Juan Cruz Yacopini sagra-se campeão Mundial FIA de Bajas
A Baja do Dubai International foi palco de decisão, coroando o argentino Juan Cruz Yacopini com o título Mundial de Bajas.
Navegado pelo experiente Dani Oliveras e ao volante do Toyota Hilux IMT Evo da SVR, Yacopini realizou uma prova de inteligência e consistência, aproveitando um erro de Seth Quintero — penalizado por excesso de velocidade — para assumir a liderança desde o primeiro setor. A vantagem final, de 1m05, foi suficiente para garantir não apenas a vitória, mas também o quinto máximo de pontos em seis corridas e o estatuto de campeão entre pilotos.
Uma época dominada pela regularidade e espírito de equipa
“Esta foi uma corrida dura para nós,” partilhou Yacopini. “Mantivemos tudo bem limpo. No primeiro dia tentei puxar ao máximo, mas havia um carro à frente. Depois, com a penalização, abrimos a estrada no segundo dia, o que tornou tudo mais difícil, sem linhas na areia. Não foi fácil, mas lutámos desde o início e sabíamos que os carros atrás seriam mais rápidos. Navegação não era complicada, mas tivemos de ser cuidadosos para segurar esta vitória.” O testemunho do piloto argentino revela bem o espírito de resiliência que marcou toda a temporada.
Dani Oliveras, além de se consagrar campeão dos navegadores em 2025, mostrou competência na leitura das dunas do Al-Qudra, onde pilotos de renome mundial — como Seth Quintero e Toby Price, ambos em Toyota — aproveitavam para testar máquinas e afinar estratégias para o Dakar. Esses pilotos, sem inscrição para a FIA Baja Cup, usaram o evento como laboratório competitivo.
Protagonistas, surpresas e a força das equipas SSV
O cenário competitivo foi enriquecido pelo desempenho de Mitchel van den Brink e Bart van Heun, que, aos comandos de um Can-Am Maverick R, reservaram o segundo lugar no mundial e confirmaram a supremacia Can-Am na classificação SSV, juntando este título aos triunfos já conquistados no Qatar. “Foi uma época fantástica e muito consistente para nós. Maximum points na categoria e terminar com esta vitória é especial,” reconheceu van den Brink.
A representação feminina voltou a estar em destaque: Dania Akeel, com Sébastien Delaunay na navegação, somou máximo de pontos e fechou a época como bicampeã da FIA Middle East Baja Cup, acumulando sucesso também na Ultimate class.
Dakar D7x-R estreia-se e reforça inovação
Entre as novidades, a prova marcou a estreia internacional do novo Defender Dakar D7x-R, com Stéphane Peterhansel e Rokas Baciuška a liderarem a experiência na categoria Experimental. Peterhansel surpreendeu ao ser o mais rápido nas duas etapas, sem qualquer problema técnico, e sublinhou: “Foi um fim de semana muito positivo, talvez até acima do esperado.”
Uma Baja repleta de talento e competitividade internacional
Ao todo, a nona edição do evento contou com 40 equipas, incluindo Ultimate, Challenger, SSV e Stock, cada vez mais competitivas e diversas. O ambiente foi de celebração e visibilidade internacional, reforçada pela presença de figuras ilustres: o presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, ministros e autarcas do Dubai, e um apoio organizativo que envolveu as principais entidades locais.
Em resumo, a Dubai International Baja encerrou a temporada mundial de bajas com ação, inovação e consagração. Juan Cruz Yacopini, Dani Oliveras e as restantes equipas mostraram que a competitividade cresce, trazendo novas histórias e protagonistas a um palco que se consolida como referência global no todo-o-terreno.
FOTO FIA
Classificação
- Juan Cruz Yacopini (ARG)/Dani Oliveras (ESP) Toyota Hilux IMT Evo 6hr 04min 32.5sec*
- Seth Quintero (USA)/Andrew Short (USA) Toyota GR Hilux 6hr 05min 38.4sec
- Toby Price (AUS)/Armand Monleón (ESP) Toyota Hilux Evo 6hr 07min 32.6sec
- Martin Prokop (CZE)/Viktor Chytka (CZE) Ford Raptor 6hr 14min 46.0sec
- Mitchel van den Brink (NED)/Bart van Heun (NED) Can-Am Maverick R 6hr 29min 59.2sec*
- Dania Akeel (SAU)/Sébastien Delaunay (FRA) Toyota Hilux Evo 6hr 31min 24.2sec+
- Henk Lategan (RSA)/Brett Cummings (RSA) Can-Am Maverick R 6hr 34min 17.7sec
- Mansour Al-Helai (UAE)/Mohamed Hamri (UAE) Can-Am Maverick R 6hr 34min 47.4sec*
- Erik van Loon (NED)/Wouter Rosegaar (NED) Can-Am Maverick R 6hr 38min 44.4sec*
- David Mabbs (UAE)/David McBride (UAE) Can-Am Maverick X3 XRS 6hr 47min 57.5sec
- Mohammed Al-Marri (QAT)/Aisvydas Paliukenas (LTU) Can-Am Maverick R 6hr 53min 13.2sec
- Aleksander Szustkowski (POL)/Robin Szustkowski (POL) Can-Am Maverick X3 6hr 58min 47.6sec
- Khalid Al-Jafla (UAE)/Andrei Rudnitski (LTU) Toyota Hilux Evo 7hr 00min 05.4sec
- Ahmed El-Shami (UAE)/Ali Hassan Obaid (UAE) Century CR6 7hr 06min 55.4sec+
- Atif Al-Zarouni (UAE)/Patrick McMurren (UAE) Yamaha YXZ 1000 R 7hr 21min 36.4sec
- Hassan Jameel (KSA)/Maciej Giemza (POL) Can-Am Maverick R 7hr 25min 48.3sec
- Anya van Loon (NED)/Floor Matten (NED) Can-Am Maverick R 7hr 48min 53.7sec
- Stefano Marrini (ITA)/Stefano Tiraboschi (ITA) Can-Am Maverick XRS Turbo RR 7hr 51min 52.2sec
- Ronan Chabot (FRA)/Gilles Pillot (FRA) Toyota Hilux Evo 7hr 56min 35.4sec
- Maha Al-Hamali (KSA)/Xavier Flick (FRA) Can-Am Maverick R 8hr 11min 43.1sec*
- Nora Al-Jassasi (UAE)/M. Al-Mazrui (OMA) Can-Am Maverick XRS Turbo RR 8hr 23min 35.9sec
- Hangting Guo (CHI)/Zhang Ziming (CHI) Can-Am Maverick XRS Turbo RR 8hr 25min 14.0sec
- Robert Knight (AUS)/Chris Western (AUS) Can-Am Maverick R 8hr 37min 14.9sec
- Sergei Remennik (UAE)/Aleksei Ignatov (KGZ) Taurus T3 Max 8hr 43min 42.1sec*
- Majed Al-Thunayyan (KSA)/Fahad Al-Sufyani (KSA) Nissan Patrol Y61 8hr 55min 46.9sec*
- Khalifa Saleh Al-Attiyah (QAT)/Bruno Jacomy (ARG) Taurus T3 Max 10hr 39min 10.7sec+
- Abdulaziz Al-Kuwari (QAT)/Stéphane Duplé (FRA) Taurus T3 Max 10hr 52min 03.9sec+
- Jonathan Hart (UAE)/Ali Mirza (UAE) Can-Am Maverick X3 XRS 11hr 03min 21.5sec
- Hamed Al-Wahaibi (OMA)/Ilka Minor (AUT) Can-Am Maverick R 11hr 19min 27.2sec*
- Paul Severn (GBR)/Max Delfino (FRA) Polaris RZR Pro R Sport 13hr 34min 29.0sec*
Não terminaram
Abdullah Al-Haydan (KSA)/Bader Al-Ajmi (KUW) Can-Am Maverick XRS Turbo RR RETIRED – SS2*
Abdullah Al-Rabban (QAT)/Ali Ajami (UAE) Nissan Patrol RETIRED – SS2+
Fernando Barreiros (POR)/Jose Sá Pies (POR) Nissan Patrol RETIRED – SS2*
Rashid Al-Muhannadi (QAT)/Szymon Gospodarczyk (POL) Taurus T3 Max RETIRED – SS2
Sheikh Khalid Al-Qassimi (UAE)/Khalid Al-Kendi (UAE) Toyota Hilux IMT Evo RETIRED – SS2
Nasser Al-Ajmi (KUW)/Arunas Gelazninkas (LTU) Nissan Safari RETIRED – SS1+
Fernando Alvarez (ARG)/Xavier Panseri (FRA) Can-Am Maverick R RETIRED – SS1*
Maria Gameiro (POR)/Rosa Romero (ESP) Mini John Cooper Works Rally 3.0D RETIRED – SS1
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






