Hélder Rodrigues chega a terceiro em dia de consagração para Marc Coma

Por a 15 Janeiro 2011 16:25

Na etapa em si, Verhoeven impôs um ritmo bastante forte ao longo de toda a tirada, curta e mais rolante, mas foi Coma quem mais razões teve para festejar no final da especial cronometrada, alcançando a sua terceira vitória em edições do Dakar. Rodrigues terminou em segundo, a apenas cinco segundos do vencedor e na frente de Jean de Azevedo (a 19s), Cyril Despres (a 44s) e Marc Coma (a 2m16s).

Contudo, se a derradeira especial do Dakar é, geralmente, pouco significativa em termos de classificação geral, esta edição 2011 contornou a regra. Não com a luta pela vitória, que pertenceria sem dúvidas a Marc Coma salvo qualquer problema deste último, ou com o segundo lugar, no qual Cyril Despres também contava com larga vantagem sobre o terceiro. Mas foi, precisamente, esta posição que se manteve rodeada de indecisão até ao final.

Azar de ‘Chaleco’, sorte para Rodrigues 

Com efeito, os 43m04s de vantagem que o chileno Francisco Lopez Contardo levava à partida sobre Hélder Rodrigues tornaram-se escassos à medida que o tempo ia passando com o chileno longe da linha de chegada. A sua Aprilia havia tido problemas com o amortecedor traseiro, que cedeu e obrigou a uma longa reparação e, posteriormente, ainda ao nível elétrico, forçando o motard a nova paragem pouco depois de ter passado o WP3, desta feita optando por fazer o resto da tirada a reboque do seu companheiro de equipa, Alain Duclos.

Hélder Rodrigues chega a terceiro em dia de consagração para Marc Coma

Com isso, Hélder Rodrigues, que terminou a etapa em segundo e a apenas cinco segundos de Verhoeven, viu a terceira posição do pódio ficar ao seu alcance. O piloto luso da Yamaha havia garantido que tentaria lutar até final e foi isso que fez, chegando ao terceiro posto da Geral com alguma dose de sorte, mas também compensando de certa forma os azares de dois dias seguidos já nesta segunda semana em que erros de navegação e subsequente falta de gasolina o levaram a quase ‘atirar a toalha’ na luta pelo pódio.

Ao fim de 1h12m, Lopez Contardo cruzou então a meta, sabendo já que havia perdido o seu terceiro posto depois de um dia que certamente quererá esquecer. A ajuda de Duclos acabou por ser insuficiente e a sua prestação irremediavelmente afetada numa edição em que parecia certo a acompanhar Coma e Despres no pódio de amanhã. 

Restantes portugueses terminam bem

A restante ‘armada’ portuguesa esteve discreta neste último dia, mas com pouco por que arriscar, limitaram-se a chegar ao final e a cumprir mais uma difícil edição do Dakar. Do lado de Rúben Faria, que chegou a lutar pelo quarto posto com Hélder Rodrigues, é certo que se falhou a vitória do seu chefe-de-fila Despres na Geral, ao mesmo tempo que se viu demasiado afetado por penalizações que o impediram de obter uma posição final diferente, mas o motard da KTM tem de terminar com o sentido de dever cumprido. Na última etapa, ficou em 16º, finalizando a competição no oitavo lugar final. 

Já Pedro Oliveira ficou em 36º nesta etapa, mas cotou-se como o terceiro melhor luso na prova, ao ficar com o 23º lugar final, numa grande prestação do homem da Dakarteck. Pedro Bianchi Prata terminou a etapa em 28º e ficou com o 30º lugar na Geral, em mais uma boa performance do motard da BMW nesta edição do Dakar. Os outros dois homens da Dakarteck, com ambições mais comedidas, conseguiram cumprir o seu objetivo de chegar ao final: Rui Oliveira em 52º da Geral e Fausto Mota uma posição atrás. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado