DTM muda regras e vai ter recomeços de corrida ao estilo NASCAR

Por a 2 Maio 2017 16:25

O DTM – cuja temporada vai arrancar no próximo fim de semana em Hockenheim – vai sofrer algumas alterações regulamentares em 2017 que visam apimentar o espetáculo. E entre as novidades contam-se recomeços de corrida ao estilo da NASCAR.

Com Gerhard Berger à frente dos destinos do Masters Alemão de Carros de Turismo havia a promessa de tudo fazer para que a competição continuasse a agradar aos fãs e alcançasse ainda mais adeptos. Agora o novo responsável pela ITR passa à prática algumas das suas ideias. “No DTM queremos colocar o desporto no centro das atenções. O DTM é um palco com pilotos extraordinários e os fãs querem ter a experiência das suas performances nas corridas”, afirma o austríaco.

A primeira mudança a que se vai assistir em 2017 é o facto dos três primeiros classificados na qualificação marcarem pontos, com três pontos a irem para o autor da ‘pole-position’, dois para o segundo e um para o terceiro. A intenção é enfatizar o piloto e a performance da equipa durante a sessão cronometrada que dita a grelha de partida para a corrida.

Haverá também uma limitação às comunicações via rádio, que durante a corrida passam a ser proibidas, exceto quando os carros estiverem na ‘pit-lane’, quando houver uma situação de bandeiras amarelas ou quando o ‘safety-car’ for para a pista, de modo a que a equipa possa dar indicações de segurança ao piloto. Em todas as outras situações as equipas deverão comunicar apenas pelos painéis no muro das boxes.

O procedimento de corrida depois de uma situação de ‘safety car’ também foi mudado. A partir desta época os carros vão recomeçar a prova ao estilo da NASCAR, com os carros alinhados em formação de dupla fila, de modo a favorecer duelos quando a corrida volta a bandeiras verdes. Também as regras de DRS foram alteradas, com a ativação do sistema a ser agora limitada a 12 voltas durante a corrida, com um número máximo de três vezes por volta. A distância de ativação será de um segundo ou menos para o carro da frente.

Já o sistema de peso por performance irá continuar a funcionar como nas duas épocas anteriores, com os três modelos da BMW, Mercedes e Audi a iniciarem o ano com um peso base de 1125 kg. As alterações serão feitas com um incremento de 2,5 kg até a um máximo de 15 kg, e até 30 kg retirados do peso base no caso de falta de performance.

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1 Comentário
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Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

O Berger não brinca em serviço. Deviam era ter removido o DRS completamente, grande porcaria.

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