Rui Sousa: “O espírito continua a ser o mesmo”

Por a 20 Dezembro 2010 16:00

Quando foi a estreia no TT?

A primeira aventura de TT em que participei foi na Baja Portalegre de 1990, com um grupo de amigos e decidimos preparar – sem ter bem a noção como… – um Opel 1904 SR. E foram suficientes 40 km para o ‘sonho’ ficar por ali, mas ali conheci pilotos como Filipe Campos, Carlos Sousa ou Santos Godinho, entre outros, com os quais viria depois a competir diretamente.

Quais os pontos altos e baixos em 20 anos de carreira?

A conquista do título FIA de Bajas em 2008 foi o mais alto, não só por ser um reconhecimento internacional do nosso mérito, mas por ter adversários que venderam cara a derrota. Um dos pontos baixos foi a nossa participação no campeonato deste ano.  Assumindo desde inicio o risco de enveredar por soluções técnicas de vanguarda na motorização Isuzu, pagámos com alguns dissabores o nosso arrojo.

Qual a melhor prova, aquela que nunca vai esquecer?

A prova que ficará para sempre na minha memória foi o Portalegre de 2004, prova na qual para além de ali conquistar o tão ambicionado título de Campeão Nacional, consegui ser mais rápido do que o meu ídolo no desporto automóvel, Colin McRae, numa especial. E até a noite foi memorável…

Como se mantém uma relação tão longa com um navegador?

Para além de navegador, desenvolvi com o Carlos Silva uma grande amizade e a ele se deve muito do sucesso que temos alcançado todos estes anos. A nossa forma de estar, apaixonada dedicada e profissional, simplifica as dificuldades que as corridas e a gestão da Prolama acarretam.

Ainda gostas de correr? Que te parecem os carros, as provas e os pilotos?

O espírito continua o mesmo, embora mais maduro e com outra experiência, mas a adrenalina na hora de partir para as corridas é a mesma. A modalidade evoluiu consideravelmente, do ponto de vista tecnológico existem super-carros, mas o que me apraz nesta modalidade é um sem número de imponderáveis que por vezes ditam o vencedor.

 

Complete as seguintes frases: “Para ser Campeão Nacional, precisava de…”; “Para ser melhor, o CPTT precisava de…”; “Este Natal, gostava de receber…”.

Para ser Campeão Nacional, precisava de ter os meios financeiros que permitissem desenvolver um projeto no qual pudesse mostrar que a Prolama e os seus pilotos atingiram um nível que se equipara às melhores equipas internacionais. Para ser melhor, o CPTT precisava de maior empenho da entidade federativa, encontrar um promotor, cativar a atenção dos media. Finalmente, este Natal, gostava de receber uma prendinha com a notícia que todos os meus desejos pessoais, familiares e profissionais se concretizam em 2011.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado