Como o automobilismo venceu o autismo

Por a 5 Outubro 2017 13:08

O automobilismo é, para a maioria dos pilotos amadores, uma forma de escape para o stress quotidiano. Mas para o francês Jordan Perroy, de 25 anos, foi muito mais do que isso; foi uma terapêutica para o autismo que o afetou desde os seus tempos de criança. “Tinha problemas de compreensão, e ligação à realidade, de maturidade”, explica o piloto, que atualmente compete na categoria LMP3 do European Le Mans Series e em algumas provas do campeonato Endurance VdeV, depois de ter passado pela Fórmula 3 francesa.

Muito novo Jordan Perroy experimentou o karting, “e percebeu-se logo que essa era uma boa forma de aumentar os seus níveis de concentração”, lembra o seu pai, Bernard Perroy. O próprio piloto relata: “Quando experimentei percebi logo que este era o meu muto. Conseguia concentrar-me, estar atento ao que me diziam. E depois os médicos perceberam que o automobilismo podia ser uma forma de terapêutica para a minha doença. Tornei-me mais maduro com a prática do desporto. Adoro isto. Acho que nasci para correr”.

Bernard Perroy, um antigo piloto de Fórmula 3, que no seu tempo – final da década de 1970 – foi um grande adversário de Alain Prost, e considera-se responsável por ter transmitido o ‘bichinho’ ao filho. No fundo, sem saber, conseguiu encontrar ‘a luz ao fundo do túnel’ para o autismo de Jordan. Melhor do que ninguém Bernard conta que quando seu filho tinha 10 anos e o colocou num kart “percebeu-se desde logo que tinha um certo talento”. E explica: “Como qualquer pessoa autista, ele desenvolveu qualidades muito aguçadas num domínio preciso”. E o de Jordan Perroy acabou por ser encontrado no automobilismo, permitindo-lhe mais tarde competir em monolugares antes de encontrar ‘refúgio’ nas corridas de endurance.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
ze-do-pipo
ze-do-pipo
6 anos atrás

“Quando experimentei percebi logo que este era o meu muto.” Caro NBC diga-me lá o significado de “muto”?? Para eu aprender e informar os diversos dicionários de português onde procurei em vão o seu significado. Fico contente por esta reportagem, e bem haja ao Jordan Perroy, creio que terá Sindrome de Asperger, que pertence ao foro do autismo, mas não tem as carateristicas tão nefastas do autismo (profundo). Diria que são pessoas extraordinárias como seres humanos, “disparam” pormenores que passam despercebidos aos outros; muito inteligentes nos assuntos que apreciam; obcecados por temas que gostam; completamente desligados do que não gostam;… Ler mais »

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado