Mário Patrão: “O meu objetivo para este Dakar é um lugar nos 20 primeiros”

Por a 21 Dezembro 2013 21:32

Depois do sexto titulo nacional consecutivo, Mário Patrão pouco ou nada tem a provar em território português e tenta agora dar o ‘salto’ para um lugar de maior destaque no Dakar, imitando o sucesso que Paulo Gonçalves, Hélder Rodrigues e Ruben Faria conseguiram nos Rally Raids.

O piloto de Seia foi uma das agradáveis surpresas do Dakar de 2013, estreando-se na prova com um 30º lugar da geral e terminando a última etapa no quarto posto. Para 2014, Patrão ainda procurou alternativas à sua habitual Suzuki 450 Rally mas cedo percebeu que os budgets necessários seriam incomportáveis. “Vou manter a mesma moto deste ano mas com ligeiras alterações ao nível do motor. Conheço esta moto na perfeição e sinto que poderei compensar alguma falta de velocidade de ponta com a experiência que adquiri na minha estreia no Dakar. Terminei em 30º mas sem o problema numa peça defeituosa que me obrigou a mudar o motor a meio da prova, com a consequente penalização, poderia facilmente ter entrado nos 20 primeiros. Este agora é o meu objetivo para 2014, assim como tentar vencer uma etapa, algo sempre muito difícil para um piloto privado mas que me daria outra projecção para o futuro”, afirmou Patrão.

Depois de uma época onde discutiu intensamente o título nacional com António Maio, e onde a decisão ocorreu apenas na última prova, a Baja de Portalegre, Mário Patrão – que também gere um concessionário em Seia – teve apenas poucas semanas para preparar a sua Suzuki antes do embarque para a Argentina. “Não tenho os meios e o tempo disponível dos pilotos de ponta, mas este ano parto naturalmente com outro conhecimento do que é um Dakar. A navegação será sempre a minha grande dificuldade porque com o campeonato nacional e a preparação da moto, nem sequer tive tempo para ir a Marrocos treinar a navegação. Vou tentar seguir os pilotos mais experientes e conseguir um brilharete numa ou outra etapa”, referiu o piloto da Suzuki. Curiosamente, depois de ter criado um modelo original ao adaptar a sua habitual RMZ 450 de Enduro para o Dakar – já que marca japonesa não está envolvida a nível oficial nos Rally Raids –, em 2014 existirão outros pilotos com Suzuki na América do Sul, como o espanhol Jose Manuel Pellicer que tem o apoio do importador local. Quanto a Mário Patrão, terá assistência da equipa de Bianchi Prata.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado