ANPAC Racing Weekend/Clássicos: Os ‘suspeitos do costume

Por a 14 Setembro 2020 16:54

João Macedo Silva e Joaquim Jorge, nos Clássicos, Luís Alegria nos Clássicos 1300, foram os três vencedores do segundo fim de semana dos Clássicos

A interessante caravana dos Clássicos rumou novamente a Braga para mais um evento dos ‘velhinhos’ mas espetaculares Clássicos. Presentes, como sempre, as mais belas máquinas do passado do desporto motorizado de pista, com João Macedo Silva e Joaquim Jorge a partilharem as vitórias nas corridas dedicadas aos Clássicos, enquanto nos Clássicos 1300, as duas vitórias foram para os mesmo protagonistas: o Datsun 1200 de Luís Alegria.

Na primeira corrida, saindo da pole position, João Macedo Silva impôs o Porsche 911 RSR e saiu que nem um ‘avião’ no aeródromo de Braga.

Volvidas poucas voltas, o perseguidor era o sempre veloz e resiliente Joaquim Jorge (Ford Escort RS 1600). A diferença final cifrou-se em menos de dois segundos, o que traduz uma corrida onde um pequeno erro do piloto do Porsche seria suficiente para alterar a ordem das coisas. Isso não aconteceu e Macedo Silva venceu na frente de Jorge e de Rui Costa (Ford Escort RS) que teve um desentendimento com Carlos Vieira (Ford Escort RS 1600) levando este último ao abandono da corrida, somente oito voltas depois da largada.

Entre os Clássicos 1300, não houve muito para contar: Luís Alegria sublinhou na corrida a excelente prestação nos treinos cronometrados e terminou num excelente 10º lugar a geral, deixando atrás de si José Fafiães e Carlos Cruz, num pódio totalmente dominado pelos Datsun 1200.

Nas diversas classes, para além da vitória de Luís Alegria nos Clássicos 1300 e de João Macedo Silva nos Clássicos, o piloto do Porsche 911 RSR venceu a categoria H75, António Soares (Ford Escort RS MKI) foi o melhor no GR.5, Jorge Cruz (BMW 323i) venceu nos H81, João Peixoto (Mini Cooper S) liderou os H71 e Carlos Barbot (Lotus Elan 26R) foi o melhor nos H71-T1600.

A segunda corrida foi bem mais emocionante, cortesia de desentendimento entre o Porsche 911 RSR de João Macedo Silva e um piloto dos Clássicos 1300 que estava a perder uma volta para o líder. Joaquim Jorge tentava pressionar Macedo Silva e quando ocorreu este incidente, o piloto do carro da oval azul aproveitou a porta escancarada e rumou a caminho da vitória, seguido de outro Ford Escort RS 1600 pilotado por Rui Alves, recuperando João Macedo Silva até ao terceiro lugar.

Nos Clássicos 1300, uma vez mais, Luís Alegria dominou com o seu Datsun 1200, seguido, uma vez mais, por José Fafiães e, desta feita, por João Braga, ambos ao volante dos Datsun 1200. Alegria, uma vez mais, fechou no 10º lugar à geral esta segunda corrida dos Clássicos e Clássicos 1300, como tinha feito na primeira manga.

Destaque, ainda, para a ausência de Carlos Vieira (Ford Escort RS 1600) e de Carlos Barbot (Lotus Elan 26R), depois de terem abandonado na primeira corrida com problemas irresolúveis nos seus carros.

Corrida 1

1 João Macedo Silva Porsche 911 RSR H75 17 voltas

2 Joaquim Jorge Ford Escort RS 1600 H75 +1.771

3 Rui Costa Ford Escort RS 1600 H75 +3.279

4 Rui Alves Ford Escort RS 1600 H75 +12.122

5 António Soares Ford Escort MK1 GR5 +34.833

6 Rui Azevedo Ford Escort RS 2000 GR5 +38.169

7 Luis Nunes Ford Escort GR5 +1:18.871

8 Jorge Cruz BMW 323i H81 +1 volta

9 João Cruz Ford Escort RS 1600 GR5 +1 volta

10 Luis Alegria Datsun 1200 H75 +1 volta

Corrida 2

1 Joaquim Jorge Ford Escort RS 1600 H75 17 voltas

2 Rui Alves Ford Escort RS 1600 H75 + 2.076

3 João M. Silva Porsche 911 RSR H75 +5.215

4 Rui Costa Ford Escort RS 1600 H75 +31.373

5 Rui Azevedo Ford Escort RS 2000 GR5 +38.623

6 António Soares Ford Escort MK1 GR5 +53.446

7 Luis Nunes Ford Escort GR5 +1:26.592

8 Jorge Cruz BMW 323i H 81 +1:26.825

9 João Cruz Ford Escort RS 1600 GR5 +1 volta

10 Luis Alegria Datsun 1200 H75 +1 volta

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado