Campeonato de Portugal Clássicos, Clássicos 1300: Bom regresso

Por a 19 Julho 2020 23:12

A Velocidade Nacional em geral, os Clássicos em particular, regressaram à atividade no Algarve, numa fim de semana muito positivo, com boas corridas e em que a ANPAC viu premiado o seu esforço no trabalho para o retorno das competições

Havia alguma, natural, preocupação por parte da ANPAC quanto às questões sanitárias exigidas pela Direção Geral de Saúde (DGS), mas ao contrário do que sucedeu anteriormente no mesmo local, desta feita não houve notícia de problemas a esse nível, pois houve uma bem maior preocupação de todos os intervenientes que tudo corresse a contento. Houve bom senso, responsabilidade e cumprimento de regras básicas pelo que foi dado um bom exemplo para o futuro.

Em termos desportivos, registe-se a boa listas de inscritos que redundaram em duas boas corridas, pelo menos até ao momento em que as coisas ficaram praticamente todas bem definidas em pista. Logo na primeira sessão de treinos livres do Clássicos, ficou-se a perceber que perceber que algumas máquinas ainda não se tinham recomposto na perfeição do ‘confinamento’ pelo que a sessão foi dominada por Rui Costa (Ford Escort RS 1600) na frente de Rui Azevedo (Ford Escort RS 1600) e de Joaquim Jorge (Ford Escort RS 1600). Muitos problemas para João Macedo Silva (Porsche 911 RSR) e para Carlos Vieira (Ford Escort RS 1600), que por essa razão não conseguiram cumprir uma única volta lançada. José Fafiães (Datsun 1200) foi o mais veloz entre os Clássicos 1300, seguido de Carlos Cruz e Pedro Barbosa, ambos em Datusn 1200.

Resolvidos os problemas no Ford Escort RS1600, Carlos Vieira dominou a sessão de qualificação dos Clássicos, rubricando a pole position para a primeira corrida, com o tempo de 2m01,328s. Um registo excelente que não foi acompanhado por Rui Azevedo (Ford Escort RS 1600), que se superiorizou a João Macedo Silva, ainda a contas com problemas no seu Porsche 911 RSR, Rui Costa (Ford Escort RS 1600) e Joaquim Jorge (Ford Escort RS 1600). José Fafiães (Datsun 1200) foi o mais rápido nos Clássicos 1300, seguido de Carlos Cruz e Carlos Barbosa, ambos em Datsun 1200.

Na primeira corrida, os primeiros problemas, quando o motor do Ford Escort RS1600 de Rui Azevedo ‘decidiu’ deitar fora todo o óleo na travagem para a curva 5, criando uma armadilha onde Rui Costa (Ford Escort RS 1600) escorregou para fora da corrida através de um vistoso pião que não teve consequências mais graves que um ligeiro toque nas barreiras de proteção.

Saiu o Escort, entrou o ‘Safety Car’ e só voltou a acontecer competição nos últimos minutos, onde já não participou Carlos Vieira. O piloto campeão nacional de velocidade e de ralis voltou a não ser feliz e depois de arrancar da pole position viu o seu Escort fazer ‘birra’ e abandoná-lo no meio do carrossel algarvio com uma manga de eixo partida.

Com tudo isto, João Macedo Silva (Porsche 911 RSR) ficou na frente e terá rubricado uma das vitórias mais fáceis da sua carreia, mesmo que tenha sido salvo pelo Safety Car. Conforme o piloto confidenciou, o motor ‘boxer’ aqueceu, perdeu óleo e mais algumas voltas, teria partido. No segundo lugar ficou Joaquim Jorge (Ford Escort RS 1600) fechando o pódio, António Soares (Ford Escort RS). José Fafiães (Datsun 1200) ganhou entre os Clássicos 1300.

Nas diversas classes, António Soares (Ford Escort RS) ganhou o grupo 5, no H4 ficou Rui Azevedo (Ford Escort RS 1600) na frente, enquanto que João Vieira (Porsche 914-6 GT) e Carlos Barbot (Lotus Elan 26R) levaram de vencida, respetivamente, a H71 e H71-1600. Nos H75, a vitória sorriu a João Macedo Silva (Porsche 911 RSR).

A segunda corrida dos Clássicos e Clássicos 1300 foi das mais bem disputadas do segundo dia do Super Racing Weekend Portimão. Receita para isso? Junte-se dois Ford Escort RS 1600 superiormente preparados e um Porsche 911 RSR que, ainda que ferido, cheio de pujança, oferece-se aos pilotos um palco como o Autódromo Internacional do Algarve e o prato está servido!

Carlos Vieira (Ford Escort RS 1600) saiu de 12º lugar da grelha e na primeira volta já estava nos escapes do Porsche 911 RSR de João Macedo Silva. O piloto do Porsche – que mudou o motor do 911, mas não mudou de problema antes o agravando – rapidamente retirou-se da peleja e deixou a luta para Vieira e Jorge. O primeiro conheceu alguns problemas com o carro e o segundo aproveitou para esboçar um ataque à liderança.

Mas apesar das dificuldades com o carro, Carlos Vieira cerrou os dentes e acabou por passar por Joaquim Jorge e consolidar a liderança, terminando esta segunda prova dos Clássicos na frente com uma alargada vantagem para o seu oponente. Macedo Silva fechou o pódio, enquanto que nos Clássicos 1300, José Fafiães (Datsun 1200) foi o vencedor.

Nas diversas classes, Carlos Vieira (Ford Escort RS) ganhou o grupo 5, enquanto que João Vieira (Porsche 914-6 GT) e Carlos Barbot (Lotus Elan 26R) levaram de vencida, respetivamente, a H71 e H71-1600. Nos H75, a vitória foi para Joaquim Jorge (Ford Escort RS) e no H81 foi Jorge Cruz (BMW 323i) quem levou a melhor.

Corrida 1

Pos. Nome Carro Cat. Tempo/Dif.

1 João Macedo Silva Porsche 911 RSR H75 10 voltas

2 Joaquim Jorge Ford Escort RS 1600 H75 2.352

3 António Soares Ford Escort MK1 GR5 7.647

4 Carlos Barbot Lotus Elan 26R H71-T1600 15.961

5 João Cruz Ford Escort RS 1600 GR5 19.211

Corrida 2

Pos. Nome Carro Cat. Tempo/Dif.

1 Carlos Vieira Ford Escort RS 1600 GR5 13 Voltas

2 Joaquim Jorge Ford Escort RS 1600 H75 14.035

3 João Macedo Silva Porsche 911 RSR H75 25.828

4 Carlos Barbot Lotus Elan 26R H71-T1600 1:20.299

5 João Cruz Ford Escort RS 1600 GR5 1:41.550

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