João Ramos: “O objetivo é vencer o campeonato”

Por a 20 Fevereiro 2015 17:40

João Ramos é um dos nomes que irá figurar no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno em 2015, tendo um objetivo bem definido “vencer o campeonato”. O piloto irá realizar todo o nacional, revelando ter o desejo de – se o orçamento permitir – disputar pelo menos uma prova além fronteiras.

“Depende um bocado dos budgets adquiridos com os patrocinadores, se gerir bem o campeonato, porque uma coisa são os valores iniciais e às vezes há percalços que ‘arrumam’ com os próprios orçamentos. Por isso, de momento, o que posso dizer é que desejava fazer a Baja Aragón, prova que sempre gostei muito, mas não faz parte dos meus compromissos com os patrocinadores e não faz parte do programa a apresentar inicialmente, mas como é uma prova que se realiza mais para o final do ano ainda há tempo para decidir e ver se há disponibilidade para o fazer ou não, mais franco não posso ser” afirmou.

Para este seu 2015 terá em mãos uma Toyota Hilux, carrinha com a qual se estreou na Baja Portalegre 500 no ano passado. “O projeto está a caminhar a bom porto, está tudo a correr bem, a carrinha ainda não está nas minhas instalações, mas está tudo confirmado, por isso espero que não haja surpresas”.

Neste início de campeonato irá contar com a primeira versão da Hilux, que apesar de ter o motor mais potente, João Ramos lembra que “há 5.0 litros e… 5.0 litros, as primeiras versões já estão um pouco ultrapassadas em relação ao agora já existe, muito embora eu vá usar a versão mais antiga. Por exemplo, a que usou no Dakar o Giniel De Villiers é a ultima versão que provem do motor ISF da Lexus, e há por isso questões de ordem técnica que diferem bastante”.

“Para já o que existe disponível é o motor 5.0 litros, a primeira versão. No decorrer da época também tenho planeado – embora não tenha uma resposta definitiva porque não depende só de mim – dar o ‘salto’ para fazer os upgrades que já estão a ser usados nestas ultimas versões, que vimos no Dakar”, afirmou o piloto português, lembrando que “não vai ser no imediato, nas primeiras provas, porque infelizmente, não por culpa minha, as coisas não me foram correspondidas apesar de eu ter tratado atempadamente destas matérias e de acordo com o desejado”.

De recordar que entre as principais novidades da última versão da Hilux destaque para as rodas suplentes que saíram da traseira do veículo. Uma das rodas foi colocada debaixo do cockpit, enquanto as outras duas foram montadas nas partes laterais, atrás das portas.

Com isto a equipa fez ‘transitar’ um peso considerável de cerca de 120 kg para uma zona mais baixa entre eixos, o que contribuiu para uma maior estabilidade devido ao rebaixamento do centro de gravidade. Com esta redistribuição de massas, devido à redução de peso, a Hilux sai beneficiada em termos de comportamento dinâmico e estabilidade.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado