Paulo Gonçalves cai para quarto

Por a 10 Junho 2014 22:52

Num dia complicado devido à navegação e às muitas armadilhas do traçado, o vencedor da tirada foi o italiano Alessandro Botturi (Husqvarna), com o melhor português na tirada a ser Hélder Rodrigues (Honda), em quarto. Ruben Faria (KTM) foi sexto na frente de Paulo Gonçalves (Honda). Mário Patrão (Suzuki) foi 11º Abrantes e David Megre (KTM), 15º. Desta forma, na geral, Paulo Gonçalves perde a liderança e cai para quarto, passando a líder Alessandro Botturi. Hélder Rodrigues é quinto, Ruben Faria, 10º, Mário Patrão, 11º e David Megre , 15º.

Paulo Gonçalves perdeu hoje a liderança do Rali da Sardenha depois de uma queda e consecutiva falta de travão dianteiro terem-no levado a perder cerca de quinze minutos para a frente da corrida. O piloto de Esposende, Campeão do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno em 2013,

acabou por ter de seguir até ao final da tirada numa toada calma e defensiva, sendo esta uma etapa “maratona” e sem direito a qualquer assistência mecânica à chegada a San Leonardo.

Como consequência, Paulo Gonçalves acabou por descer ao quarto posto da classificação geral, agora a 15m41s do líder italiano Alessandro Botturi. “Hoje foi um dia difícil aqui na Sardenha. Tudo estava a correr bem, entrei determinado a manter a liderança, mas acabei por ter problemas com o meu travão da frente e fui forçado a abrandar o ritmo até ao final. Esta é uma etapa “maratona”, sem assistência, vamos ver o que será possível fazer amanhã. Nada está perdido, estamos na luta e isso é o mais importante”, salientou Paulo “Speedy” Gonçalves.

Já para o seu colega de equipa, Hálder Rodrigues: “Foi uma etapa muito complicada devido à navegação, especialmente durante a segunda metade do dia. Foi difícil e exigente, mas senti-me melhor precisamente durante essa segunda especial. Durante a corrida é necessário estarmos muito concentrados para evitar cometer erros que nos vão fazer perder tempo. Ainda temos mais dois dias pela frente para continuar a melhorar a nossa classificação”, referiu Hélder Rodrigues à chegada a San Leonardo.

Ruben Faria voltou a debater-se com um percurso muito exigente, mais ao gosto dos pilotos de enduro e menos confortável para os mais aptos ás provas típicas de rally-raid: “A Sardenha nunca foi mesmo a minha prova de eleição e novamente isso está claro. O percurso com muita pedra e endurista não é do meu agrado e com tanta navegação para fazer acabo por nunca conseguir imprimir a minha rapidez habitual. Por isso, e tal como aconteceu nos dias anteriores, não quero correr riscos desnecessários pois qualquer erro de navegação pode ser muito prejudicial em termos de classificação final.”

Na primeira especial deste terceiro dia de competição Ruben Faria foi o décimo na classificação, para na segunda especial do dia, a mais longa, conseguir o sexto melhor tempo ascendendo ao décimo posto da classificação geral a pouco mais de 30 minutos do líder. Num dia marcado por alguns erros de navegação e problemas técnicos no grupo da frente Faria conseguiu assim uma prestação final que o deixou satisfeito: “Problemas todos podemos ter. No primeiro dia fiquei sem travão traseiro na minha moto depois de um raio se ter soltado da moto e ter ficado preso na bomba de travão…são coisas que podem acontecer e nestas pistas com tanta pedra qualquer toque mais violento pode deixar a moto afetada. A navegação é complicada para todos e os erros acabam por surgir nas zonas mais fechadas e com muitos cruzamentos. Foi isso que procurei evitar ao longo do dia e acabei por tirar dividendos disso, ao mesmo tempo que não quis ‘castigar’ muito a moto pois esta é uma etapa maratona.”

Por ser uma etapa maratona os pilotos não têm esta noite a presença das equipas técnicas no acampamento, terão que ser os próprios a fazer a manutenção das suas motos com meios mais reduzidos do que é habitual, o que pode deixar alguns em dificuldades no dia de amanhã, que vai levar a caravana até São Leonardo no fecho do penúltimo dia deste Sardegna Rally Race. Amanhã, com partida de San Leonardo e chegada a San Teodoro, disputa-se a terceira etapa, com 320 quilómetros de extensão e dois sectores selectivos de 56 e 60 km respetivamente.

Classificação após etapa 3

1º Alessandro Botturi Husqvarna 9:53:45

2º Marc Coma 2 Ktm +6:00

3º Gerard Farres Rfme Esp C1 3 Gas Gas +9:52

4º Paulo Goncalves Paulo Fmp Por C1 4 Honda +15:41

5º Hélder Rodrigues Honda +16:18

6º Andrea Mancini Beta +19:09

7º Oliveir Pain Yamaha +20:12

8º Armand Monleon Hernadez Ktm +23:14

9º Joan Barreda Honda +24:55

10º Ruben Faria Ruben Fmp Por C1 10 Ktm +30:47

11º Mário Patrão Suzuki +37:03

15º David Megre Ktm +1:26:43

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