Vitória histórica de Nasser al-Attiyah e da Toyota

Por a 17 Janeiro 2019 13:50

Primeiro, Le Mans, agora o Dakar. Depois de várias desilusões nos últimos anos nas competições em que está envolvida a nível oficial, a Toyota tem vindo a reconciliar-se com a história. Depois de ter vencido as 24 Horas de Le Mans em 2018, pela primeira vez, agora o triunfo no Dakar. Nunca em 40 edições da prova, os nipónicos tinham visto um carro seu no lugar mais alto do pódio, mas isso termina hoje.

Quanto a Nasser Al-Attiyah, o piloto do Qatar assegura a sua terceira vitória no Dakar. A primeira teve lugar com o VW Race Touareg, em 2011, a segunda com o Mini All4 Racing em 2015, a terceira, agora, com a Toyota. Três triunfos, com três carros diferentes.

A última etapa foi ganha por Carlos Sainz, que bateu Sébastien Loeb por 42 segundos, com Cyril Després a terminar no pódio da etapa. Nasser al Attiyah nem no top 10 da etapa ficou, mas chegou e sobrou para alcançar a sua terceira vitória no Dakar, terminando com 46m42s de avanço para Nani Roma, com Sébastien Loeb a terminar no pódio da prova, a quase duas horas do vencedor.

Grande notícia para as cores portuguesas, com Filipe Palmeiro e Boris Garafulic a terminarem no oitavo lugar da geral, o ansiado top 10 que há muito procuravam, e que conseguem este ano.

Jakub Przygonski foi quarto a 2h28m31s do vencedor, com Cyril Despres a que-dar-se pelo quinto lugar, depois de um Dakar com muito problemas, que come-çaram logo na fase inicial da prova.

Martin Prokop também teve um mau arranque, com um 44º lugar, mas daí para a frente foi sempre a subir. Chegaram ao top 10 na etapa 5, mas continuaram a sua ascensão, terminando em sexto.

Yazeed Al Rajhi terminou a prova em sétimo, depois de muito prometer na pri-meira semana de prova, mas tudo se desmoronou quando caiu de segundo na etapa 3 para 10º na etapa 5. Tudo por causa de se ter perdido duas vezes. Des-de aí, o atraso era enorme, recuperou posições, como vários outros, à custa de abandonos.

De Boris Garafulic e Filipe Palmeiro, já falámos, e a encerrar o top 10 ficaram Giniel De Villiers e Ronan Chabot.

Mais informação dentro de momentos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado