Miguel Barbosa confirma hexacampeonato de TT

Por a 8 Setembro 2013 20:03

A desistência de Hélder Oliveira a poucos quilómetros do final da Baja TT Proença Oleiros, aliado a mais uma vitória de Miguel Barbosa, e ao segundo lugar de Pedro Grancha permite concluir que o piloto do Mitsubishi Racing Lancer é uma vez mais campeão de Portugal de Todo o Terreno. A complexa contabilidade, que inclui retirar uma pontuação, resulta no facto de Barbosa poder desde já festejar o título nacional. Mais um, o sexto.

A corrida teve pouca história, já que o piloto de Lisboa cedo se destacou. Nuno Matos já ontem tinha dito adeus à luta pela vitória e hoje tanto Pedro Grancha como Hélder Oliveira pouco puderam fazer para contrariar o maior poderio de Barbosa. Desde o início Barbosa foi sempre aumentando a margem para Pedro Grancha, que foi sempre segundo. No final do primeiro SS a diferença entre primeiro e segundo era de 9m10s. Voltou a subir um pouco à tarde, numa altura que Barbosa já controlava o andamento, fugia das armadilhas, chegando ao fim com 10m25s de avanço para Grancha.

Hélder Oliveira teve uma prova mais irregular, já que um problema com um tubo de admissão obrigou-o a parar cerca de seis minutos para resolver o problema. Desceu para décimo, recuperando à tarde, mas a 23 km do fim quando já era terceiro da geral, a quebra de um dos triângulos traseiros da suspensão levou-o ao abandono. No T2, Edgar Condenso venceu com 40 segundos de avanço para Alexandre franco, depois duma prova super equilibrada. Mais informação assim que possível.

Filme da prova

Miguel Barbosa iniciou o seu domínio logo na Super Especial, precisamente o percurso em que se apercebeu de que poucos adversários teria no dia seguinte, já que Hélder Oliveira dava um toque e atrasava-se e Nuno Matos não completava a Super Especial, com um problema de transmissão no Opel Mokka. Ficava para dar luta ao penta-campeão nacional, o BMW de Pedro Grancha, pelo que não foi difícil à equipa do Mitsubishi ir ampliando a sua vantagem nos dois setores seletivos e garantir uma vitória absolutamente merecida.

Na super-especial, também o Evoque Cattiva de Henrique Silva, se atrasava de forma irremediável, o que fazia com que para a oposição a Grancha, restassem apenas o BMW de Oliveira – reparado durante a assistência após a SSS – e ainda a Nissan Off Road de paulo Graça, já que o BMW de André Amaral poucos quilómetros faria no setor – mas o certo é que o fim de semana não iria ser o mais agradável, para o piloto de Barcelos, que acabou por perder cerca de seis minutos logo no início do setor– um cabo solto – e desistiu quase no final do segundo pelo que e a tarefa de Barbosa ficou ainda mais facilitada.

No início do primeiro setor, “Tucha” capota, ao entrar no pó depois de deixar passar o Mokka de Nuno Matos, interrompendo a especial para os que o seguiam e que acabaram por fazer neutralizados, a distância de CPH1 a CPH2, o que alterou de alguma forma a classificação, principalmente entre os T8. No segundo setor tudo mais calmo e a vitória a sorrir a Miguel Barbosa, que assim renova pela sexta vez o seu título absoluto de Todo-o-Terreno com toda a justiça. Por atribuir ficam os títulos de T2 e T8, com Edgar Condenso a reforçar a liderança após triunfar nesta prova e César Sequeira a perder para Bruno Pinhão entre os T8, mas a conseguir mais pontos, que lhe dão um novo alento para o Campeonato. Entre os TT Classic e a Promoção, a vitória foi para Ricardo Nascimento e Paula Fortunato.

 

Motos/Quads e Buggies muito animados

Nas motos o triunfo foi discutido a palmo entre Luis Ferreira e António Maio, com o piloto de Borba a atacar a fundo no prólogo – que ganhou – mas a não conseguir resistir aos ataques de Ferreira, que apenas não passou à frente em CPH 1 no primeiro setor, para depois caminhar de forma irresistível para o triunfo. Debilitado, Mário Patrão não deu a devida luta, ficando em terceiro lugar a mais de cinco minutos do vencedor e à frente de Helder Rodrigues, que perdeu mais de 15 minutos para Ferreira.

No que respeita aos Quads a discussão do triunfo foi entre Roberto Borrego e André Mendes, com o piloto da Yamaha a garantir mais de oito minutos de vantagem sobre o seu adversário e Marco Baltazar a terminar em terceiro a quase 18 minutos do vencedor.

Finalmente nos UTV – Buggies, João Dias e Nuno Passos mantiveram a invencibilidade do prólogo, garantindo a vitória com 1m38 de vantagem sobre Nuno Tavares, colocando-se Roberto Galart e Cristobal Mora no terceiro posto desta categoria que está cada vez mais competitiva.

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