Rúben Faria quase perfeito no seu papel

Por a 8 Janeiro 2011 12:16

Nao é novidade para ninguém: Só se algo sucedesse a Cyril Desprès que o impedisse de prosseguir em prova poderia permitir a Rúben Faria tentar chegar mais longe. No Dakar deste ano o piloto de Olhão tem um papel de ‘mochileiro’, e toda a sua corrida é delineada em função do seu chefe-de-fila.

Claro que neste contexto há sempre margem para vencer etapas, o que já sucedeu por duas vezes…na estrada, que não na secretaria, pois duas penalizações, uma por excesso de velocidade numa zona proibida e outra por incumprimento de um tempo mínimo de paragem para reabastecimento não permitem que seja melhor que quinto classificado, a 40 minutos do líder. Todos sabemos que pode chegar mais longe, mas também sabemos que por enquanto isso não é possível. Convém recordar que a exemplo de Helder Rodrigues, o seu primeiro Dakar foi em 2006, pelo que ainda vai a tempo de chegar longe, logo que as ‘circunstâncias’ o permitam. 

Este ano, tem andando sempre nos primeiros lugares da classificação, foi terceiro até ao erro na quarta etapa, quando se perdeu, sendo apenas 22º classificado, mas depois de cair para sétimo da geral, tem vindo a recuperar e já é quinto classificado. Foi ontem penalizado, perdeu novamente uma vitória na etapa, desta feita em virtude de não ter cumprido o tempo mínimo exigido para o reabastecimento a meio da tirada, que era de 15 minutos, dos quais só ‘cumpriu’ 5m13s’. Caso nada de muito especial atrase Desprès, Ruben Faria vai andar a lutar pelo último lugar do pódio até ao fim da corrida, juntamente com ‘Chaleco Lopez, Helder Rodrigues e Jordi Viladoms. Uma coisa é certa, não fora os problemas de Paulo Gonçalves e teríamos certamente três portugueses no top 10 e com ‘jeitinho’ no top 5. Para quando uma vitória?

O dia-a-dia de Ruben Faria

1ª Etapa: Rúben Faria: “Depois do que fiz na pista fiquei aborrecido com a penalização, mas não havia nada a fazer”

Após ter conseguido a sua quarta vitória numa especial do Dakar no dia de ontem à chegada a Córdoba, uma penalização de um minuto, alegadamente por excesso de velocidade numa zona controlada, Ruben Faria perdeu o primeiro lugar na etapa e desceu à segunda posição por troca com o seu colega de equipa, Cyril Després. “Não percebo muito bem o que se passou, não me recordo de ter cometido esse excesso, mas após algum tempo fui informado de que tinha excedido a velocidade num determinado ponto do percurso e juntamente com muitos outros pilotos acabei por ser penalizado e assim perdi a vitória. Depois do que fiz na pista fiquei aborrecido com isso, mas não havia nada a fazer.” Foram cerca de oito dezenas de pilotos a serem penalizados pelo mesmo motivo e no mesmo ponto do percurso e rapidamente se levantaram vozes acerca de um possível erro por parte do sistema de GPS que monitoriza todos os veículos em competição. “Era numa zona com muitas árvores e pode ter existido essa falha mas…” comentou Ruben Faria no ‘bivouac’ quando preparava a sua etapa de hoje, o terceiro dia de Dakar na estrada e segundo competitivo. Apesar do revés o olhanense mantinha no entanto a boa disposição e encontrava mesmo algo de positivo no facto de hoje ser o segundo na pista, atrás de Desprès. “Já sabia que hoje teria que perder dois minutos pelo menos para o Cyril para rodar com ele, assim vou sair atrás dele e não perderei esse tempo logo inicialmente. Em termos táticos é bem melhor esta situação, mas gostava de ter ficado com o primeiro lugar de ontem.”

2ª Etapa: Ruben Faria: “Entrei nervoso mas depois as coisas correram bem e sou terceiro da geral”

Não começou da melhor forma a segunda etapa do Dakar para Ruben Faria, mas acabou em ritmo de recuperação e revelador da confiança do algarvio nesta edição 2011 do Dakar. Após a penalização no dia de ontem Ruben Faria foi hoje o segundo a partir para os 300 quilómetros de especial, marcada por uma longa sucessão de curvas técnicas e muitos saltos a alta velocidade, obrigando a atenção na condução e cuidados com o desgaste dos pneus.

Com o céu encoberto ao longo de toda a especial a primeira fase da mesma, até ao primeiro posto de controlo não revelou um Ruben Faria rápido como ontem e na passagem pelo local, sensivelmente ao quilómetro 65, o algarvio era apenas 19º: “Entrei na especial um pouco nervoso, logo atrás do Cyril e sem querer cometer erros ao mesmo tempo que queria manter um bom ritmo. Atrasei-me um pouco mas depois voltei a acertar com a corrida e comecei a recuperar.” No reabastecimento, sensivelmente a meio da especial, Ruben Faria estava de novo entre os dez primeiros e após o reabastecimento atacou decidido para fechar o dia na quinta posição, a 5 minutos e 42 de Cyril Després, que venceu pelo segundo dia consecutivo e assinou a sua 25ª vitória numa especial do Dakar.  “A segunda metade correu bem melhor, mantive um bom ritmo e ataquei mesmo para recuperar o tempo perdido logo pela manhã. As coisas correram bem e estar em quinto aqui permitiu-me assegurar a terceira posição da geral.” Antes de iniciar a ligação que leva os pilotos até San Miguel, Ruben Faria aproveitou ainda para referir que “…em termos táticos continuamos a manter firme a nossa opção e amanhã vou partir novamente perto do Cyril. Ele voltou a vencer e isso é muito importante para nós, o meu resultado logo se vê, mas quero continuar a lutar pelas primeiras posições.”

3ª Etapa: Ruben Faria: “Vamos continuar a lutar pela primeira posição do Cyril”

A terceira etapa do Dakar foi como se esperava bastante longa e reveladora das primeiras fragilidades de alguns concorrentes com responsabilidades na prova. Com 500 quilómetros de especial, dos quais 150 foram no entanto realizados em alcatrão em formato de neutralização, a especial dividiu-se assim em duas partes, a primeira mais extensa, com 250 quilómetros, com a fase final a apresentar uma centena de quilómetros. Pelo meio uma ligação marcada por uma subida a 3378 metros de altitude, na primeira visita às pistas de montanha da Cordilheira dos Andes.

Com um dia tão longo Ruben Faria começou de forma cautelosa de forma a aproveitar ao máximo os seus pneus sem exagerar no desgaste dos mesmos na fase final da jornada: “A extensão da especial a isso obrigava, ontem o Cyril tinha chegado ao final da especial com os pneus da sua moto bastante gastos e por isso decidimos optar por uma toada mais cautelosa na fase mais fresca do dia, para termos pneus em condições após a ligação e durante as horas de mais calor.” Palavras de Ruben Faria na chegada a San Salvador de Jujuy.

Ruben começou o dia na 11ª posição à passagem pelo primeiro CP, mas com o acumular dos quilómetros começou a aumentar o ritmo e fechou a especial numa excelente quinta posição, numa etapa onde mais uma vez fechou em bom ritmo: “A tática funcionou perfeitamente. Com o aproximar do final da primeira secção comecei a apertar o ritmo e ganhar posições, conseguindo na segunda metade manter um ritmo forte que me ajudou a segurar a quinta posição final na especial.”

Com esta posição Ruben Faria continua a ser o terceiro classificado da geral, atrás de Marc Coma e Cyril Després que hoje se perdeu na fase inicial, perdendo mais de seis minutos, recuperando de forma intensa em especial na segunda metade do dia: “O Cyril hoje fez uma grande corrida, mesmo se perdeu tempo para o Marc, mas continua na primeira posição e é por isso que vamos continua a lutar.”, palavras de Ruben Faria antes de iniciar a preparação do ‘road-book’ para a etapa de amanhã, que liga San Salvador a Calama, já em território chileno

4ª Etapa: Ruben Faria: “Falhei uma pista e acabei por perder cerca de quinze minutos”

Todos sabemos que os erros se pagam caro no desporto motorizado, mas por vezes são mais penalizadores, como aconteceu hoje com Ruben Faria. Na jornada que marcou a entrada da caravana do Dakar em solo chileno, um pequeno erro de navegação ditou a perca de preciosos minutos em termos de classificação da etapa a descida amarga de quatro lugares na classificação geral da prova.

“Apesar de hoje enfrentarmos uma especial curta, com apenas 207 quilómetros, sabíamos que a navegação seria preponderante, tal como aconteceu ontem. Numa zona de montanha falhei uma pista e acabei por perder cerca de quinze minutos, o suficiente para me afundar para o 26º posto onde estava no ‘waypoint’ seguinte, o quarto. Depois foi tentar recuperar, mas era muito complicado e apenas consegui terminar em 22º na especial”.

O dia de entrada no Chile acabou por não ser muito feliz para o piloto de Olhão, que desta forma desceu para o sétimo posto da classificação geral, mas não será por isso que vai baixar os braços…”Antes pelo contrário. Antes de me perder estava a pouco mais de um minuto do Cyril e do Marc, e estou a apenas sete minutos do terceiro lugar que era meu esta manhã. As corridas são mesmo assim e comparando com o ano passado estou bem melhor na classificação geral. O Dakar apenas começou ontem e todos estamos sujeitos a erros. Amanhã vou sair mais atrasado do que tem sido normal, mas vou tentar recuperar o máximo possível para me juntar novamente aos pilotos da frente e lutar pelo menos pelo terceiro posto, perfeitamente ao meu alcance neste momento.”

5ª Etapa: Ruben Faria: “Foi um dia positivo em que subi mais um lugar”

Após o ‘amargo de boca’ no dia de ontem em virtude de um erro de navegação que lhe custou quinze minutos e a descida ao sétimo posto da classificação geral, Ruben Faria respondeu da melhor forma ao ser sétimo na etapa, subindo dessa forma ao sexto posto da classificação geral. Numa etapa já conhecida do passado ano e que acabou de forma triunfal com uma descida de areia com quase três quilómetros de extensão os pilotos vislumbraram finalmente o Oceano Pacifico, na chegada a Iquique. “O final desta especial é único. Já no ano passado me impressionou. Mas foi um dia novamente muito exigente, com uma fase inicial com muita pedra e exigente, para no final entrarmos nas dunas durante quase 40 quilómetros. Estive muito bem precisamente até chegarmos a essa fase de dunas, que mais uma vez fizeram a diferença. Os pneus estavam já muito castigados e acabei por perder aí o quinto posto na especial, que ocupava até então. Mas foi um dia positivo, em que subi ao sexto lugar mas infelizmente o Cyril perdeu terreno para o Marc em virtude de uma penalização de ontem. O dia de descanso aproxima-se e faz parte da nossa estratégia estar na frente na entrada para a segunda metade da prova. Vamos ver se conseguimos.” Palavras de Ruben Faria no final desta longa especial em Iquique e após um dia marcado por muitas peripécias para os homens da frente, como Marc Coma, que caíu e perdeu muito tempo ou Olivier Pain, que caíu igualmente e foi forçado ao abandono.

6ª Etapa: Ruben Faria: “Há momentos em que temos de tirar partido da situação”

No primeiro dia do Dakar Argentina-Chile 2011, Ruben Faria (KTM) havia ganho a etapa sendo posteriormente penalizado num minutodevido a um excesso de velocidade numa zona controlada pela organização. Contudo, hoje Ruben Faria esteve em grande forma e cotou-se como o mais rápido do dia, ganhando a tirada depois de um longo duelo lusitano com Hélder Rodrigues. “Foi uma etapa muito dura. Muito longa e desgastante. Comecei ao próprio ritmo, por isso até ao reabastecimento perdi algum tempo. Depois, acelerei o ritmo. A 200 quilómetros do final ultrapassei o [Cyril] Desprès, o [Marc] Coma, o [Hélder] Rodrigues e o Chaleco [Lopez]”, afirmou o motard no final da especial. “Como aguadeiro do Cyril, ando sempre com cautela, mas há momentos em que se pode tirar partido da situação. Comecei em sétimo esta manhã e isso ajudou-me. Penso que o Cyril ficará feliz por mim”, acrescentou.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado