Q&A com André Lavadinho: “O que mais me marcou em Braga foi chegar ao final da reta da meta a mais de 200km/h…”

Por a 26 Setembro 2017 08:30

André, sabemos que és fascinado pelo desporto motorizado desde muito pequeno, principalmente pelos ralis. Quando é que sentiste esta vontade de, um dia, ser piloto?

André Lavadinho: Foi aos quatro anos, mal me sentei num kart. Nesse momento senti que queria estar ligar ao desporto motorizado para o resto da vida, de uma forma ou de outra. E acredito mesmo que o sonho comanda a vida. A prova disso é que estou prestes a concretizar mais um!

Como é que surgiu esta ideia de ser companheiro do João Sousa na prova de Portimão do TCR, integrado no fim de semana da European Le Mans Series?

AL: Já tinha a ideia de correr há muitos anos mas nunca tive essa oportunidade. Recentemente, o Team Manager da equipa, Valter Cardoso, meteu-me o ‘bichinho’ durante uma corrida do TCR em Braga. Depois da prova falei logo com o João e foi assim que a oportunidade surgiu. Estamos a organizar tudo da melhor forma para que a estreia corra bem.

Podes descrever como foi o primeiro dia de testes com a equipa e o carro?

AL: Foi mais um sonho realizado. Tentei mentalizar-me que era apenas a primeira experiência, para não criar demasiadas expectativas e ficar nervoso. Mal entrei no carro pensei que estava num simulador pois jogo quase todos os dias em minha casa ou na G’s Competizione.

O profissionalismo da equipa também ajudou a manter-me calmo, sem nenhuma pressão visto que, apesar de tudo, foram as minhas primeiras voltas num verdadeiro carro de competição. Obrigado também ao João pelas dicas antes e durante o teste. Vai ajudar imenso ter um piloto experiente como ele ao meu lado!

O que te marcou mais na primeira experiência com o SEAT?

AL: Este carro sempre foi especial para mim. Tive oportunidade de fotografar a SuperCopa Leon durante muitos anos e haviam grandes momentos de corrida de que ainda hoje me lembro. O que mais me marcou em Braga foi chegar ao final da reta da meta a mais de 200km/h e reduzir para 3a e pisar o famoso limitador da primeira direita. Uma sensação única para quem sempre a viu e fotografou do lado de fora! O poder de travagem, a estabilidade e a potência do SEAT são fantásticos, tal como a sensação de segurança no habitáculo. Um dos maiores desafios será certamente a gestão dos pneus durante as corridas.

Portimão é uma das pistas mais espetaculares da Europa mas também uma das mais exigentes. Como encaras este desafio?

AL: Lembro-me que estive presente na primeira corrida que fizeram neste circuito, por isso é uma pista especial para mim. O traçado é realmente fantástico, quase como uma Montanha Russa, com desníveis e curvas cegas. De uma forma geral é, de facto, muito exigente. Gosto de desafios, caso contrário a vida não tinha piada! Espero sobretudo divertir-me e aprender muito nesta prova, até porque vou correr sem qualquer tipo de pressão. Obrigado mais uma vez a toda a equipa e aos patrocinadores que me proporcionaram esta experiência.

Q&A com João Sousa

João, como decorreu o primeiro teste em Braga e o que te pareceu o comportamento do André?

João Sousa: O teste não podia ter corrido melhor. O André cumpriu todos os objetivos para o dia e com nota máxima! Desde a forma como abordou a pista e o carro logo na primeira sessão, até aos tempos por volta que conseguiu nas últimas sessões, foi uma evolução excelente.

Quais são as principais técnicas e informações que se podem passar a alguém com tão pouca experiência como o André?

JS: Esse é um trabalho que me dá realmente muito gozo. Pegar em alguém que começa do zero e conseguir chegar aos objetivos definidos, quer sejam eles resultados na prova ou, como aconteceu neste caso, aos tempos por volta, que foram realmente satisfatórios. A equipa tentou pôr o André o mais à vontade possível com o carro, com os pontos fundamentais da pista, sem a mínima pressão. O resto veio naturalmente…

Ainda te lembras como te sentiste quando estavas na grelha para a primeira corrida da tua vida? (onde e quando foi?)

JS: Lembro-me como se fosse hoje. Foi nos karts, ano de 2002, no Kartódromo de Fafe. Tinha 12 anos e era um nervosismo enorme cá dentro!

Ainda falta quase um mês para a prova do Algarve. Que tipo de trabalho será feito até lá?

JS: Hoje em dia com o mundo dos simuladores tão desenvolvido podemos fazer algum trabalho em casa. A recolha de vídeos onboard do André permite-nos analisar e discutir possíveis formas de melhorar a sua performance. Vamos tentar ainda realizar novos testes para nos prepararmos melhor para o Algarve. Todos queremos que seja uma ótima estreia para o André e mais uma grande prova para a Garagem Veiga Competição.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPVT
últimas Autosport
cnv
últimas Automais
cnv
Ativar notificações? Sim Não, obrigado