DTM: De um Mercedes-AMG nascerá um Aston Martin?

Por a 7 Setembro 2018 13:50

A Mercedes vai dizer adeus ao DTM no final da temporada de 2018. Será que é a Aston Martin a substituí-la?

Ironicamente, se todas as estrelas se alinharem a salvação do DTM também passa por Affalterbach, numa extensa e não menos espetacular teia de ligações. Gerhard Berger terá convencido o amigo e ex-patrão Dietrich Matteschitz, o proprietário da Red Bull, e o seu influente conselheiro desportivo, Dr. Helmut Marko, a trazerem de volta para o campeonato a marca de bebidas energéticas. A Red Bull traz por arrasto a Aston Martin, o tal terceiro construtor necessário à manutenção da Audi e da BMW no campeonato.

A Red Bull e a Aston Martin têm uma parceria na Fórmula 1, onde o construtor inglês é patrocinador da equipa Red Bull, mas também deram as mãos no projeto do supercarro Valkyrie (AM-RB 001), que saiu da lapiseira de Adrian Newey e do qual a Red Bull Technologies recebe royalties das vendas. Mas a urdidura é ainda mais complexa.

Para colocar os carros em pista é preciso uma equipa e essa equipa será a R-Motorsport que é, nada mais, nada menos que o braço desportivo da empresa AF Racing, o terceiro parceiro da Aston Martin Lagonda Limited e da Red Bull Technologies na construção do supercarro Valkyrie. Propriedade de dois cirurgiões suíços, a R-Motorsport compete este ano no Blancpain GT Endurance Cup, sendo que os seus dois Aston Martin Vantage GT3 são assistidos tecnicamente pela Jota Sport e pela Arden Motorsport. Esta última é propriedade de Garry Horner, o pai de Christian Horner, o diretor desportivo da Red Bull Racing, e muito provavelmente ficará com a parte operacional.

Com um chassis desenhado pronto a usar e staff disponível para trabalhar num projeto em que ficará a lucrar, Toto Wolff terá concordado em coadjuvar em todo este plano. Na última semana de julho, a AF Racing e a HWA acordaram em avançar numa joint-venture – “uma parceria de inovação estratégica para projetos de desenvolvimento no automobilismo e no setor automóvel em geral” – materializada com a constituição de uma empresa para o efeito. Norbert Haug, o ex-jornalista que foi vice-presidente da Mercedes Benz Motorsport, foi uma presença visível nas boxes da R-Motorsport nas 24 Horas de Spa, enquanto Wolfgang Schattling, outro ex-quadro da Mercedes Benz Motorsport, já está ao serviço dos suíços como responsável pela imprensa.

A Aston Martin e a Mercedes-AMG iniciaram o ano passado uma estreita colaboração, com os germânicos a fornecerem motorizações aos ingleses para os seus veículos de estrada, mas também para os de competição, como é o caso do novo GT3. Com a introdução da “Class 1” em 2019 no DTM, os motores V8 da HWA ficam inutilizáveis para este efeito. A solução para este obstáculo poderá passar por um outro parceiro estratégico da Red Bull, neste caso, a Honda. O construtor nipónico vai equipar os Aston Martin Red Bull Racing no mundial de Fórmula 1 a partir do próximo ano e tem disponível um motor de 4 cilindros e 2 litros que usa no campeonato Super GT. Também existirá em cima da mesa, caso a Honda decline fornecer as suas unidades motoras, só disponíveis às suas equipas no Japão, a possibilidade da HWA produzir um motor para o projeto.

Pilotos da esfera da Red Bull, como Sébastien Buemi ou Brendon Hartley, podem ser colocados ao serviço desta compilação de interesses, assim como pilotos da Aston Martin Racing, como Nicki Thiim ou Maxime Martin, têm sido apontados como potenciais pilotos para um quarteto de carros. Contudo, a HWA poderá ter uma palavra a dizer e deverá pelo menos colocar um dos seus ex-DTM ao serviço desta iniciativa.

Na última prova do DTM, em Zandvoort, Gerhard Berger disse aos jornalistas que uma solução para salvar o DTM tinha que estar encontrada em oito semanas. Pois bem, tique-taque, o tempo urge…

Sérgio Fonseca

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DTM
últimas Autosport
dtm
últimas Automais
dtm
Ativar notificações? Sim Não, obrigado