Elisabete Jacinto: “Areia era tão mole que o camião pura e simplesmente não queria andar”

Por a 4 Janeiro 2011 18:25

Tal como Elisabete Jacinto temia, a entrada na Mauritânia modificou por completo as características do rali e as 10 toneladas do MAN TGS foram fortemente penalizadas num troço de areia muito mole que durante quase 30 dos 371,72 quilómetros de setor seletivo da 7ª etapa, tinha de ser atravessado.

Foi aí que a piloto do Team Oleoban/MAN Portugal perdeu praticamente uma hora, o que se refletiu nos 58m39s de diferença para o checo Tomaz Tomecek, que desta forma assumiu a liderança entre os camiões.

“De entrada quase duvidei que estivéssemos na Mauritânia. Não só não havia areia, como o deserto estava absolutamente verde. Começámos por fazer uma etapa rápida, sem qualquer dificuldade e eu dei comigo a pensar que ia ser a etapa mais fácil do rali” começa por explicar a piloto portuguesa, que acrescenta.

“Entretanto a areia surgiu e não eram dunas altas, nem tinham traçado difícil, mas a areia era tão mole que o camião pura e simplesmente não queria andar, parava constantemente. Passei a vida a fazer marcha atrás e a por as pranchas, para conseguir sair dos sítios. Saiu-nos a roda da jante por duas vezes, porque andávamos com a pressão dos pneus mesmo muito baixa. Não estivemos atascados, nem tivemos de tirar as pás e cavar, nada disso, pura e simplesmente o camião recusava-se a andar, porque era muito pesado e a areia era muito mole. Levámos uma hora para o nosso amigo Tomecek . O camião dele, duas toneladas mais leve, passou aquilo de olhos fechados”., referiu Elisabete Jacinto.

Amanhã, na 8ª etapa que vai formar uma folha dum trevo à volta de Guelb Agantour, segundo René Metge, será a ‘verdadeira’ etapa do Africa Eco Race 2011. A mais difícil mas também a mais bela. Tanto a partida como a chegada terão lugar no bivouac de Guelb Agantour. Um dia recheado de emoções onde vais ser necessário conjugar pilotagem e navegação. Dos primeiros aos últimos quilómetros o menu será rico e variado: fora de pista, zonas planas e rolantes, zonas com pedra, oueds suaves e … dunas, dunas e mais dunas.

Schlesser soma e segue

Primeiro a partir e primeiro a chegar. Jean-Louis Schlesser (Buggy Monster) continua a aproximar-se fortemente do líder da geral, o Bowler Wildcat de Jérôme Pélichet e Decré Eugenie. Bruno Oliveira e Manuel Rosa, foram décimos classificados na etapa e estão na oitava posição da geral.

 

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