Fórmula 2: Jak Crawford vence no Mónaco após duas bandeiras vermelhas

Por a 26 Maio 2025 08:05

Jak Crawford garantiu a sua segunda vitória da temporada de forma dramática nas ruas de Monte Carlo pela DAMS Lucas Oil.

O piloto norte-americano fez a sua paragem obrigatória pouco antes de um Safety Car no final da corrida para ultrapassar os três primeiros e assumir a liderança da corrida antes que uma segunda Bandeira Vermelha terminasse uma corrida já encurtada mais cedo.

Leonardo Fornaroli terminou em segundo pela Invicta Racing depois de perder a liderança no final, enquanto Sebastián Montoya ficou em terceiro pela PREMA Racing após uma penalização tardia para Arvid Lindblad.

O pole sitter Alexander Dunne teve um arranque lento, e Victor Martins conseguiu chegar ao lado do carro da Rodin Motorsport na Curva 1. A dupla fez contacto que deixou ambos no muro em Sainte Devote e resultou em vários pilotos atrás a serem apanhados no incidente, trazendo as bandeiras vermelhas.

Dunne e Martins, Richard Verschoor, Gabriele Minì, Ritomo Miyata, Josep María Martí, Max Esterson estiveram todos envolvidos no incidente e ficaram fora da corrida. Com os carros removidos, a ordem de partida foi declarada como a ordem original da grelha, ajustada com a remoção dos carros envolvidos no incidente.

Fornaroli liderou o pelotão no reinício lançado à frente dos restantes 14 carros, com a corrida a decorrer por tempo em vez das 42 voltas originalmente programadas.

Joshua Duerksen estava a tentar uma ultrapassagem sobre Kush Maini pelo sexto lugar na primeira volta da corrida, mas o contacto em Rascasse deixou o piloto da AIX Racing fora da corrida. Isso originou o Safety Car Virtual enquanto os comissários o empurravam para trás das barreiras. VSC terminado, Fornaroli liderou de Montoya e Lindblad, enquanto os três primeiros escaparam na frente de Crawford, que estava em quarto lugar.

Oliver Goethe foi o primeiro a fazer uma paragem obrigatória do sétimo lugar, mudando para os pneus macios com 23 minutos restantes da corrida. Dino Beganovic, John Bennett e Sami Meguetounif responderam uma volta depois, juntando-se atrás do piloto da MP Motorsport.

Fornaroli tinha Montoya na sua asa traseira e com DRS no líder da corrida, mas o piloto da PREMA Racing não conseguiu encontrar uma brecha para P1. Depois de tocar no muro em Sainte Devote mais cedo na corrida, Beganovic foi contra as barreiras na Casino Square, originando o Safety Car Virtual mais uma vez. Isso impediu que alguém ainda sem parar fizesse a sua paragem obrigatória imediatamente.

Foi então atualizado para um Safety Car, mas o timing da mudança significou que Crawford conseguiu entrar na pitlane imediatamente depois que os três primeiros passaram a entrada das boxes antes da implementação.

O resto dos pilotos ainda sem parar também se juntaram ao piloto da DAMS Lucas Oil na pitlane para as suas paragens.

Tendo apanhado o Safety Car, os três primeiros então fizeram as suas paragens com 10 minutos restantes. Lindblad saltou Montoya com uma paragem nas boxes mais rápida da Campos, enquanto Fornaroli emergiu à frente do trio mais uma vez, mas Crawford tinha feito o suficiente para assumir a liderança.

A bandeira vermelha foi então agitada mais uma vez com as barreiras a precisar de reparação. Isso significou que Crawford conquistou a sua segunda vitória de 2025 à frente de Fornaroli. Lindblad tinha cruzado a linha em terceiro, mas o piloto da Campos recebeu uma penalização de tempo de cinco segundos por excesso de velocidade na pitlane, promovendo Montoya ao pódio. Browning foi quarto à frente de Lindblad, que caiu para quinto. Kush Maini foi P6 à frente de Roman Stanek, Amaury Cordeel, Rafael Villagómez, e Goethe no top 10. Com a corrida a decorrer numa duração encurtada, foram atribuídos menos pontos nas contas do campeonato.

FOTO Formula 2

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

2 comentários

  1. Pity

    26 Maio, 2025 at 9:40

    Quem é o director de corrida da F2? Que bagunça! Mini deveria ter sido autorizado a largar, tinha o carro intacto. Foi tão confuso, que não me apercebi se o Cordeel e o Megatounif estavam ou não na mesma situação do Mini, mas pelo que disseram os comentadores, houve dualidade de critérios.
    Qual vai ser a penalização do Dune? Que estúpido, tinha a posição perdida, mas com um bom pit stop poderia recuperar o comando, assim tramou a corrida a uma série de pilotos, não só a dele e do Martins. Merece uma penalização bem forte. Se eu mandasse, levava uma corrida de suspensão. As fórmulas de promoção servem para aprenderem, pelo que erros destes deveriam ser bem penalizados.
    E não, Martins não estava ao lado de Dune, estava já à frente.

    • JoaoLima

      26 Maio, 2025 at 14:43

      Concordo em absoluto que o merecido era um fim-de-semana de exclusão para o Dunne. Aliás, já merecia penalização pelo que fez na qualificação e, surpreendentemente não o foi, após ter atirado um piloto contra os rails. Também na corrida sprint não foi correcto na defesa de posição. No entanto, apenas levou 10 lugares na grelha na próxima corrida. Como é uma sprint, que dá poucos pontos, não é muito penalizador. Igualmente não entendi a situação do Miní e Miyata que tinham os carros bons para largarem mas com o motor parado. Compreendia se não tivessem actuado ao contrário com o Meguetonif e Cordeel.

Deixe aqui o seu comentário

últimas Formula 2
últimas Autosport
f2
últimas Automais
f2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado