Discussão no Ervideira TT: pode ou não um vídeo ser considerado prova?

Por a 24 Abril 2012 18:44

Pedro Barroco afirma que “apenas pretendo restabelecer a verdade desportiva, que deve estar acima de tudo. No vídeo é possível ver um comissário de prova a assistir à operação mas, apesar de vários esforços, não nos deixaram identificar esse elemento dentro do prazo para apelarmos (ndr, uma hora após a publicação da classificação”. João Rato, por seu turno, afirma não ter cometido “qualquer ilegalidade, apesar de realmente o meu carro ter sofrido bastantes percalços como é público e foi noticiado. Acho é injusto tentarem ganhar na secretaria quando não o fizeram em prova.”

Já o presidente da FPAK, Luiz Pinto de Freitas, lembra que “o Colégio é soberano nestas decisões”, e que na base destas poderá estar o facto de existir uma empresa oficial de filmagem que garante a ‘veracidade’ dos vídeos. “E é para garantirmos alguma uniformidade de critério que o presidente do Colégio de Comissários é o mesmo nos Ralis, TT e Velocidade”. Contudo, Pinto de Freitas também refere que o depoimento de um comissário devidamente licenciado é, isso sim, considerado prova, dizendo desconhecer as queixas da equipa de Pedro Barroco que afirma não ter recebido informação por parte da organização sobre a identidade desse elemento apesar de vários pedidos e contactos.

Mais do que a questão desportiva, o episódio levanta uma questão pertinente: em plena era da Informação Digital, onde um espetador pode realizar fotografias ou filmagens em qualquer troço de Ralis e TT ou na bancada de um circuito, e quando até os pilotos usam câmaras onboard nos seus veículos, não poderão as imagens ser consideradas válidas em situações deste género? Numa modalidade onde é tão difícil aos comissários controlarem o que se passa no percurso, devido à extensão e natureza dos troços florestais (no Ervideira o setor selectivo tinha 150 km), não será este um auxílio precioso para a sua acção? A discussão é pertinente, para o presente e para o futuro do automobilismo. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado