Rally-Raid Portugal, João Ferreira recuperou tempo a Nasser al Attiyah: prova decide-se amanhã

Por a 6 Abril 2024 15:32

Depois dos primeiros carros cruzarem a meta da etapa 4, a penúltima da prova, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Mini John Cooper Works Rally Plus) terminam a tirada em quarto, mas 1m58s na frente de Nasser Al Attiyah/Edouard Boulanger (Prodrive Hunter). O piloto português está agora a 2m41s do ainda líder da prova. O piloto do Qatar tem agora pela frente apenas mais 70 km de percurso cronometrado pelo que deverá ser o suficiente para o bicampeão mundial garantir o seu segundo triunfo no W2RC esta época, depois de ter saído vitorioso de Abu Dhabi Desert Challenge no mês passado.

Seja como for, até ao lavar dos cestos é vindima e a luta que o jovem português tem dado ao campeão em título do Mundial de Rally Raids é notável. Em Portalegre o triunfo ficou em Portugal, vamos ver amanhã para que lado cai.

Ao lugar mais baixo do pódio subiram hoje Carlos Sainz/Alex Haro (Mini John Cooper Works Rally Plus) depois do terem perdido no final da etapa 2. Lucas Moraes/Armand Monleon (Toyota Gr DKR Hilux) são quartos, agora a 3m48s da frente e apenas a oito segundos de Sainz.

Depois dos problemas que tiveram ontem, Yazeed Al Rajhi/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) subiram hoje do nono ao quinto lugar da geral, mas agora só sobem mais se os quatro carros à sua frente tiverem problemas.

Rokas Baciuska/Vidal Oriol (Can Am Maverick) lideram os Challenger desde que Sébastien loeb teve problemas, vão para o último dia com sete minutos de avanço para Armindo Araújo/Pedro Ré (Can Am Maverick).

Na etapa de hoje, totalmente disputada na Estremadura espanhola, Yazeed Al Rajhi bateu Seth Quintero por 25 segundos e Guillaume de Mévius por 36 para conquistar a sua primeira vitória da semana. A Toyota voltou a fechar o pódio, deixando Carlos Sainz (+ 1m54s) e João Ferreira (+ 2m47s), da Mini, a lutar pelas ‘migalhas’. Nasser Al Attiyah e a sua Prodrive continuam no comando da geral, com João Ferreira a 2m41s e Carlos Sainz a 3m40s.

Amanhã, os concelhos de Grândola e de Alcácer do Sal prometem ser invadidos por uma multidão de entusiastas. É a derradeira oportunidade para verem muitas das estrelas que têm feito a história mais recente do Dakar, como Carlos Sainz, Nasser Al-Attiyah, Sébastien Loeb, nos carros.

Filme do dia

Depois de ontem Portugal ter colocado três carros no top 10, João Ferreira (X-raid Mini JCW Team) chegou ao segundo lugar da classificação, atrás de Nasser Al Attiyah (Nasser Racing by Prodrive) a por apenas 4m39s. Também o jovem Francisco Barreto tem dado nas vistas, pilotando a sua Toyota Hilux até ao sétimo lugar, a apenas três minutos do top 5. Alejandro Martins não ficou muito atrás, colocando o seu Mini na oitava posição. Maria Luís Gameiro, a primeira piloto feminina a guiar um Mini JCW T1+ de competição, está a bater à porta do top 10.

João Ferreira conquistou ontem a sua primeira vitória em Badajoz isto depois de nos dois primeiros dias de corrida, que serviram também para a segunda prova do campeonato nacional de todo-o-terreno. Foi o piloto da JCW Mini que levou a melhor sobre João Dias. O piloto da Santag Racing venceu a corrida Challenger. João Monteiro, da South Racing, esteve em destaque na competição SSV. Os dominadores da primeira etapa do CPTT, Tiago Reis e João Ramos, tiveram de abandonar o rali.

Hoje, a liderar a corrida Challenger, Rokas Baciuška (Can-Am Factory Team) está à beira de conquistar a sua primeira vitória na categoria. Tendo garantido o segundo lugar no Dakar e no Abu Dhabi Desert Challenge, o lituano está também a fazer ondas na classificação do campeonato. O seu perseguidor mais próximo e colega de equipa, Austin Jones, está a ter um pouco mais de dificuldades em Portugal, lutando com terrenos muito diferentes das habituais paisagens do deserto a que está habituado.

O norte-americano ocupa atualmente o quarto lugar entre os pilotos registados no W2RC. Baciuška chegou a Portugal com uma vantagem de 14 pontos sobre Jones, mas com os pontos distribuídos em cada especial, a diferença virtual entre os dois aumentou para 21 pontos.

Sébastien Loeb venceu a corrida Challenger anteontem, chegando a 35 segundos do vencedor em Ultimate, Nasser Al Attiyah, mas ontem perdeu quase uma hora pois o motor do seu Taurus sobreaqueceu, provavelmente devido às condições lamacentas. O francês, com receio de rebentar o motor, abrandou o ritmo na estrada na ‘viagem’ para Badajoz. Hoje arrancou do quadragésimo lugar.

Já Saood Variawa não partiu hoje. O piloto de fábrica da Toyota Gazoo Racing África do Sul, de 18 anos, que está a disputar a sua primeira época completa de W2RC na classe Ultimate, teve ontem problemas mecânicos. Uma vez que já estava fora da corrida devido a uma pesada penalização por excesso de velocidade no início do rali, o sul-africano considerou melhor manter a sua Hilux em boas condições para a próxima prova. Variawa terminou o Dakar 2024 em décimo sétimo lugar na geral e como segundo estreante mais bem classificado, atrás do seu companheiro de equipa e da TGRSA, Guy Botterhill.

Rebecca Busi (OnlyFans Racing) era a segunda na geral entre os participantes do W2RC na classe SSV, 15 minutos atrás de Ricardo Ramilo. Se não houver surpresas de última hora, o italiano vai regressar a casa com um grande prémio. Os 25 pontos oferecidos por ficar em segundo lugar em Portugal elevam-na ao terceiro lugar do campeonato.

Poderá tornar-se na segunda mulher a terminar no pódio de uma época W2RC, seguindo o exemplo de Cristina Gutiérrez, que ficou em terceiro na classe Challenger em 2022.

Seth Quintero, que partiu em quinto lugar esta manhã, passou o quilómetro 49 com o tempo mais rápido até agora, 12 segundos à frente de Carlos Sainz e João Ferreira. Os dois pilotos da Mini estão empatados em termos de tempo. Lucas Moraes estava apenas 2 segundos atrás dos carros da X-raid Ultimate.

O primeiro homem na estrada, Nasser Al Attiyah, estava a 59 segundos, atrás de Christian Baumgart.

Yazeed Al Rajhi quis regressar a Portugal o mais rapidamente possível! O saudita partiu hoje em oitavo lugar, depois de ter feito um ‘barrel roll’ ontem, e estava a ter um desempenho excelente, com 22 segundos de vantagem sobre Seth Quintero.

Al Rajhi era quinto na geral, a 20 minutos de Nasser Al Attiyah. O seu próximo objetivo, Carlos Sainz, está 15 minutos à sua frente. O objetivo do saudita hoje e amanhã é terminar o mais alto possível nas especiais para obter o maior número possível de pontos para o campeonato.

Cada vitória de etapa vale 5 pontos.

Tal como Yazeed Al Rajhi, Guillaume de Mévius enfrentou a sua quota-parte de desafios, lidando com problemas de travões e uma falha na correia do alternador na etapa 2. No entanto, ele está aqui para perseguir os primeiros lugares na especial até amanhã. Terminando em segundo lugar no Dakar na sua primeira participação na Ultimate, o piloto da Overdrive Racing teve de se retirar do Abu Dhabi Desert Challenge devido a uma lesão nas costas provocada por uma aterragem numa duna.

Atualmente, mantém o quarto lugar no campeonato, com apenas dois pontos de vantagem sobre Al Rajhi e registou o segundo melhor tempo na marca dos 49 km, ficando atrás do saudita por um segundo.

Nasser Al Attiyah (Nasser Racing by Prodrive) estava a ceder 1m10s a João Ferreira (X-raid Mini JCW) aos 79 km da especial. O piloto português estava a apenas 3m29s da liderança do BP Ultimate Rally-Raid Portugal.

Yazeed Al Rajhi (Overdrive Racing) voltou a ser o mais rápido ao km 79, com meio minuto de vantagem sobre Seth Quintero. São mais 8 segundos em comparação com o controlo de tempo do km 49.

Guillaume de Mévius passou o quilómetro 108 com o melhor tempo, 12 segundos à frente de Yazeed Al Rajhi e 27 à frente de Seth Quintero. Atrás das três Hilux da Overdrive Racing, João Ferreira e Carlos Sainz (Mini) estão a ultrapassar a marca de um minuto. Nasser Al Attiyah estava a 2m24s do ritmo do belga. O catari ainda estava 3m27s à frente de Ferreira na classificação virtual.

Guillaume de Mévius (Overdrive Racing) e o seu irmão Ghislain (G Rally Team) lideravam as respetivas categorias! Ghislain e o seu habitual copiloto de rally-raid, Johan Jalet, estavam no topo da corrida Challenger ao km 108, onde o mais jovem descendente da dinastia de Namur detinha também o melhor tempo em Ultimate.

Ghislain de Mévius passou o km 49 com um tempo 17 segundos mais rápido que o de Marcelo Gastaldi e 22 segundos mais rápido que o de João Dias. O piloto da Santag Racing estava a par e passo com Luis Portela Morais, o outro piloto da G Rally Team. Rokas Baciuška (Can-Am Factory) estava a 33 segundos e Sébastien Loeb (BBR) a 39 segundos… seguido pelo terceiro protótipo da equipa belga de Guillaume de Mévius.

João Monteiro (South Racing Can-Am) estabeleceu o tempo mais rápido ao quilómetro 49, mas Ricardo Ramilo conquistou o controlo da especial por apenas 2 segundos aos 79 km da etapa.

Ricardo Ramilo passou para a frente de João Monteiro (South Racing Can-Am) ao quilómetro 108.

Apenas 12 segundos separavam o espanhol do português. O equatoriano Sebastián Guayasamín, um participante W2RC como Ramilo, estava a 23 segundos.

Marcelo Gastaldi ficou em quarto lugar no Dakar e no Abu Dhabi Desert Challenge entre os participantes W2RC da classe Challenger. O brasileiro ultrapassou Dania Akeel e passou a ocupar o quinto lugar na classificação virtual do BP Ultimate Rally-Raid Portugal.

O piloto do Taurus #303 elevou a fasquia e hoje liderou a classificação W2RC da especial por 1m32s sobre Austin Jones (Can-Am Factory Team). Gastaldi estava no bom caminho para conquistar uma nova vitória na etapa, a juntar às suas vitórias nas etapas 10 e 12 do Dakar.

Guillaume de Mévius voltou a passar pelo km 152 com o tempo mais rápido, 16 segundos à frente de Yazeed Al Rajhi e 22 de Seth Quintero. Os Toyota estavam a arrasar hoje, seguidos pela dupla Mini de Carlos Sainz a 1 minuto e João Ferreira a 1m25s. Lucas Moraes era sexto a 1m35s.

Nasser Al Attiyah estava preso no marasmo a 2m57s. João Ferreira estava apenas 3m07s atrás do catari na classificação virtual. João Ferreira só conseguiu reduzir esta diferença em 3 segundos ao quilómetro 186.

O irmão mais velho de Guillaume de Mévius também estava a manter a liderança na classe Challenger ao km 152. O belga tinha uma escassa margem de 10 segundos sobre o seu companheiro de equipa no G Rally Team, Luís Portela Morais. Marcelo Gastaldi estava 1m28s abaixo. Gregoire de Mévius, o antigo piloto de rali e rally-raid e patriarca da família, deve estar a apreciar o espetáculo de Namur.

Gregoire de Mevius participou no Dakar sete vezes entre 1999 e 2007, com o oitavo lugar em 2001 como o seu melhor resultado. Juntou-se a Jean-Marc Fortin para lançar a Overdrive Racing, a equipa para a qual Guillaume conduz. Os seus rivais estão a descobrir que a cerveja e os waffles não são as únicas coisas boas da Bélgica!

Benoit Fretin e Cédric Duplé são os únicos participantes da Ultimate que correm num carro de duas rodas motrizes. Em janeiro, colocaram o seu Century CR6 no oitavo lugar da sua classe e no 49º lugar da geral. Os dois franceses estão no décimo segundo lugar da geral em Ultimate. O último mês de janeiro foi o seu batismo de fogo no Dakar nesta classe, após a sua estreia nos SSV em 2023.

Yazeed Al Rajhi é um concorrente obstinado. Afinal de contas, há vários anos que cruza espadas com um certo Nasser Al Attiyah! Hoje, porém, está imerso num tipo de batalha diferente contra um adversário muito mais jovem. Al Rajhi ultrapassou Guillaume de Mévius ao quilómetro 186. O saudita tinha 9 segundos de vantagem sobre o belga e 16 sobre Quintero, cujo bom desempenho estava a ser ofuscado pelo duelo entre os seus companheiros de equipa da Overdrive Racing. Neste momento, a Toyota e Jean-Marc Fortin estavam a tentar obter uma vitória absoluta para as Hilux. Carlos Sainz e Ferreira (Mini) continuavam no seu encalço, com o espanhol a 49 segundos e o português a 1m34s.

Ao contrário do seu irmão, Ghislain de Mevius estava a ser capaz de manter os seus rivais à distância.

Na verdade, era o seu colega de equipa Luís Portela Morais que começava a perder o fôlego, deixando Marcelo Gastaldi como o seu mais próximo perseguidor a 1m44s.

João Monteiro assumiu a liderança dos SSV ao quilómetro 152 com 8 segundos de vantagem sobre Ricardo Ramilo. O espanhol foi 2 segundos mais rápido no controlo horário anterior. O piloto português da South Racing tinha uma vantagem de mais de 15 minutos na geral, pelo que podia dar-se ao luxo de perder algum tempo, mas não parecia estar com vontade de se render sem dar luta.

Mais informação assim que possível

Resultados Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter destaque
últimas Autosport
newsletter-destaque
últimas Automais
newsletter-destaque
Ativar notificações? Sim Não, obrigado