Velocidade nacional inaugura uma nova era em 2019

Por a 10 Abril 2019 10:34

A FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) atribuiu à ANPAC (Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos) a promoção dos Campeonatos de Portugal de Velocidade de Clássicos, Clássicos 1300, Legends e do novo Open de Portugal de Velocidade.

Desta forma, abre-se um novo capítulo na modalidade em Portugal, com o arranque já nos dias 13 e 14 de abril, no Circuito do Estoril.

Depois de mais década a dinamizar as competições de Clássicos nos circuitos nacionais, a ANPAC foi a entidade escolhida para a promoção de quatro importantes competições no panorama da Velocidade nacional a partir de 2019: Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos 1300, Campeonato de Portugal de Velocidade Legends, e uma nova competição que promete revigorar a modalidade em Portugal, o Open de Portugal de Velocidade.

Mantendo a política de estabilidade e promoção do espírito das corridas de Clássicos e Legends em Portugal, a organização da ANPAC espera estender o seu trabalho, dedicação e profissionalismo ao novo Open de Portugal de Velocidade, um campeonato aberto a diferentes tipos de viaturas e que terá um calendário composto por quatro provas: Circuito do Estoril (13 e 14 de abril), Circuito de Braga (18 e 19 de maio), Circuito Internacional de Vila Real (6 e 7 de ulho) e Circuito de Portimão (26 e 27 de outubro). Refira-se que os campeonatos de Portugal de Clássicos e Legends partilharão as três primeiras datas com o Open (Estoril, Braga e Vila Real) mas terão depois jornadas próprias em Braga (21 e 22 de setembro) e Portimão (2 e 3 de novembro).

Principal novidade para a época de 2019, o Open de Portugal de Velocidade está aberto a viaturas de Turismos (divididos por sete categorias), GT (três categorias) e Super Seven (duas categorias), tendo permitido também a incorporação de viaturas TCR Ibérico na sua grelha. Os três títulos em disputa são relativos aos Turismos, GT e Super Seven, não existindo um título absoluto.

Em relação ao formato dos eventos, enquanto os Campeonatos de Portugal de Velocidade de Clássicos e Legends mantêm o esquema habitual de duas corridas por fim de semana, o novo Open de Portugal de Velocidade terá um total de três corridas por prova, duas em formato Sprint (duração até 25 minutos) e uma de Endurance (40 minutos). Uma competição que, de acordo com diversos intervenientes, entre responsáveis da FPAK, ANPAC, pilotos e equipas, promete ser adequada à realidade nacional das corridas de Velocidade, provando que a diversidade e a qualidade das viaturas em pista pode ser sinónimo de espetáculo e competitividade. Aqueçam-se os motores para o Estoril!

Para Paulo Miguel (piloto e membro da ANPAC): “O segredo do sucesso das corridas de Clássicos e Legends em Portugal é a união dos pilotos e a dedicação que a ANPAC tem colocado no campeonato ao longo dos anos, aliados a um regulamento estável e claro para todos. Há paixão pelas corridas de Clássicos no nosso país e isso nota-se sobretudo pelo espírito e o ambiente que se cria entre os pilotos, já que nenhum de nós é profissional das corridas e ainda assim temos grelhas cheias e provas bem organizadas”, disse.

Já Paulo Alves (ANPAC): “Como qualquer novo campeonato, o Open de Portugal de Velocidade é um desafio enorme mas que toda a direção e associados da ANPAC aceitaram com o máximo empenho e com vontade de fazer algo que mude o paradigma da Velocidade nacional, mantendo ao mesmo tempo toda a atenção e entusiasmo nos campeonatos de Clássicos e Legends. Para isso contamos com o apoio dos diferentes parceiros e intervenientes, pois só em conjunto conseguiremos trilhar o caminho do sucesso e criar um campeonato que nos orgulhe a todos.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Campeonato Portugal Velocidade Clássicos
últimas Autosport
cpv-classicos
últimas Automais
cpv-classicos
Ativar notificações? Sim Não, obrigado