CPV /IS: Francisco Mora e Mathieu Martins foram os mais rápidos nas qualificações
As qualificações do Supercars Endurance em Jerez de la Frontera confirmaram a intensidade competitiva que caracteriza esta fase final da temporada. Com tempos separados por milésimos e várias categorias ainda por decidir, os principais candidatos aos títulos no Iberian Supercars, Campeonato de Portugal de Velocidade e Supercars España responderam à altura. O grande destaque do dia foi o novo recorde absoluto GT4, assinado por Francisco Mora (Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal) em 1m49,469s, superando em quase dois segundos a marca anterior de Jan Durán.

GT4 Pro – Martins e Mora em destaque
Na Qualificação 1, Mathieu Martins (Aston Martin Vantage AMR GT4, Racar Motorsport) impôs o ritmo entre os GT4 Pro, garantindo a pole-position com 1m49,952s. O luso-francês, que luta diretamente pelo título espanhol, bateu César Machado (Toyota GR Supra GT4 EVO, Speedy Motorsport) por apenas 82 milésimos, com Francisco Abreu (Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal) a completar o top-3 da categoria.
Na Qualificação 2, Francisco Mora respondeu de forma categórica, conquistando a pole-position e o novo recorde do circuito com 1m49,469s. Adrián Ferrer (Speedy Motorsport) terminou em terceiro absoluto e reforçou as aspirações da equipa à luta pelo título. Henrique Ventura Oliveira (Racar Motorsport) foi quarto, mantendo viva a disputa pelo cetro entre Racar, Speedy e Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal.
GT4 Pro-Bronze – Monteiro e Cautela em grande forma
A dupla José Cautela / Lourenço Monteiro (McLaren Artura GT4, McLaren Barcelona – SMC Motorsport) destacou-se nas duas sessões, garantindo o melhor tempo da categoria na primeira qualificação e terminando segunda na geral na Q2, com Lourenço Monteiro a confirmar o estatuto de referência entre os GT4 Pro-Bronze.
A dupla mostrou-se particularmente eficaz no traçado andaluz, consolidando-se como uma das principais forças nesta divisão.
GT4 Bronze – Lobera e De Andrés dominam
Nos GT4 Bronze, a McLaren Barcelona – SMC Motorsport voltou a brilhar. Gonzalo de Andrés foi o mais rápido na Qualificação 1, enquanto Álvaro Lobera replicou o feito na Qualificação 2, evidenciando o bom desempenho dos McLaren Artura GT4 e o crescimento competitivo da equipa espanhola nesta fase final do campeonato.
GT4 Am – Gianfranco Motorsport impõe-se
A categoria GT4 Am foi palco de uma disputa intensa entre Aston Martin e BMW. Na Qualificação 1, Rúben Vaquinhas (Aston Martin Vantage AMR GT4, Gianfranco Motorsport) bateu Javier Macías (BMW M4 GT4 EVO, Promotion Motorsport) por apenas 0,088s. Na Qualificação 2, Pedro Bastos Rezende, também da Gianfranco Motorsport, manteve o domínio do Aston Martin, superando Smörg (BMW M4 GT4 EVO, Promotion Motorsport) e garantindo nova pole para a formação portuguesa.

GTC e Turismos – André Fernandes e Himar Acosta brilham nas “Cup” e “GTX”
Na primeira qualificação, o estreante Himar Acosta (Ligier JS2 R, Chefo Sport Petrogold) surpreendeu ao garantir a pole-position absoluta e a vitória na GTX, com André Fernandes (Porsche 911 Cup, AF & V Motorsport) a apenas 193 milésimos, sendo o mais rápido entre os Cup. Rui Miritta (Monteiros Competições) completou o pódio geral.
Na Qualificação 2, André Fernandes devolveu o ataque e conquistou a pole geral com 1m51,506s, repetindo a liderança na Cup, seguido de Gabriel Caçoilo (Ligier JS2 R), o melhor entre os GTX. Os Ginetta G55 de Thomas Roche e Gracie Mitchell (Tockwith Motorsport) fecharam o top-5.
Entre os jovens da FPAK Junior Team, Diogo Castro / João Faria foram os mais rápidos, seguidos de Tomás Martins / Tomás Gomes e Martim Romão / Rodrigo Vilaça, num grupo equilibrado e promissor.
Com quatro corridas decisivas marcadas para domingo, o Circuito de Jerez-Ángel Nieto será palco da decisão dos títulos do Supercars España e das posições-chave nos campeonatos ibéricos.
As provas dos GT4 terão lugar às 10h15 e 14h40, enquanto as de GTC/Turismos estão agendadas para as 9h05 e 13h30. Todas terão 50 minutos de duração e poderão ser acompanhadas em direto na DAZN Portugal, DAZN Espanha e no YouTube da Race Ready.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






