Quem abre o primeiro champanhe?

Por a 18 Fevereiro 2009 15:15

Organização da Sociedade Artistística Reguenguense, a carismática jornada alentejana será o palco ideal para medir o pulso às ambições de cada um dos candidatos, mais num ano em que se perspectiva uma luta de gigantes entre os dois principais animadores da última época, respectivamente Filipe Campos e Miguel Barbosa, e o mediático Carlos Sousa, de regresso a um circuito que abandonou há já cinco anos e quando celebra 20 anos de carreira.

Salvo qualquer surpresa, e face ao superior potencial das máquinas que tripulam, será deste trio que sairá o novo Campeão Nacional de 2009. Apenas a título de curiosidade, refira-se que os três juntos somam qualquer coisa como nove títulos absolutos e 37 vitórias à geral ao nível do CPTT, oito delas precisamente nesta prova.

Carlos Sousa à descoberta

Único a ostentar quatro vitórias no seu palmarés em Reguengos (2002, 2003, 2005 e 2008), Miguel Barbosa reassume nesta prova o volante do BMW X3 estreado no último Portalegre, apontando o lugar cimeiro como único objectivo a perseguir. Discurso semelhante tem Filipe Campos, o actual Campeão em título, igualmente empenhado em iniciar o ano com o pé direito, num rali em que só venceu por uma vez (2002). A favor do portuense, o facto de já ter oito provas disputadas com o BMW X3.

No plano oposto, Carlos Sousa terá seguramente um arranque de época bem mais difícil. Parado já desde Abril do ano passado, o consagrado piloto de Almada parte aqui à descoberta do Racing Lancer, dizendo-se preparado para qualquer resultado nesta primeira prova. Embora há muito desactualizado da realidade nacional, regressa a um palco onde já venceu por três ocasiões (1997, 1998 e 2000) e sempre num Mitsubishi.

Outsiders à espreita

À espreita de qualquer deslize dos principais favoritos, a segunda linha de potenciais candidatos é encabeçada por Pedro Grancha e Miguel Farrajota, respectivamente terceiro e quarto classificados do último campeonato. Campeão Nacional em 2006, o piloto de Cascais quer imiscuir-se na luta pelos lugares cimeiros, procurando tirar o melhor partido da evolução de motor da Navara Off Road.

Principal revelação da última época, por quatro vezes subindo ao pódio, Farrajota é outro dos nomes a ter em conta no fiável DePieres Proto Rav4. Igualmente do Algarve vem Paulo Martins, de regresso ao plano nacional para evoluir a sua antiga e potente Nissan Navara.

Embora amputada de nomes como João Ramos, Pedro Gameiro, Rui Sousa, Ricardo Leal dos Santos, Ewdgar Condenso ou Fernando André, esta segunda linha é ainda reforçada por Bernardo Moniz da Maia (no outro BMW X3), o sempre rápido André Amaral (Proto DP04), o regular José Diniz Lucas (Pajero DiD), o internacional Lino Carapeta (Bowler Wildcat) e o veterano José Gameiro (Navara Off Road). De resto, nota ainda para o facto de Rui Costa trocar o Mégane Proto por um mais competitivo Mitsubishi Pajero do Agrupamento T1.

Campeão ausente no T2

Ao nível do Agrupamento T2, a principal nota vai para a ausência do seu actual Campeão em título, Nelson Clemente, passando a sua antiga Nissan Pathfinder para Jorge Plácido, este ano a assumir uma formal candidatura ao título. Fiel ao Mitsubishi Pajero que estreou no último ano, Pedro Silva Nunes perfila-se como um dos seus mais sérios opositores. De resto, além de Mário Dinis Lucas (Pajero DiD), reforçam ainda este agrupamento o regressado Adélio Machado (Toyota Land Cruiser) e a promessa Nuno Matos, o Bicampeão Nacional de T8 que este ano dá o salto para a competitiva Isuzu D-Max com que Rui Sousa venceu a categoria na Taça FIA de Bajas. A Prolama inscreve ainda Afonso Baptista com uma Isuzu Rodeo. Uma palavra ainda para o regresso de Fernando Barreiros numa Navara do antigo Challenge Nissan.

Onze aspirantes ao T8

De resto, animação garantida na muito concorrida categoria T8 (11 equipas à partida). Vencedor desta prova no ano passado, João Belo regressa à competição num Nissan Terrano II preparado pela Prolama, tendo à partida garantido um programa de cinco a seis provas. Sem conseguir um projecto mais ambicioso ao nível do Agrupamento T1, José Camilo Martins aposta em 2009 neste agrupamento, tentando valer-se da sua extrema regularidade para se impor a toda a concorrência na sua Nissan Navara. Exclusivo de Nissan e Mitsubishi, a lista de potenciais candidatos à sucessão de Nuno Matos junta ainda nomes como Henrique Marques, Gustavo Morais, Leontino “Tibi”, Eduardo Antunes e os repetentes Virgílio Valadas, Henrique Menezes e José Manuel Barreto.

Referência final para o início da segunda edição do Desafio Elf/Mazda, para já com uma lista de apenas seis equipas e que é naturalmente liderada pelo seu último vencedor, Bruno Oliveira. A principal oposição promete vir de João Marques, Manuel Pedro Rosa, António Teixeira, Filipe Marques e do jovem João Pedro Rodrigues Pais.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado