Sven Quandt: “A segunda parte do Dakar está desenhada para favorecer os buggies”

Por a 12 Janeiro 2016 22:58

Sven Quandt não tem andando contente com o que viu na América do Sul durante este Dakar, e depois de hoje ter tido um dia polémico, em virtude de achar que Stéphane Peterhansel deveria ser penalizado, os Comissários assim não entenderam e agora a X-Raid vai apelar. Até aqui, tudo normal, todos tentam valer os seus direitos tendo em conta o que acham ser correto.

Mas para além disso, Quandt também não anda muito agradado com a ASO, pois alega que esta já está ‘farta’ de ver a MINI ganhar e tudo tem feito para possibilitar a outros, e a outros leia-se Peugeot a possibilidade de vencer o Dakar. Nas especiais, o que se tem visto são os carros franceses muitos furos acima de qualquer MINI, mas Quandt acha que há uma razão para isso suceder: “Depois de quatro vitórias, há muita gente que não quer que ganhemos de novo. A Toyota tem um carro muito competitivo, trouxe para este Dakar uma grande evolução, e acho que a Peugeot gastou muito dinheiro para serem rápidos. Mas creio que a organização fez as coisas de maneira em que houvesse equilíbrio e fizeram-no com o traçado. As primeiras etapas não eram muitos más para nós, mas a segunda parte do Dakar está definitivamente desenhada para favorecer os buggies. Trata-se apenas de uma questão de conceção de carro, ou duas rodas motrizes como a Peugeot, ou quatro, como nós e a Toyota. Tudo depende de quem se queira favorecer”, disse.

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MAXLD
MAXLD
8 anos atrás

Desde que não estejamos a falar de Schlesser quando se fala de buggies, por mim tudo bem. Se bem que também não vou muito à bola com alguns dos pilotos da Peugeot. Mas se a prova permite que ambos os designs brilhem, onde é que está o problema exactamente? Não aprecio muito buggies, mas também pouco aprecio Minis que são tudo menos isso. Se à X-Raid não chega, peçam guito à BMW… já parece o WTCC, querem continuar a ganhar sem investir forte.

Richa
Richa
Reply to  MAXLD
8 anos atrás

A x-raid é um negocio quetem de dar lucro, e deve dar bastante. Um Mini custa 1 milhao de €. O aluguer para um dakar sao varias centenas de milhares de euros. Se pensarmos nos km de testes e provas que todos os minis fizeram em 2015 e nos val9res pagos pelos clientes diria que muito provavelmente a x-raid ultrapassou a peugeot sport em budget e kms realizados. No entanto nao os utilizaram convenientemente para evoluir o Mini. A base do mini tem ja 10 anos, foi estreada no dakar de 2006 no x3 e dai para ca apenas trabalharam… Ler mais »

João Paulo
João Paulo
8 anos atrás

É verdade que este Dakar parece feito para os Peugeot (não propriamente para os Buggies er feito os privados), mas Herr Quandt, está a queixar-se de não TPC. Afinal, a Peugeot deu desde cedo a perceber que ia corrigir os erros de projecto, que todos tínhamos percebido: Dimensões da Wheell Base! Porque raio o Herr Quandt achou que podia continuar a usar uma plataforma com 10 anos? E porque há-de a Toyota insistir num motor a gasolina atmosférico, quando nós os ignorantes sabemos que entre VW, BMW e BMW MINI, também há 10 anos os Turbodiesel são a opção certa,… Ler mais »

Vagueante
Vagueante
Reply to  João Paulo
8 anos atrás

A Toyota nunca vai correr com diesel (pelo menos a nível oficial) . Já várias vezes disse que a aposta é em tecnologia híbrida.

Richa
Richa
Reply to  João Paulo
8 anos atrás

Este Dakar até nem era muito ao jeito dos buggy, os 2008 é que são muito bons onde supostamente não seriam, nas etapas tipo WRC, na volta ainda perdem o Dakar onde teoricamente teriam mais vantagem. Neste momento o regulamento favorece os motores a gasolina, no entanto a tecnologia Diesel tem evoluído de uma tal forma que tem compensado o handicap. Os carros a Diesel têm vindo a ser mais pesados, os restritores mais pequenos, etc… Os motores protótipo como os que a VW e Mitsubishi utilizavam foram bastante penalizados por serem muito caros para favorecer os derivados de grandes… Ler mais »

Richa
Richa
Reply to  João Paulo
8 anos atrás

Relativamente aos fracassos da F1 e Le Mans, parece-me que se deve à mentalidade dos Japoneses que não se adequa à rápida evolução que o topo dos desportos motorizados exige. Basta ver o caso da Honda na F1, Dakar e WTCC, e vamos ver como vai ser a Toyota no regresso ao WRC!!!!

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