TCR Portugal e Ibérico: O que dizem os pilotos…

Por a 19 Outubro 2017 15:39

Disputa-se este fim de semana a derradeira prova do Campeonato Nacional de Velocidade Turismos-TCR Portugal e do Troféu Ibérico de Velocidade-TCR Ibérico. Francisco Mora, já virtualmente Campeão Nacional de Velocidade, pode acrescentar o Troféu Ibérico, mas Francisco Abreu, a 19 pontos e a dupla Rafael Lobato e Patrick Cunha, a 25, estão ainda na luta. Recorde-se que em Portimão vão estar 74 pontos em jogo, o que ainda coloca, com hipóteses matemáticas, Manuel Fernandes, Manuel Gião e Eduardo Leitão, nas listagem dos possíveis vencedores. Ricardo Gomes, Gustavo Moura e César Machado, estariam ainda neste grupo, mas o facto de não se terem inscrito coloca-os de fora. Entre as inscrições já confirmadas, realce-se a presença do Honda Civic Type R da Parkalgar, com Armando Parente ao volante e o regresso do VW Golf GTI, ainda campeão em título da categoria, que vai ser tripulado por Nuno Santos e Simplício Taveira, que se estreiam na competição. Fique com o essencial das declarações dos pilotos:

Com a conquista antecipada do título, na ronda anterior disputada em Braga, Francisco Mora chega a Portimão com a motivação no máximo e tentará levar o seu SEAT Leon TCR ao triunfo, nas quatro corridas agendadas para a pista Algarvia, conquistando assim também o título ibérico. A acontecer significaria o pleno para o bi-campeão nacional: “Este ano está a ser muito positivo para mim. As coisas correram muito bem até agora e depois de revalidar o título no CNV/TCR, estou pronto para novas lutas. Tenho a noção que este vai ser um fim-de-semana muito difícil, com a oposição a apresentar-se forte como foi hábito ao longo do ano. Espero conseguir dar o máximo para vencer as corridas e garantir o triunfo no TCR Ibérico. Todos sabem que não gosto particularmente deste circuito, mas as prestações têm sido sempre óptimas como se comprova pelas vitórias que consegui aqui. Quero manter esse registo e sair de Portimão com os resultados que ambiciono, cumprindo os objectivos a 100% o que seria espectacular” disse Francisco Mora.

Para enfrentar esta ronda quádrupla, a Veloso Motorsport apresenta ainda, para além de Francisco Mora, Patrick Cunha e Rafael Lobato aos comandos do Audi RS3 TCR e ainda a jovem dupla Ricardo Leitão/João Carvalho, em SEAT Leon DSG TCR.

Para a dupla Rafael Lobato/Patrick Cunha e para o Audi RS3 TCR, esta será uma jornada de elevado grau de exigência e importância. Depois de várias épocas de pouca ou nenhuma competição, Cunha evoluiu muito positivamente ao longo do ano e chega forte ao Algarve: “Quero ganhar corridas em Portimão, é esse o principal objectivo. Não foi uma época fácil para mim, mas com a ajuda de todos e em particular da equipa, consegui chegar ao meu patamar habitual e por isso estou optimista e motivado para andar bem nesta derradeira prova.”

Por seu turno Rafael Lobato refere que: “Sabia que não seria fácil, mas confesso que comecei o ano com elevadas expetativas, até pela anunciada competitividade do Audi. Infelizmente, alguns azares impediram que o objetivo fosse concretizado, pelo que no final da temporada, quero acabar como comecei, ou seja, com vitórias, pensando já no projeto para 2018.”

Para Portimão, João Carvalho vai fazer equipa com Ricardo Leitão ao volante do SEAT Leon DSG TCR. Depois de ter disputado a primeira prova do ano, Ricardo regressa ao TCR para substituir o seu irmão Eduardo, com esta jovem dupla a ter pela frente um difícil desafio: “Estou feliz por poder voltar a competir nos TCR. Depois de ter feito a primeira prova faço agora a última. Espero aprender ainda mais sobre esta competição e este tipo de carros, bem diferentes dos Caterham Seven em que normalmente corro. Os objectivos passam por fazer o melhor possível e não defraudar as expectativas da excelente equipa que é a Veloso Motorsport. Sabemos que o nosso carro perde um pouco devido à caixa DSG, menos competitiva em relação aos outros TCR, mas vamos dar o máximo para chegar o mais perto do pódio possível”. Disse Ricardo Leitão em representação da equipa.

Manuel Gião marcará presença ao volante de um SEAT Leon TCR, desta feita inscrito pela Speedy Motorsport, devido à impossibilidade da Vettra Motorsport se deslocar ao Autódromo Internacional do Algarve, ao passo que Ricardo Gomes centrará os seus esforços em projectos futuros. “Antes de mais, os meus patrocinadores tinham interesse em que realizasse provas em Espanha e, com as alterações do calendário, isso acabou por não se verificar, o que me obrigou a procurar soluções. Para isso, resolvi canalizar esforços para as 24 Horas de Ascari, prova que disputarei com o Manuel (Gião), é claro. Como é evidente, estarei a torcer para que o Manuel alcance bons resultados”, afirmou o piloto bracarense.

Por seu lado, Gião estará no AIA, tendo como parceiro episódico José Cautela, um jovem piloto que se estreia na competição. “Esta foi uma decisão tomada em conjunto que visa satisfazer exigências comerciais e desportivas, tendo em vista o futuro. Terei um colega de equipa diferente e serei apoiado por uma nova estrutura, mas para mim o objetivo continua a ser o mesmo: dar o meu melhor e lutar por boas classificações”, frisou o piloto da Seat Portugal.

Eduardo Leitão passará a competir no KIA Cee’d TCR oficial, e será o seu irmão mais novo, Ricardo, a ocupar o seu lugar na Veloso Motorsport, ao volante do SEAT Leon: “continuar o desenvolvimento do carro e ao mesmo tempo lutar pelos lugares do pódio. O KIA tem muito potencial, é competitivo de motor e de chassis, mas teremos de trabalhar para garantir bons níveis de fiabilidade. Tive oportunidade de o conduzir durante a época de defeso, quando ainda estava na fase inicial de desenvolvimento, e agora espero encontrar um carro mais amadurecido, que me permita lutar pelas posições cimeiras”, avança o lisboeta.

Quanto ao seu irmão Ricardo, a oportunidade de tomar o lugar ao volante do SEAT Leon da Veloso Motorsport foi “um desafio de última hora, um tanto ou quanto inesperado, mas que não quis deixar de aproveitar e agor quero, acima de tudo, ganhar ritmo, já que no fim-de-semana seguinte terei em Portimão a próxima corrida do Super 7 by KIA. Inicialmente vou focar-me na adaptação ao carro durante os treinos livres, e só a partir da qualificação é que irei pensar em tempos por volta”, refere.

Nuno Santos vai voltar a correr ao volante de um carro de turismo, em particular, o Vokswagen Golf TCR2 preparado pela MartinsSpeed: “Quando corri com este carro em Braga tirei imenso prazer. É isso que pretendo voltar a fazer, agora numa competição e num circuito diferentes. Sempre gostei bastante de correr com a MartinsSpeed e ter nova oportunidade de me juntar a eles é bastante positivo. Vou procurar tirar o máximo partido do Golf. Já conheço o seu potencial e o objetivo passa por extrair o seu potencial no espectacular circuito algarvio. Não defini um resultado concreto porque o meu maior desejo é aproveitar e pilotar um carro diferente daquele com que normalmente faço em competição”, explicou.

André Lavadinho é outra boa novidade e vai correr em Portimão al lado de João Sousa: “Ainda não consigo sentir nada pois ainda não estou em mim. Nem consigo acreditar que vou concretizar este sonho! Estou muito entusiasmado para me sentar no carro, apertar os cintos e ver pela primeira vez na vida o semáforo verde de saída das boxes para os treinos livres” disse.

Já João Sousa: “Engane-se quem pensa que o André apenas sabe tirar fotografias. O simples facto de andar à muitos anos ligado à competição automóvel, nas suas mais variadas vertentes, permite-lhe observar a condução dos melhores do mundo. Além disso o André faz muito simulador e pudemos confirmar que ele tem já imensas noções de pilotagem em competição. Foi fácil colocá-lo dentro do León e os tempos surgirem com naturalidade. Ali o mais importante foi deixá-lo relaxado e mostrar-lhe que dentro daquele habitáculo não existe botão “Escape” para quando algo corre mal (risos)”.

Programa/Horário – CNV/TCR e Taça Ibérica TCR:

20.10.2017 – Sexta Feira

13H30 – Treino Livre 1 (30m)

16H15 – Treino Livre 2 (30m)

21.10.2017 – Sábado

09H00 – Qualificação (35m)

14H00 – Corrida 1 (20m)

17H00 – Corrida 2 (20m)

22.10.2017 – Domingo

08H10 – Corrida 3 (20m)

11H25 – Corrida 4 (20m)

[soliloquy id=”304081″]

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
AS19940501
6 anos atrás

Talvez fosse bom verem a lista de inscritos para esta última prova antes de dissertarem sobre os potenciais vencedores do troféu ibérico. É que o Manuel Fernandes deixou o campeonato logo a seguir a Vila Real… Às vezes era interessante saberem do que escrevem e transmitir alguma informação fidedigna.

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado