas nao pode apagar os feitos já conseguidos por outros no passado.

forcemoi
forcemoi
3 anos atrás

Suponho que a única equipa, enquanto equipa, a ter ganho em todos os anos de Formula E foi a Virgin Racing.

forcemoi
forcemoi
Reply to  forcemoi
3 anos atrás

a ter ganho corridas, claro.

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado