Rally Raid Portugal, Henk Lategan tem 34s para tentar recuperar: “está tudo em jogo”

Por a 27 Setembro 2025 19:54

O Rally Raid Portugal tem sido um palco de emoções fortes e desempenho excecional, com a consistência e velocidade a serem as marcas dominantes. Henk Lategan, piloto sul-africano da Toyota, demonstrou um arranque fulminante, conquistando a primeira etapa e impondo um ritmo desafiador aos seus concorrentes. A competição viu João Ferreira assumir a dianteira no segundo dia, numa fase menos favorável para Lategan, permitindo que Lucas de Moraes se chegasse à frente. Contudo, com Lategan sempre à espreita, apenas 34 segundos separam os dois pilotos no limiar da última etapa, deixando o desfecho da prova completamente em aberto. Embora a balança penda ligeiramente para o lado do brasileiro, a paridade dos carros augura um derradeiro dia de ataque total e incerteza.

As perspetivas de Henk Lategan na reta final

Numa breve conversa após a etapa, Henk Lategan partilhou as suas impressões sobre a intensidade da prova e os desafios que se avizinham na etapa final.

Uma luta fantástica e amanhã apenas 34 segundos para tentar alcançar. Qual a tua sensação?

Lategan: “Sim, quer dizer, quando olhamos para a corrida antes e vemos que o último dia é um dia curto, pensamos ‘ok, deve ser fácil’, mas desta vez é o mesmo que na África do Sul. Tudo se decide no último dia, por isso, sim, ainda está tudo em jogo e agora com a mudança do tempo e um pouco de chuva na área, pode ser um último dia ‘enorme’ em vez de um realmente pequeno.”

Em 100 quilómetros, sentes que é possível recuperar 34 segundos em condições normais?

Lategan: “Neste jogo, as coisas podem acontecer em qualquer um dos muitos quilómetros que corremos; é preciso estar sempre impecável, e esperar não ter um problema mecânico ou algo assim.”

Como tem sido o evento até agora?

Lategan: “Até agora foi bom, mas é realmente complicado. Contudo, todos os dias podiam ter acontecido coisas que nos tirassem da corrida, como vimos com alguns dos outros pilotos, tipos realmente duros a ter problemas ou avarias no carro. Portanto, sim, tem sido uma corrida muito, muito difícil, para ser honesto. Estas estradas tipo baja são muito, muito estreitas em muitas zonas, e estes carros são muito largos, levamos muita velocidade e pesam muito, por isso é difícil abrandá-los e difícil fazer as curvas. Portanto, sim, tem sido uma semana difícil até agora.”

Estás a perseguir o campeonato com afinco. Estás em segundo lugar e, claro, tentas passar o Nasser Al-Attiyah…

Lategan: “Neste momento, estamos a levar as coisas dia a dia, ainda temos mais um dia para esta corrida. Precisamos de nos manter impecáveis e, depois disso, podemos olhar para trás e ver onde o campeonato se encontra, mas neste momento precisamos de nos focar no trabalho aqui, e isso é passar o dia de amanhã sem problemas.”

E o próximo Dakar, é a tua vez de vencer?

Lategan: “sim, no próximo Dakar, vamos definitivamente tentar. Já nos aproximamos bastante. Temos uma boa equipa e um bom carro a apoiar-nos, por isso vamos definitivamente dar o nosso melhor para tentar…”

A última etapa do Rally Raid Portugal 2025 promete ser um teste de nervos e perícia, onde cada segundo será crucial. A incerteza do clima e a natureza traiçoeira dos percursos apenas intensificam a expetativa em torno de um desfecho que pode muito bem ser decidido somente em cima da meta. A luta pelo campeonato, com Lategan na perseguição a Al-Attiyah, acrescenta uma camada extra de drama a esta temporada, e o Dakar de 2026 já se desenha no horizonte como o próximo grande objetivo para o piloto sul-africano…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado