Duas semanas para o Dakar 2013

Por a 23 Dezembro 2012 09:17

Faltam apenas duas semanas para a edição de 2013 do Dakar, evento que se inicia em Lima, no Peru, a 5 de janeiro, para um périplo de 8.574 km, dos quais 4.155 em especiais cronometradas, até Santiago do Chile, onde este ano termina a prova.

Uma corrida que pode acompanhar em direto aqui no AutoSport Online, ficando a saber tudo o que de mais importante sucedeu, e depois ficar a conhecer mais em detalhe na edição semanal do AutoSport. Na edição de 3 de janeiro está prevista uma extensa apresentação da prova.

Este ano, e fruto das novas regras (motores diesel mais penalizados, motores gasolina e atmosféricos, mais beneficiados em termos de diâmetro do restritor), a prova goza de uma dezena de potenciais vencedores, só nos autos. Stéphane Peterhansel, Nasser Al-Attiyah, Carlos Sainz e Giniel de Villiers são os últimos quatro vencedores da competição e todos eles estão à partida da 34ª edição, a eles se juntando Nani Roma, que já venceu nas motos.

O hexavencedor do Dakar (seis de moto e quatro nos autos) em 23 participações, Stéphane Peterhansel é o chefe de fila da X-Raid, equipa que compete com seis MINI All4 Racing, que são este ano equipados com o novo motor de série diesel de 3 litros bi- Turbo. Depois de ter surgido pela primeira vez em 2012, a Toyota Hilux (motor V8 4,6 litros a gasolina), surpreendeu, e por isso, este ano, com a regras a beneficiarem os seus carros, partem com outro elán, seis carros, e com o sul africano Giniel de Villiers à cabeça.

Buggys ao poder

Os Buggy da equipa de Nasser Al-Attiyah e Carlos Sainz, de duas rodas motrizes e motores Chevrolet V8 a gasolina de 7 litros vão dar que falar, o mesmo sucedendo com Robby Gordon, excluído em 2012, que regressa este ano com o seu Hummer. A SMG de Philippe Gache leva cinco carros: três novos buggy de duas rodas motrizes (V8 a gasolina) para Guérlain Chicherit, Chabot Ronan e Bernard Errandonea, dando o francês apoio à chinesa Great-Wall, de Carlos Sousa e do chinês Yong Zhou.

Como habitualmente, a Dessoude marca presença com três protótipos: dois novos Nissan Juke (2-litros a diesel motor bi-turbo, a duas rodas motrizes) para Christian Lavieille e Stéphane Wintenberger e um proto “Atacama” para Frédéric Chavigny.

Eric Vigouroux volta ao Dakar em um Protruck Chevrolet, tal como o holandês Ten Brinke Bernhard (HRX Ford V8 proto). Ainda entre os outsiders, conta-se o brasileiro Guilherme Spinelli e o holandês Erik Van Loon, aos comandos de protótipos Mitsubishi com motor Aston Martin. O hepta campeão alemão de ralis, Matthias Kahle, participa pela quinta vez com um Buggy de duas rodas motrizes (motor V6 turbo diesel 3 litros).

Marc Coma ausente

Nas motos, e depois da confirmação de Marc Coma (KTM), Cyril Despres (KTM) é o grande favorito, sendo certo que terá bastante oposição, especialmente por parte de Hélder Rodrigues, agora piloto oficial da Honda. Caso a moto não acuse a sua juventude, o motard luso é um serio candidato à vitória como já seria com Marc Coma em prova. O contingente luso completa-se ainda com o bem preparado Paulo Gonçalves (Husqvarna), que este ano aponta ao pódio, posição para a qual sempre teve andamento. Ruben Faria vai ajudar Despres a tentar vencer novamente, e por fim restam Pedro Bianchi Prata, que até à última da hora vai manter a indecisão de ir ou não ao Dakar, fruto da perda de patrocinadores, e por fim o estreante Mário Patrão, um piloto que começa este ano a sua aventura pelo Dakar, com a certeza que, quando ganhar experiência, se irá tornar um caso sério na modalidade, já que é rapidíssimo em cima da moto.

Quads e Camiões

A categoria dos quads ganhou na América do Sul um elán diferente, já que de 13 inscritos na última edição em África se passou para uma lista com mais de 40 nomes, dos quais se destacam os Patronelli, com Marcos a não ter este ano a companhia de Alejandro, por motivos profissionais. A concorrência virá do argentino Tomas Maffei. O chileno Ignacio Casale e o uruguaio Sergio La Fuente, também partem com elevadas ambições, bem como alguns fortes nomes europeus.

Nos Camiões, vencedor com autoridade no Dakar 2012, Gerard De Rooy pretende confirmar o favoritismo dos Iveco, com a equipa holandesa a tentar manter afastados a nova geração de jovens pilotos da Kamaz, que ainda não deverão poder confrontar os mais experientes holandeses.

Pela primeira vez em muitos anos os portugueses têm claramente um piloto na luta pela vitória nas motos, Hélder Rodrigues, numa corrida que vai ser bastante mais aberta que o habitual, nos autos, numa edição do Dakar que tem tudo para ser extremamente bem disputada.

FOTOS: Oficiais, Aifa e Gettyimages

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado