Novos DTM “2 a 3 segundos mais rápidos”

Por a 2 Janeiro 2019 18:04

De acordo com declarações de Mike Rockenfeller, os novos automóveis DTM (Classe 1) serão “dois a três segundos” mais rápidos nesta temporada de 2019. Os motores dos novos carros, somente Audi e BMW este novo ano (a Mercedes saiu), tiveram um aumento de potência de cerca de 100 cv nos seus novos motores de quatro cilindros de dois litros turbo. A nova aerodinâmica também ajuda a melhorar a performance, e respondendo a uma questão, Rockenfeller referiu que os carros de 2019 “Dependendo da pista, serão dois ou três segundos mais rápidos. Chegamos mais rápidos às curvas, as travagens passam a ser mais longas, andamos mais rápido em reta, provavelmente em alguns circuitos, pela primeira vez mais de 300 km/h”, disse Rockenfeller. Recorde-se que o DTM passa dos V8 aspirados para motores de 4 cilindros turbo.

O que há de novo no DTM 2019?

“Há muitas inovações para 2019. Certamente, a maior diferença é o turbo de quatro cilindros, que tem claramente uma potência mais elevada. Ao mesmo tempo, o nosso novo carro tem uma aerodinâmica mais eficiente. Isso torna-nos muito mais rápidos nas retas. Em suma, é a maior mudança que já vi no DTM. Estar envolvido nisto é muito emocionante. Há doze anos que conduzo com motores de oito cilindros aspirados e estou ansioso por algo novo. Além disso, mais potência é sempre mais divertido.

Esta é o início da nova era no DTM 2019…

Todos na equipa estão altamente motivados. O novo carro é como o nosso novo bebé. Todos estão felizes, apesar de ainda termos muito trabalho pela frente. Trata-se de fiabilidade, dirigibilidade e desempenho. O novo motor porta-se de forma diferente do antigo V8, cujas características nós conhecíamos a fundo. Temos apenas alguns testes no DTM e precisamos fazer o melhor uso possível deles.

Como funciona o motor turbo em comparação com o anterior motor V8?

O motor aspirado fornecia a sua potência de uma forma muito mais linear e com os seus restritores ficou limitado a cerca de 500 cv de potência. O turbo tem menos capacidade cúbica, menos quatro cilindros e características totalmente diferentes. Temos cerca de 100 cv de potência a mais. Obviamente, sente-se. O motor tem mais força. Sente-se a aceleração mesmo em quarta, quinta e sexta velocidade, é incrível. Temos muita potência assim que o turbo entra em funcionamento. Os pneus são os mesmos, mas agora 100 cv adicionais, isso coloca mais pressão nas borrachas, a carga é muito maior nos pneus traseiros.

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