ELMS em Portimão, Pedro Perino: “potencial para mais nesta prova e no campeonato”

Por a 19 Outubro 2025 21:08

Pedro Perino, de apenas 20 anos, concluiu a sua primeira temporada na categoria LMP2 da European Le Mans Series no Autódromo Internacional do Algarve — precisamente no circuito onde já alcançara dois pódios em LMP3.

A última prova do ano teve contornos amargos, com o jovem piloto português a ser obrigado a abandonar por problemas de caixa de velocidades no Oreca da Inter Europol, quando se destacava como o mais rápido em pista.

A época de estreia foi marcada pela determinação. Pedro Perino integrou a equipa do italiano Luca Ghiotto e do francês Jean-Baptiste Simmenauer, e a ronda portuguesa — a sexta da temporada — simbolizou as dificuldades sentidas pelo trio da Inter Europol. Apesar de ter qualificado o carro a apenas três décimos da pole-position, a corrida começou com contrariedades, fruto de um Safety Car logo na fase inicial que penalizou Luca Ghiotto, relegando a equipa para o fundo do pelotão. Jean-Baptiste Simmenauer não conseguiu recuperar posições, tarefa disputada por Perino no último turno de condução.

Com ritmo forte e decidido, Pedro Perino impôs-se como o piloto mais rápido em pista durante o seu turno, recuperando lugares até ao momento em que se registou a avaria na caixa de velocidades, ditando o abandono da equipa portuguesa em Portimão.

Em declarações após a corrida, Perino lamentou a falta de fortuna, mas exaltou a evolução demonstrada:

“Queríamos terminar a época em alta, para agradecer todo o apoio sentido em Portimão, mas infelizmente tivemos muito azar. O facto de realizar as voltas mais rápidas no meu turno prova que tínhamos potencial para mais nesta prova e durante o campeonato. Foi um ano de aprendizagens, onde mostramos a nossa rapidez sempre que o carro esteve em condições mínimas, num campeonato muito difícil e exigente. Queria muito mais, mas as corridas a este nível são mesmo assim.”

No rescaldo da temporada, a Inter Europol confirmou problemas no chassis do Oreca número 34, fator que contribuiu para as dificuldades da equipa em estar regularmente nos lugares da frente. Pedro Perino encerra assim um ano de estreia entre os melhores, mostrando capacidade de evolução e deixando indicações positivas para 2026.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas ELMS
últimas Autosport
elms
últimas Automais
elms
Ativar notificações? Sim Não, obrigado