FOTOGALERIA: Dez anos de Todo o Terreno em Portugal

Por a 21 Setembro 2011 17:43

Um pouco contra a corrente, e durante vários anos, o campeonato de Todo-o-Terreno português foi considerado como o melhor do Mundo. Os melhores pilotos, as melhores máquinas e algumas das melhores provas tinham cunho nacional e as grandes referências internacionais sabiam que vir até cá significava… trabalho.

Mas isso já lá vai e o presente tem muito de preocupante, pois apesar de um ou outro regresso à competição e de projetos privados, o CPTT vive dias conturbados, devido às sucessivas anulações de provas, ausência de promoção e, inevitavelmente, projetos redirecionados. Carlos Sousa regressou ao ativo após paragem de ano e meio, e já voltou a ir-se embora, Miguel Barbosa apostou numa carreira repartida entre TT e Velocidade, Filipe Campos e Bernardo Moniz da Maia abandonaram o campeonato e Rui Sousa não tem presença contínua, entre outros.

Opiniões divergem

Do lado dos organizadores, há quem diga que “A nossa realidade não comporta este calendário.”, do lado dos pilotos, os argumentos para explicar o que poderá estar por detrás destas anulações são vários. Para Miguel Barbosa, faz sentido continuar a falar de TT em Portugal. “O TT faz parte do ADN competição nacional”. Posição reforçada por Carlos Sousa. “A Velocidade, os estádios, algumas modalidades têm bancadas vazias e não se pensa em terminar com o desporto. Menos organizações, mas melhor organizadas seria suficiente”, partilha. Vencedor da Taça FIA (T2) em 2010, e com presença permanente no CPTT deste ano, Nuno Matos identifica alguns. “A crise que o país atravessa responde a uma parte do problema, mas sendo a FPAK a responsável pela organização do campeonato, também lhe caberá uma parte da responsabilidade. Se os pilotos e as equipas fazem o seu trabalho de casa e conseguem viabilizar os seus projetos para competir num campeonato com regras definidas, é difícil aceitar que as provas sejam anuladas já no decorrer da época sem respeitar os interesses da modalidade, dos seus adeptos e claro, dos pilotos e dos compromissos por si assumidos”.

Todos têm as suas razões, e explicações para o facto, mas a verdade é que num país pequeno como Portugal chegámos a ter uma competição ímpar…em todo o mundo. Nos últimos anos, especialmente desde 2008 para cá, crise global ajuda a explicar muita coisa, mas basta olhar para as fotogalerias que publicamos em anexo para perceber que o nosso campeonato foi perdendo fulgor, carros, pilotos, e agora até já provas como a Baja 1000 perdeu. Reveja mais de seis centenas de fotos do CPTT dos últimos 10 anos, e perceba o que foi ficando pelo caminho.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado