Stéphane Peterhansel, o Senhor Dakar

Por a 31 Dezembro 2012 15:01

Quem gosta dos Ralis tem Loeb, quem gosta de Fórmula 1 tem Schumacher. Mas quando o assunto é Todo-o-Terreno, Stéphane Peterhansel é a referência. Em duas ou quatro rodas…

Thierry Sabine foi o criador do conceito Dakar, o mais duro e mediático rali do Mundo. Mas com o passar das edições, vários pilotos conseguiram deixar a sua marca de tal forma que assumiram, também eles, uma parte da História da prova. Por entre notáveis e vencedores, nenhum se aproxima de Stéphane Peterhansel.

Para além das várias conquistas e de ser apenas um de dois pilotos que conseguiram vitória em duas e quatro rodas, Peterhansel encarna o que é ser piloto do Dakar. De baixa estatura, franzino (nos tempos da Yamaha), mas aguerrido e empenhado desde tenra idade, o piloto francês chegou ao Dakar quando outro grande vulto francês dominava a prova. Cyril Neveu era a referência da prova, numa altura em que os automóveis ainda não tinham ganho a projeção que hoje possuem.

Em 1988, com 23 anos, a estreia vale-lhe um 18º lugar, com o colega de equipa, André Malherbe, a ficar tetraplégico, para no ano seguinte, terminar em 4º e em 1990 ganhar como novo colega de equipa… Neveu! Em 1990 ascende à liderança, com vitória na etapa, no dia em que nasce o primeiro filho, mas teria que esperar mais um ano para começar a fazer história.

Em 1991, com 25 anos, vence o primeiro Dakar, feito que viria a repetir em 1992, 1993, 1995, 1997 e 1998, apenas falhando as edições de 1994 (ausência devido a alterações regulamentares) e 1996 (abandono devido a erro da organização no reabastecimento). Uma grave lesão no pulso e a vontade de dar continuidade à carreira leva-o para os automóveis.

Quem pensava que o culminar da carreira tinha ficado para trás estava enganado. Em 1999, estreia-se aos comandos de um Nissan e termina em 7º, em 2000 é segundo com um estrutura privada e um protótipo desenvolvido pelo próprio e em 2001 vence a Produção para o Team Dessoude, impondo-se ainda no Troféu Andros e sagrando-se Campeão do Mundo de Enduro (250cc)!

Atributos mais que suficientes para a toda-poderosa Mitsubishi lhe confiar um Pajero para obter mais três triunfos (2004, 2005 e 2007), falhando vitórias em 2003 e 2006 por erros de pilotagem a poucas etapas do fim. A décima vitória conseguiu-a o ano passado com o MINI da X-Raid. Aos 46 anos, o piloto dos autos que só compra revistas de motos (o bichinho ficou), tem muito tempo para obter mais vitórias, e a questão passa por saber quantas. Curiosamente, e este ano vai ter forte oposição, mas no final poucos se admiram se o vencedor for o mesmo…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado