Primeira corrida da história do Extreme E é esta semana | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Primeira corrida da história do Extreme E é esta semana

José Luis Abreu by José Luis Abreu
4 Abril, 2021
in Extreme E, TT
A A
Primeira corrida da história do Extreme E é esta semana

Share on FacebookShare on Twitter

A Arábia Saudita vai acolher a primeira corrida da história do Extreme E, o Desert X Prix, que se realiza nos dias 3 e 4 de Abril, no deslumbrante destino de AlUla. O Extreme E é uma série de corridas lançada para mostrar a capacidade da tecnologia amiga do ambiente para levar os automóveis aos terrenos mais desafiantes do mundo. A primeira corrida é em AlUla, e tem como objetivo lançar luz sobre as ameaças apresentadas pela desertificação.


A corrida de AlUla será a primeira de sempre do Extreme E, e conta com pilotos de nomeada, incluindo Jenson Button e Carlos Sainz entre vários concorrentes masculinos e femininos de classe mundial.
O principal objectivo do Extreme E é destacar os desafios das alterações climáticas enfrentados por diferentes ecossistemas em todo o mundo, ao mesmo tempo que mostra o desempenho dos SUV eléctricos em condições extremas.
O impacto das alterações climáticas, como o aumento das temperaturas e períodos de seca mais frequentes e longos, juntamente com ações humanas como a desflorestação, o sobre pastoreio, o uso insustentável da água e as práticas agrícolas, contribuem para a degradação dos ambientes e da produtividade. A isto chama-se desertificação. Cerca de 12 milhões de hectares de terra produtiva tornam-se estéreis todos os anos em resultado da desertificação e da seca.
Durante as próximas décadas, prevê-se que a disponibilidade média de água em algumas regiões diminua em 10 a 30 por cento, o que significa que 2,4 mil milhões de pessoas em todo o mundo viverão em áreas sujeitas a períodos de intensa escassez de água, obrigando a deslocar cerca de 700 milhões de pessoas.


Os desafios exacerbados pelas alterações climáticas no deserto incluem a escassez de água e potencialmente centenas de milhões de refugiados climáticos.
Os desertos são regiões em que mais água evapora do solo, em comparação com a que é substituída pela precipitação.
Caracterizam-se por condições extremamente duras, água escassa e paisagens áridas. Longe de serem zonas de desperdício, os desertos são ecossistemas biologicamente ricos, com uma vasta gama de plantas e animais adaptados às suas condições duras.
Como parte dos compromissos estabelecidos pela Saudi Vision 2030, o país procurará salvaguardar o seu ambiente, aumentando a eficiência da gestão de resíduos, estabelecendo projectos de reciclagem abrangentes, reduzindo todos os tipos de poluição e combatendo a desertificação. O país pretende promover a utilização óptima dos recursos hídricos através da redução do consumo e da utilização de água tratada e renovável.

Artigos relacionados

Mitchel van den Brink conquista vitória confortável na 13ª Baja da Grécia

Mitchel van den Brink conquista vitória confortável na 13ª Baja da Grécia

8 Junho, 2026
Fernando Barreiros conquista vitória na Categoria Stock na Baja da Grécia

Fernando Barreiros conquista vitória na Categoria Stock na Baja da Grécia

7 Junho, 2026

Nove Equipas Iniciam a temporada

Três campeões mundiais de Fórmula 1 vão entrar na competição com as suas próprias equipas. Esta é a primeira competição com representação de género igual no cockpit. São estas as equipas e pilotos que irão levar os SUV eléctricos aos cantos mais remotos do mundo.

Equipa JBXE: Jenson Button e Mikaela Åhlin-Kottulinsky
O próprio Jenson Button irá assumir o comando do ODYSSEY 21 para a equipa JBXE. A par do antigo campeão mundial de Fórmula 1, será o piloto de testes Continental e embaixadora da marca Mikaela Åhlin-Kottulinsky. Nos últimos anos, a piloto sueca tem competido com sucesso na Scirocco R-Cup Alemanha e no rallycross. Em 2015, participou na recém-criada Audi Sport TT Cup. Começou na classificação júnior do ADAC GT Masters em 2016 e na Audi Sport Racing Academy em 2017, antes de mudar para o Scandinavian Touring Car Championship em 2018, onde fez história como a primeira e única mulher a ganhar corridas nessa série.

Rosberg X Racing team: Johan Kristoffersson e Molly Taylor
A equipa Rosberg X Racing de Nico Rosberg é composta pelo tricampeão mundial de rallycross Johan Kristoffersson e Molly Taylor. A australiana de 32 anos é atualmente a única mulher a ter ganho o título no campeonato nacional de ralis da Austrália. Aos 28 anos de idade, ela foi não só a primeira campeã feminina, mas também a mais jovem campeã na história do Campeonato Australiano de Rali.

Equipa X44: Sébastien Loeb e Cristina Gutiérrez
A equipa X44 de Lewis Hamilton é constituída por Sébastien Loeb e Cristina Gutiérrez. Sébastien Loeb fez a sua estreia no Campeonato do Mundo de Ralis de 1999, alcançou nove títulos do Campeonato do Mundo, 79 vitórias no Campeonato do Mundo de Ralis, e somou mais de 1.600 pontos no Campeonato do Mundo, tornando-o o piloto de ralis mais bem sucedido da história. Cristina Gutiérrez tem marcado presença no Dakar nos últimos cinco anos – e cruzou sempre a linha de chegada. Em 2017, terminou a sua corrida de estreia em quinto lugar na classificação de estreantes e foi também a primeira espanhola a terminar o Rali Dakar na categoria de carros. Em 2021, ela tornou-se a segunda mulher na história do Rally Dakar a ganhar uma etapa.

Veloce Racing team: Stéphane Sarrazin e Jamie Chadwick
Stéphane Sarrazin e Jamie Chadwick vão correr pela equipa Veloce Racing, que foi co-fundada pelo atual campeão da Fórmula E, Jean-Éric Vergne. O francês é um piloto de corridas versátil com experiência como piloto de testes de Fórmula 1 e experiência em corridas de GT, ralis e endurance. É um dos pioneiros envolvidos na Fórmula E, logo desde o início. A piloto de corridas britânica, Jamie Chadwick é uma piloto de desenvolvimento da Williams na Fórmula 1. Ganhou o MRF Challenge Formula 2000 em 2019 e é a atual detentora do título das W-Series.
A Veloce Racing também tem uma ligação sul-africana, já que o bicampeão sul-africano da Série Cross Country (SACCS), Lance Woolridge, foi recrutado para a equipa como piloto reserva – fazendo dele o único piloto sul-africano envolvido na série. Woolridge estará presente em todas as corridas no seu papel de apoio, contribuindo com a sua valiosa experiência de cross country para os pilotos e a equipa técnica.

Equipa Chip Ganassi Racing: Kyle LeDuc e Sarah Price
Kyle LeDuc e Sarah Price estão a conduzir para a equipa conhecida da IndyCar, que se juntar ao GMC HUMMER EV na Extreme E. A americana Kyle LeDuc tem experiência off-road e é a atual Campeã do Pro-4 e Campeã do Mundo (COR). Desde 2008, ganhou sete campeonatos Pro-4 na Lucas Oil Offroad Racing Series (LOORRS), alcançou um total de três vitórias na LOORRS Challenge Cup, dois Campeonatos do Mundo Pro-4, e foi duas vezes Piloto do Ano da LOORRS. Também competiu em várias corridas do Troféu Truck com grande sucesso e ganhou o Baja 1000 em 2016.
Sarah Price é a 19 vezes vencedora da corridas do Campeonato de Motocross dos EUA e a primeira mulher ali apoiada pela fábrica, a Kawasaki. Ela também ganhou medalhas em motocross nos X-Games, que é o maior evento de desportos radicais nos EUA. Competiu no Campeonato de Terracross e no Campeonato de Super Camiões dos EUA.

Andretti United Extreme E team: Timmy Hansen e Catie Munnings
Andretti Autosport e a equipa United Autosports juntaram-se para formar uma equipa conjunta para o Extreme E. Como pilotos de Fórmula E desde o início, os americanos têm muita experiência no desporto motorizado elétrico e podem também tirar partido da experiência de todo-o-terreno do Campeonato Americano de Rally Cross. A United Autosports competiu recentemente no Mundial de Endurance, na ELMS e na Michelin Le Mans Cup.
Timmy Hansen e Catie Munnings estarão no cockpit do ODYSSEY 21 para Andretti United Extreme E. O sueco Timmy Hansen é o atual campeão mundial de Rallycross da FIA. Catie Munnings é uma piloto britânica de ralis que, em 2016, ganhou o Troféu de Senhoras do Campeonato Europeu de Ralis da FIA. Em 2018, ficou em segundo lugar na geral com quatro vitórias. Em 2019, venceu a categoria de Senhoras no Rali Liepaja.

A equipa Hispano Suiza Xite Energy: Oliver Bennett e Christine Giampaoli Zonca
Hispano Suiza é um fabricante espanhol de automóveis. O patrocinador principal da equipa é o fabricante britânico de bebidas energéticas Xite Energy. Oliver Bennett e Christine Giampaoli Zonca estão a conduzir para a equipa. O piloto britânico Oliver Bennett fez a sua estreia no Campeonato Britânico de Rallycross de 2016 e compete no Campeonato Mundial de Rallycross (WRX) desde 2017. Christina Giampaoli Zonca é uma piloto de rali com uma herança italo-canária; fez a sua estreia no Campeonato do Mundo de Ralis de 2016 (WRC). No mesmo ano, ela ganhou a categoria feminina do Campeonato Espanhol de Ralis de Cascalho. Tem participado em corridas off-road nos EUA e México desde 2017, alcançando o terceiro lugar na categoria T2 no Rali da Andaluzia, no ano passado.

Acciona | Equipa Sainz XE: Carlos Sainz e Laia Sanz
A equipa de Carlos Sainz é parceira da empresa espanhola QEV Technologies. QEV é especializada em temas de desenvolvimento em mobilidade eléctrica, em particular accionamentos eléctricos para hipercarros, autocarros e desportos motorizados. A QEV tem uma ligação à Fórmula E desde o final de 2014 graças à sua filial, Campos Racing. Sainz foi duas vezes Campeão do Mundo de Ralis, quatro vezes vice-campeão do Mundo e quatro vezes vencedor do Rally Dakar. Ele próprio guia pela Acciona|Sainz XE, que co-fundou. Laia Sanz vai conduzir em conjunto com Sainz. Ela detém mais de 30 títulos de campeã em várias provas internacionais, enduro e cross-country, é cinco vezes vencedora do Mundial de Enduro Feminino, e dez vezes vencedora do Rally Dakar na classe Feminina.

Equipa ABT CUPRA XE: Mattias Ekström e Claudia Hürtgen
ABT Cupra XE é a segunda equipa alemã a competir. ABT Sportsline é uma das mais bem sucedidas equipas alemãs de desporto automóvel, tem experiência na Fórmula E e ganhou títulos na Super Touring Car Cup, no DTM e no ADAC GT Masters, três das mais importantes séries de corridas alemãs dos últimos anos. Mattias Ekström e Claudia Hürtgen estarão no cockpit do ODYSSEY 21. O sueco Mattias Ekström conduz para a ABT Sportsline no DTM há já 17 anos. Já ganhou duas vezes o título de pilotos. Juntamente com a sua própria equipa EKS, competiu com sucesso no Mundial de RallyCross. Em 2016, tornou-se Campeão do Mundo. Desde 2019, tem vindo a trabalhar como embaixador juntamente com a marca espanhola CUPRA no seu futuro elétrico nas pistas.
Tal como Mattias Ekström, Claudia Hürtgen tem muitos anos de experiência no desporto automóvel. Com êxitos em várias séries de carros de turismo e desportivos, bem como aparições em várias corridas de endurance, a piloto alemã é uma das mais bem sucedidas da Europa. Hürtgen chegou recentemente à ADAC GT4 Alemanha e, pela 15ª vez no total, nas 24 Horas de Nürburgring.

A igualdade de representação de género nas equipas, cada uma com um piloto masculino e uma piloto feminina, é única no desporto motorizado e faz parte do conceito da série de corridas Extreme E. Ambos farão turnos ao volante, com os tempos acumulados a ser somados.
Todas as equipas iniciarão as corridas com equipamento técnico idêntico: um SUV, o ODYSSEY 21 e pneus de corrida CrossContact Extreme E de 37 polegadas especialmente desenvolvidos pela Continental.

José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Mitchel van den Brink conquista vitória confortável na 13ª Baja da Grécia
Newsletter

Mitchel van den Brink conquista vitória confortável na 13ª Baja da Grécia

by José Luis Abreu
8 Junho, 2026
Fernando Barreiros conquista vitória na Categoria Stock na Baja da Grécia
TT

Fernando Barreiros conquista vitória na Categoria Stock na Baja da Grécia

by José Luis Abreu
7 Junho, 2026
Next Post
WEC: O impacto da chegada do Ferrari LMH

WEC: O impacto da chegada do Ferrari LMH

Quer ser dono de uma marca de carros desportivos? Está uma à venda por menos de 600 mil euros

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
WEC: Vector abandona programa da Isotta Fraschini, Duqueine entra em cena

Tipo 6 LMH-C pode regressar com a High Class Racing

10 Junho, 2026
24h Le Mans: Os Portugueses

24h Le Mans: Os Portugueses

10 Junho, 2026
24h le Mans: Ferrari quer chegar ao quarto triunfo consecutivo

24h le Mans: Ferrari quer chegar ao quarto triunfo consecutivo

10 Junho, 2026

F1: Aston Martin com grande pacote de melhorias à vista

10 Junho, 2026
GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

251
GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

196
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright