Portugueses cautelosos a abrir o Rali da Sardenha

Por a 8 Junho 2014 23:18

Paulo Goncalves (5º), Hélder Rodrigues (9º), Ruben Faria (13º) Mário Patrão (14º) e David Megre (15º) são os cinco portugueses presentes no Rali da Sardenha TT.

“Tal como se previa todos os pilotos iniciaram este rali com um ritmo muito forte. As especiais tinham muita navegação, uma característica deste rali. Não perdi muito tempo para o primeiro e tudo está em aberto para os próximo dias em que o meu objetivo é lutar pelos lugares da frente ” salientou Hélder Rodrigues. Já Ruben Faria optou por não correr riscos. Começou a prova de forma cautelosa, ganhando ritmo com o acumular dos quilómetros e acima de tudo com o objectivo de não cometer erros de navegação que o colocassem desde logo longe dos seus principais adversários. A prova europeia do campeonato é desde sempre conhecida por ser bastante técnica e muito exigente do ponto de vista de percursos e navegação, sendo mais um rally de enduro que um rally convencional semelhante aos africanos ou sul-americanos. No final do dia a 13ª posição em termos de classificação geral espelhou um dia de abertura sem riscos para o piloto algarvio: “Não quis cometer exageros. Tivemos duas especiais muito curtas e qualquer erro de navegação ou condução poderia colocar em risco o resultado final. As chuvas de inverno deixaram os percursos muito degradados em algumas zonas e face a essas dificuldades não quis arriscar uma queda ou um problema com a moto, optei por seguir uma toada cautelosa até porque este foi apenas o aperitivo do que será esta Sardegna Rally Race.”

No dia de hoje os pilotos enfrentaram primeiro uma especial com 47 quilómetros, na qual Ruben Faria foi 11º, para na segunda especial do dia, com 74 quilómetros, o piloto de Olhão ser 13º, posição que passou a ocupar na classificação geral com pouco menos de nove minutos de diferença para o líder da prova, o seu colega de equipa Marc Coma: “Amanhã temos uma especial longa, com quase 200 quilómetros e nestas condições pode causar bastantes alterações na classificação. Por isso não estou muito preocupado nem pressionado para atacar, fiz um dia calmo e seguro e amanhã verei como está o piso para desenhar a minha toada. Mas como sempre prevê-se uma prova exigente.”

Megre a aprender na Sardenha

A fazer a sua estreia no Sardegna Rally Race, David Megre enfrentou hoje o segundo dia de competição, depois de no prólogo ter sido o 15º classificado entre os 69 pilotos que marcam presença nesta quarta prova do campeonato do mundo de Cross-Country e Rally. Aos comandos da sua KTM 450 o piloto de Coruche é um dos estreantes na prova e cumpre também a sua primeira participação numa etapa do campeonato do mundo. Entre os melhores da especialidade David Megre procura acima de tudo aprender, em especial a navegação, sempre exigente na Sardenha, e essencial para todos os que procuram carreira nas maratonas ou provas do campeonato do mundo, sem esquecer naturalmente a prova que todos os pilotos sonham…o Dakar. “No final deste primeiro dia de competição estou muito satisfeito. Tudo isto é novo para mim e estou a conseguir adaptar-me muito bem à utilização do ‘road-book’. Hoje fizemos duas especiais, muito técnicas e com um piso bastante complicado e consegui não me perder. Tenho que começar a navegar e conseguir andar mais rápido ao mesmo tempo, mas estou aqui para aprender e isso estou a conseguir. A evolução surge com os quilómetros e a experiência.”

No final deste primeiro dia de prova o piloto ribatejano está na 15ª posição, mostrando mais uma vez que Portugal é mesmo um país de excelência no que diz respeito a pilotos da especialidade, já que juntamente com David Megre estão outros quatro pilotos lusos, todos eles com provas dadas no campeonato do mundo e aos quais Megre se pretende juntar num futuro próximo com mais regularidade.

Classificação

1 Marc Coma 2:26’39 ESP KTM KTM Red Bull Rally Factory

2 Alessandro Botturi +0’24 ITA SPEEDBRAIN Team Speedbrain

3 Armand Monleón +1’10 ESP KTM KTM Marc Coma Junior Team

4 Gerard Farrés +1’22 ESP GAS GAS Gas Gas JVO Team

5 Paulo Goncalves +1’23 PRT HONDA TEAM HRC

6 Jordi Viladoms +2’20 ESP KTM KTM Red Bull Rally Factory

7 Andrea Mancini +2’33 ITA BETA Team Dirt Racing Beta

8 Joan Barreda +3’31 ESP HONDA TEAM HRC

9 Helder Rodrigues +3’45 PRT HONDA TEAM HRC

10 Olivier Pain +5’14 FRA YAMAHA Yamaha Racing

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado