Rally Raid Portugal, etapa 3: Nasser Al Attiyah triunfa e cimenta liderança na geral

Por a 5 Abril 2024 17:02

A dupla Nasser Al Attiyah/Edouard Boulanger (Prodrive Hunter) voltou a vencer uma etapa, consolidando a liderança da classificação geral do Rally Raid Portugal, terceira prova do Campeonato do Mundo Rally-Raid (W2RC), mas ao fim de três dias de prova e de mais de 600 quilómetros cronometrados, a discussão pelos primeiros lugares do bp Ultimate Rally-Raid Portugal continua animada.

Depois de uma etapa-maratona com 742 quilómetros, 282 dos quais disputados ao cronómetro, a dupla Nasser Al-Attiyah/Edouard Boulanger (Prodrive Hunter) aumentou para 4m39s a liderança entre os carros.

O piloto e navegador do BRX Prodrive Hunter aproveitaram as complicações sentidas por Yazeed Al Rajhi/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) e Lucas Moraes/Armand Monleon (Toyota Gr DKR Hilux), duas duplas que começaram o dia de hoje a lutar pelos melhores tempos, para passar para a frente da classificação da etapa à passagem pelo ponto de cronometragem ao quilómetro 234. 

O piloto do Qatar repetiu a vitória da véspera, ganhou cinco pontos adicionais no W2RC e beneficiou da queda na classificação do seu rival mais próximo, Yazeed Al-Rajhi (Toyota), que sofreu um aparatoso capotanço e foi relegado para o nono lugar da geral.

No final dos 388 km cronometrados, a dupla do Can Am Maverick, Rokas Baciuska e Vidal Oriol, bateram Lucas Moraes, Carlos Sainz e João Ferreira, terminando com o segundo melhor tempo do dia, a 1:45s de Nasser Al Attiyah. O piloto brasileiro foi quarto classificado (+1:49s). Uma das boas surpresas do dia foram os portugueses Luís Portela Morais, navegado por David Megre, que aos comandos do G Rally OT3 foram os terceiros mais rápidos, com 1:47s de atraso para Nasser Al Attiyah.

A dupla João Ferreira/Filipe Palmeiro (Mini) voltou a estar em excelente plano, ao estabelecer o quinto melhor tempo do dia sendo agora o segundo classificado da geral, a 4m39s de Al-Attiyah, já que Carlos Sainz foi penalizado dois minutos. Para além de ter terminado a etapa sem capot, ainda sofreu uma penalização de 2m10 que o relegou para a quarta posição da geral. “Foi um dia muito difícil. Ficámos sem limpa para-brisas e não conseguia ver nada”, disse o espanhol, líder do W2RC após a vitória no último Dakar.

Enquanto isso, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Mini John Cooper Works Rally Plus) estiveram sempre entre os mais rápidos da etapa, terminando o dia com 2:07s de diferença para Al Attiyah e Boulanger, tendo sido a dupla penalizada com vinte segundos adicionados ao seu tempo, retirando desta forma o terceiro posto da classificação no final do dia. O piloto luso foi sancionado por excesso de velocidade depois de ter sido apanhado a conduzir a 171 km/h, baixando para o quinto posto depois da chegada de Rokas Baciuska e de Luís Portela Morais, mas ao mesmo tempo, beneficiando da penalização tardia de Carlos Sainz, que atirou o espanhol para sexto da etapa.

Rokas Baciuška foi um dos heróis do dia. O lituano foi o segundo mais rápido da etapa e ascendeu ao quinto lugar da classificação geral, mas mais importante do que isso, subiu à liderança da categoria Challenger. O piloto do Can-Am também ganhou quatro pontos de bónus no W2RC pelo seu desempenho na etapa de hoje.

Luís Portela Morais (G Rally Team) foi o terceiro mais rápido do dia, mas o piloto português admitiu no final: “Não sei se não vou sofrer uma penalização por excesso de velocidade numa zona controlada, vamos ver. Globalmente a etapa correu muito bem, dura mas divertida”.

O brasileiro Lucas Moraes (Toyota) chegou a liderar a etapa, mas “um furo a 60 km do final fez-nos perder preciosos minutos. Estávamos a atacar, porque para acompanhar o Nasser temos mesmo de atacar, mas nem sequer sei onde é que furei”. Mesmo assim, subiu ao terceiro lugar da geral.

Armindo Araújo também esteve a um bom nível, subindo para sétimo da classificação geral – segundo entre os Challenger, embora a 6m07s de Baciuška.

Quanto aos mais azarados do dia… Sébastien Loeb (Taurus), perdeu quase uma hora devido a problemas mecânicos; João Dias (Can-Am) foi relegado para o 38º lugar; Guerlain Chicherit (Toyota) desistiu pelo segundo dia consecutivo, terminando assim a sua aventura na prova do ACP; Cristina Gutiérrez (Taurus) e Miguel Barbosa (Taurus) também já não regressam à estrada; Vaidotas Zala e o português Paulo Fiúza (Mini) pararam a 18 km do final, devido a problemas de motor; e também o líder da categoria SSV do W2RC, Yasir Seaidan, foi obrigado a desistir no início da etapa.

A etapa 3 ligou Grândola a Badajoz, com percursos separados para os concorrentes FIM e FIA. Foi a mais longa etapa do Rally Raid Portugal, com 388 km cronometrados e passagem pelas regiões do Ribatejo, Alto Alentejo e Estremadura espanhola.

Após o triunfo de ontem, Nasser Al Attiyah estava hoje na defesa da sua liderança, ao mesmo tempo que João Ferreira estava a 2:32s do primeiro classificado e a 2:12s de Yazeed Al Rajhi e a escassos 2 segundos de Carlos Sainz. Lucas Moraes fechava o top 5, a 3:10s do líder. 

Lucas Moraes, que partiu da sexta posição na especial, registou o melhor tempo no ponto de cronometragem ao 34 km, 10 segundos mais rápido do que Nasser Al Attiyah. Ainda naquele ponto, a dupla Marcos Baumgart/Kleber Cinea (Prodrive Hunter) passou com o mesmo tempo que Yazeed Al Rajhi e João Ferreira.

Ainda antes, Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Mini John Cooper Works Rally Plus) pararam ao quilómetro 18 com problemas de motor. 

Aos 73 quilómetros da especial, Lucas Moraes voltou a passar pelo controlo horário com o melhor tempo, 10 segundos à frente de Yazeed Al Rajhi, 44s de João Ferreira e, mais importante, 59s de Nasser Al Attiyah. Desta forma, Al Rajhi estava a ganhar 49 segundos a Al Attiyah, com o saudita, virtualmente, na frente da prova com 29 segundos de vantagem sobre o seu adversário. 

Yazeed Al Rajhi voltou a passar ao quilómetro 107 com o tempo mais rápido, com Lucas Moraes a 9s, João Ferreira a 47s, Nasser Al Attiyah a 1:24s e Carlos Sainz a 2:42s. O saudita passava a ter  1:04s sobre o piloto catari na classificação virtual. No entanto, havia ainda muitos quilómetros pela frente. 

E depois de ter estado a disputar a liderança da especial com Lucas Moraes e que chegou a assumir a liderança da geral, Yazeed Al Rajhi teve de parar durante quase 20 minutos ao km 157, passando pelo ponto aos 173 km com uma desvantagem de 19:34s para o novo líder da etapa, Lucas Moraes, que passava a ter 32 segundos de vantagem sobre João Ferreira e 43 sobre Nasser Al Attiyah. Com isso, Al Attiyah voltava à liderança virtual da classificação geral, com 2:21s de vantagem sobre o português e 2:27s sobre o brasileiro.

Lucas Moraes voltou a ser o homem mais rápido na passagem aos 205 km, mas Nasser Al Attiyah tinha encurtado a margem, sendo já uma ameaça e estando na luta pela vitória na etapa. João Ferreira mantinha-se como um dos mais rápidos do dia, passando a ter uma diferença de 1:12s para Moraes.

Este viria a perder a liderança virtual da etapa, quando ao quilómetro 234 Nasser Al Attiyah passou com um segundo a separá-lo do barsileiro. João Ferreira tinha agora a 1:24s para o saudita e Carlos Sainz 2:45s. Desta forma, Al Attiyah estava a liderar a etapa e a classificação geral.

Com o passar do dia e os pilotos a percorrerem os últimos quilómetros da etapa, Lucas Moraes perdeu o contacto com Nasser Al Attiyah. No último ponto de cronometragem antes do final do dia, o saudita tinha 1:44s de diferença para João Ferreira e 2:03s para Carlos Sainz, com o piloto brasileiro a baixar para quarto posto da classificação da etapa. Desta forma, Al Attiyah ganhava uma margem mais confortável na classificação virtual, com Ferreira a 4:16s e Sainz a 5:45s.

Mesmo assim, e devido a uma penalização de 20 segundos, João Ferreira viu escapar-se o terceiro lugar na etapa e na classificação geral entre os autos, terminando o dia com uma margem de 2:07s e no quinto posto, tendo à sua frente o Lucas Moraes. Com Rokas Baciuska a tirar um coelho da cartola e a surgir no segundo posto da etapa de hoje, assim como a dupla lusa Luís Portela Morais/David Megre (G Rally Ot3), que chegou a Badajoz com o terceiro melhor registo, a 1:47s do vencedor.

Carlos Sainz, que tinha sido dado como o terceiro mais rápido da etapa, foi penalizado em 02:10s, caindo para sexto do dia.

Destaque para mais concorrentes lusos. A dupla Ricardo Porém/Luís Marques (Can Am MMP T3 Rally Raid) terminaram com o décimo melhor tempo (+8:32s), seguindo-se Armindo Araújo/Pedro Ré (Can Am Maverick), com uma diferença de 10.30s para o vencedor da etapa, depois de somado um minuto de penalização.

João Monteiro/Nuno Morais (BRP Can-Am Maverick XRS Turbo RR) conquistaram a vitória pelo terceiro dia consecutivo entre os SSV. Na classificação geral, o português, depois de ter deixado Yasir Seaidan (MMP) para trás no bivouac devido a problemas mecânicos esta manhã, reforçou a sua posição de liderança, com mais de 15 minutos sobre Ricardo Ramilo e mais de 18 minutos sobre Rui Serpa (Santag Racing).

No final da etapa, foi possível perceber que Yazeed Al Rajhi, quando liderava a especial, teve de parar durante cerca de 20 minutos depois da sua Hilux ter capotado antes de ficar de lado. A dupla demorou algum tempo a colocar o carro na estrada para continuar a etapa, mas como há restrições à assistência em Badajoz esta noite, a dupla pode vir a ter problemas durante o dia de amanhã.

Também Sébastien Loeb e o seu navegador Fabian Lurquin tiveram de parar no km 316, com problemas mecânicos no seu Taurus T3 Max.

Guerlain Chicherit/Mathieu Baumel (Toyota Hilux Overdrive) teve de regressar ao bivouac devido a uma avaria mecânica, sendo este o segundo abandono consecutivo do francês no mundial.

Nasser Al Attiyah tem agora uma margem de 4:39s de vantagem sobre João Ferreira na classificação geral, depois da penalização aplicada a Sainz nesta etapa. Tem atrás de si Lucas Moraes (+4:59s), enquanto Carlos Sainz é quarto. Rokas Baciuska é agora o melhor entre os Challenger, ocupando ainda o quinto posto da geral dos Auto. Armindo Araújo é segundo classificado entre os Challenger, sétimo da geral, atrás de Cristian Baugmart e na frente de Ricardo Porém.

Yazeed Al Rajhi na sua Hilux Overdrive Racing perdeu muitas posições na etapa de hoje, sendo agora nono da geral, a 19:22s de Al Attiyah, enquanto a dupla lusa Francisco Barreto/Carlos Silva (Toyota Hilux) fecham o top 10.

Tempos Completos, AQUI.

Foto: Kin Marcin / Red Bull Content Pool

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado