Uma prova e meia

Por a 15 Abril 2009 17:08

Depois das planícies alentejanas e do planalto transmontano, o Campeonato de Portugal de TT prossegue o seu périplo pelas serras do sotavento algarvio, onde a partir de sexta-feira e até domingo próximos se cumpre mais uma edição da Baja Terras d’el Rei, este ano sem a tradicional visita a Espanha na última etapa e, pela primeira vez, com um peso reforçado para as contas finais, já que em jogo estarão um máximo de 15 pontos.

Vencedor das duas primeiras provas do ano, Carlos Sousa chega a Monte Gordo com seis pontos de vantagem sobre Miguel Barbosa e 11 para Filipe Campos na tabela absoluta, tendo aqui o primeiro grande teste à sua liderança no campeonato, logo numa jornada que volta a ser pouco propícia às características do Mitsubishi Racing Lancer, pouco ou nada à vontade nas zonas lentas e de serra, onde é notória a falta de potência do turbodiesel japonês.

Ciente disso mesmo, o piloto de Almada atribuiu já o principal favoritismo aos seus dois principais adversários, quer pelo facto de não competitir nesta prova já desde 2002, quer, sobretudo, por considerar que a maior potência do motor BMW poderá ser factor determinante de desequílibrio. Contudo, e como se viu na recente deslocação a Macedo de Cavaleiros, nem mesmo esse ‘handicap’ foi capaz de afastá-lo de nova vitória, tendo uma vez mais o mérito de estar no ‘sítio certo e à hora certa’, para aproveitar os azares da concorrência directa.

De qualquer modo, é evidente que tanto Barbosa como Campos já mostraram ter argumentos suficientes para lutar pela primeira vitória do ano, adivinhando-se, por isso, novo e emocionante capítulo nesta batalha a “três” em que se tornou o CPTT de 2009.

Atrás do prejuízo

Já com três vitórias nesta baja no seu palmarés, as últimas delas de forma consecutiva, em 2007 e 2008, Miguel Barbosa acredita que a deslocação ao Algarve poderá constituir um ponto de viragem na temporada, sendo igualmente a oportunidade para o lisboeta afastar o azar que o vem perseguindo esta época. A apenas seis pontos da liderança, o vice-Campeão Nacional estreia finalmente no seu BMW X3 a nova evolução de motor desenvolvida pela X-raid e que tanto Filipe Campos como Bernardo Moniz da Maia utilizam já nos seus seus carros.

Infeliz na última prova, acabando por desistir numa altura em que até liderava o Rali TT Serras do Norte, Filipe Campos tem agora forçamente que arrepiar caminho e recuperar algum do atraso pontual que trás, sob pena de começar a hipotecar as suas legítimas ambições de lutar pela renovação do título. Numa baja mais ao seu estilo, é naturalmente um forte candidato a repetir a vitória de 1998, vingando o desaire de há um ano quando um furo o afastou de um primeiro triunfo na estreia do BMW X3.

Grancha e Farrajota de regresso

Com uma lista de 30 inscritos, a algarvia Baja Terras d’el Rei marca ainda o regresso de Pedro Grancha e Miguel Farrajota ao pelotão, após a premiditada ausência em Trás-os-Montes, situação que promete dar outra animação à luta que habitualmente se desenha pelos restantes lugares pontuáveis e às quais se perfilam ainda nomes como Moniz da Maia, Paulo Martins e os regulares José Dinis Lucas e José Gameiro.

Curiosa de seguir será, ainda, a prometida estreia do Proto SR Team de Eduardo Rodrigues, por troca com o mais limitado Nissan Terrano II do Agrupamento T8. Tendo por base a carroçaria de uma Nissan Navara é, no entanto, propulsionada por um motor BMW turbodiesel. Após o necessário período de adaptação à nova máquina, Eduardo Rodrigues acredita que é possível sonhar com um pódio ainda este ano.

Américo Santos Regressa ao T2

Em relação ao Agrupamento T2, Pedro Silva Nunes e Nuno Matos voltam a dividir o principal favoritismo, se bem que o primeiro chega ao Algarve já comodamente instalado na liderança do campeonato, graças ao inequívoco triunfo conseguido em Macedo de Cavaleiros, tendo agora cinco pontos de vantagem para o seu adversário da Isuzu D-Max. Contudo, e face ao regresso do antigo Bicampeão Nacional da categoria, Américo Santos, a luta pelo triunfo poderá ganhar um interesse acrescido. De resto, é preciso não esquecer que há outros pilotos dispostos a fazer esquecer o azar das primeiras provas, a começar por Jorge Plácido Simões e a terminar em Adélio Machado e José Dinis Lucas, um trio actualmente separado por cinco pontos apenas entre si.

Quanto ao Agrupamento T8, e por tratar-se de uma prova tão longa e tradicionalmente demolidora para as mecânicas, os prognósticos são ainda mais reservados, ainda que adivinhe alguma supremacia por parte do Pajero de Rómulo Branco, sobretudo após a sua surpreendente exibição na última jornada. Em todo o caso, e premiuando a sua regularidade, é José Camilo Martins quem segue ainda na liderança, sete pontos à frente de João Nuno Belo e dez relativamente a Francisco Gil. Surpresa é ainda presença do consagrado António Bayona.

PROGRAMA

Sexta-feira, 17 de Abril

Verificações Técnicas 08h00/12h00

Reconhecimento da Super Especial 09h00/12h30

Entrada em Parque Fechado Até às 12h45

Partida do Parque Fechado – Motos 13h45

Partida do Parque Fechado – Autos 15h15

Partida p/ a Super Especial (7,00 km) – Motos 14h30

Partida p/ a Super Especial (7,00 km) – Autos 16h00

Conferência de Imprensa 19h30

Sábado, 18 de Abril

Partida do Parque Fechado – Motos 07h00

Partida do Parque Fechado – Autos 07h10

Partida p/ o 1º SS (100,67 km) – Motos 08h00

Partida p/ o 1º SS (244,32 km) – Autos 08h15

Chegada prevista 1º SS – Motos 09h35

Partida p/ o 2º SS (244,32 km) – Motos 11h00

Chegada prevista 1º SS – Autos 11h55

Zona de Assistência/Pereiro – Autos 11h55

Reagrupamento/Pereiro – Autos 12h30/13h55

Partida p/ o 2º SS (110,37 km) – Autos 14h00

Chegada prevista 2º SS – Motos 14h40

Chegada prevista 2º SS – Autos 16h18

Zona de Assistência/Monte Gordo – Autos 17h45

Entrada em Parque Fechado – Autos 18h45

Domingo, 19 de Abril

Partida do Parque Fechado – Motos 07h00

Partida p/ o 3º SS (126,65 km) – Motos 08h00

Partida do Parque Fechado – Autos 09h00

Chegada prevista 3º SS – Motos 09h50

Partida p/ o 3º SS (126,65 km) – Autos 10h10

Chegada prevista 3º SS – Autos 11h56

Cerimónia de Pódio – Autos 13h00

Cerimónio de Pódio – Motos 14h30

NOTA: Ver TT News para mapas e Acessos

Jorge Rodrigues

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado