Hélder Rodrigues na luta pelo pódio

Por a 8 Janeiro 2011 11:46

Como se esperava, a prestação de Helder Rodrigues neste Dakar continua em crescendo relativamente às anteriores edições. Se o ano passado, confirmou claramente o seu crescimento como piloto, este ano, depois do ‘azar’ da primeira etapa, quando um atraso na equipa de assistência o deixou sem pneus novos para a tirada, onde perdeu cinco minutos, tem vindo a recuperar, tendo subido quase sempre na classificação, já que só da quarta para a quinta manteve o quinto posto. Em todas as outras subiu, sendo que entre a primeira etapa e a quarto, foi sempre na ordem das duas posições por dia.

Para que se perceba o que significaram os cinco minutos perdidos no início, eram suficientes para o colocar lado a lado na luta pelo terceiro lugar do pódio, juntamente com ‘Chaleco’ Lopez Contardo. De qualquer forma, e partindo do princípio que não será fácil recuperar 18 ou 25 minutos até chegar a Desprès ou Coma, está na luta pelo seu objetivo desde ano, o pódio.

Recordamos as seis etapas na primeira pessoa:

1ª Etapa: Hélder Rodrigues: “Tive que arrancar com pneus gastos e por isso moderei bastante o andamento”

Um atraso na equipa de assistência condicionou fortemente o primeiro dia de competição de Hélder Rodrigues no Rali Dakar Argentina-Chile. Devido a este imprevisto o piloto não teve possibilidade de trocar de pneus antes da especial e optou por um andamento moderado que ainda assim lhe garantiu o 11º lugar. No entanto, um atraso na equipa de assistência impediu que esta operação se realizasse – um facto que condicionou grandemente a sua prestação; “Tive que arrancar para a etapa com pneus já demasiado gastos e por isso moderei bastante o andamento, nunca passei dos 155 quilómetros por hora. Consegui gerir a situação da melhor forma poupando o material e por isso estou satisfeito com o 11º lugar que alcancei. É verdade que perdi cinco minutos, mas mantenho a moral em alta porque o Dakar só está ainda a começar e posso recuperar o atraso nas etapas mais longas que aí vêm”.

2ª Etapa: Hélder Rodrigues: “Estou à espera das grandes no deserto pois aí posso fazer a diferença e recuperar o atraso”

No dia em que Cyril Desprès, repetiu a vitória da primeira etapa, Hélder Rodrigues registou o nono lugar na ligação entre Córdoba e San Miguel. Uma prestação que o deixou a 7m56s do francês e lhe permitiu manter inalterado o 11º lugar da geral. O facto de ter saído atrás dos seus mais directos adversários e as próprias características do terreno não permitiram uma recuperação maior nesta fase;

“A etapa correu-me bem, mas como saí atrás foi muito complicado ultrapassar e avançar mais no terreno. Para já ainda andamos em pistas rápidas e estreitas e com os pisos secos o pó acabou por se transformar no meu principal inimigo. Fui obrigado a andar com toda a cautela, pois sem visibilidade o perigo é grande. No final até passei alguns pilotos, nomeadamente o colega de equipa Jordi Viladoms. Estou à espera das grandes pistas do deserto e da navegação, pois esse é o ambiente onde posso fazer a diferença e recuperar o atraso”.

3ª Etapa: Hélder Rodrigues subiu para sétimo

Hélder Rodrigues deu-se bem com a jornada mais desgastante até ao momento no Dakar Argentina-Chile 2011 e prepara-se para passar a fronteira já no Top 10. O oitavo melhor tempo na terceira etapa permitiu-lhe trepar para sétimo da geral. Recuperou algumas posições e passou a barreira psicológica do Top-10. Foram 521 quilómetros de constante luta em terreno montanhoso, na ligação entre Tucuman e Jujuy, com o piloto de Almargem do Bispo a estabelecer o oitavo melhor tempo a 9’18 minutos do espanhol Marc Coma.

4ª Etapa: Hélder Rodrigues sobe para quinto da geral no Dakar

A mudança de cenário no Dakar Argentina-Chile 2011 agradou a Hélder Rodrigues, que terminou a quarta etapa em destaque com o título de melhor português do dia e um quinto tempo (a 6’55 minutos de Marc Coma) que lhe permitiu uma importante recuperação no Ranking da competição. Depois da longa e penosa travessia dos Andes, onde apesar dos cronómetros não terem funcionado (ligação) foi preciso passar pelos 4.800 metros de altitude e somar 554 quilómetros, a especial do dia assinalou a chegada dos terrenos mais duros e técnicos.

A subida ao quinto lugar da classificação geral confirmou as expectativas do piloto que detém o melhor resultado português de sempre na mais importante maratona do todo-o-terreno mundial.

5ª Etapa: Hélder Rodrigues: “Atacama é o meu terreno de eleição e sei que posso aproximar-me do pódio”

Correndo num terreno onde se tem destacado nas últimas edições do Rali Dakar, Hélder Rodrigues viveu hoje o lado mais solidário da competição, parando para prestar assistência ao seu colega de equipa Olivier Pain. No regresso à pista foi difícil manter a concentração e o piloto andou algum tempo perdido. Mesmo assim mantém o quinto lugar da geral.

Depois de uma longa travessia do deserto, a caravana do Rali Dakar Argentina-Chile 2011 chegou finalmente à costa do Pacífico. Foi um dia longo e penoso, com uma especial de 423 quilómetros repleta de pisos duros que terminou em beleza com uma cadeia de dunas a descer rumo ao oceano.

 No dia em que Paulo Gonçalves ganhou a sua primeira etapa deste Dakar, Hélder Rodrigues terminou o dia com o sexto melhor tempo – a 10’01 do seu compatriota – mantendo assim o 5º lugar da geral. Foi sensivelmente a meio da etapa que Rodrigues viveu hoje o lado mais solidário da competição, parando para prestar assistência ao seu colega de equipa Olivier Pain – que chegou a liderar a corrida;

“Vi que o Pain tinha caído e nessa altura o Marc Coma estava já com ele. Mesmo assim tive que parar para me certificar que ele estava bem e depois voltei a arrancar. Fiz o que tinha de fazer, pois a vida humana está acima de tudo e felizmente o acidente dele não foi muito grave. Depois continuei, mas confesso que me custou bastante reencontrar a concentração. Andei inclusivamente algum tempo perdido para encontrar a pista. Podia ter recuperado mais terreno, mas amanhã continuamos no Atacama no meu terreno de eleição e sei que posso perfeitamente lutar pela liderança e assim aproximar-me do pódio”.

6ª Etapa: Hélder Rodrigues: “Sinto-me a andar ao meu melhor ritmo e motivado para continuar a lutar por um lugar no pódio”

Sempre a subir. Está a ser assim o Dakar Argentina-Chile 2011 de Hélder Rodrigues, que chega a metade do rali novamente com o título de melhor português. Venceu a última etapa antes do tradicional dia de descanso e o piloto de Almargem do Bispo ocupa já o quarto lugar da geral colocando agora a pressão no chileno Francisco Lopez.

Na etapa de ontem, depois de revisto o tempo de Rúben Faria, inicialmente dado como vencedor, acabou por ser ele a ganhar a tirada. Cruzando o imenso deserto do Atacama num constante sobe e desce acompanhado por grandes oscilações no tipo de terreno, a sexta etapa do Rali Dakar Argentina-Chile 2011 correu de feição a Hélder Rodrigues. Liderando durante grande parte do tempo esta especial de 456 quilómetros, o piloto da Yamaha WR 450 terminou o dia com o segundo melhor cronómetro da etapa – a escassos 50 segundos do seu compatriota Rúben Faria, antes da penalização deste.

Graças a este resultado, Rodrigues manteve a sua tendência de subida na classificação geral e saltou do quinto para o quarto lugar. A entrada nos lugares do pódio fica assim a escassos cinco minutos de distância, o tempo que o separa nesta fase do chileno Francisco ‘Chaleco’ Lopez. Rodrigues faz o balanço da etapa; “Estou muito contente com o dia de hoje, porque consegui ultrapassar o Marc Coma e o Cyril Despres e assumir a dianteira da corrida até ao final.

Finalmente sinto-me a andar ao meu melhor ritmo e motivado para continuar a lutar por um lugar no pódio deste Dakar”. Cumpridas que estão seis etapas de competição e percorridos um total de 4.568 quilómetros de pistas na Argentina e no Chile, o Rali Dakar vive amanhã o tradicional dia de descanso em Arica – localidade situada nas proximidades da fronteira peruana. Esta é naturalmente uma oportunidade para realizar um balanço de prova, recuperar forças e rever as mecânicas com maior detalhe.

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado