Os ‘outsiders’ do Dakar

Por a 30 Dezembro 2015 17:30

Como em todas as modalidades, também no Dakar há pilotos que não vão discutir a vitória e que, muito dificilmente, poderão aspirar ao pódio final. Por muito que os adeptos portugueses sonhem com a repetição do quarto lugar de Carlos Sousa em 2003, a realidade mostra que o plantel do Dakar está cada vez mais repleto de candidatos ao top 5 e a Mitsubishi Brasil não tem os meios da MINI, Toyota ou Peugeot.

Aos 49 anos, o português é um dos mais respeitados e consistentes pilotos do Dakar e o seu feedback foi importante para resolver as lacunas que o ASX Racing revelou em 2015, principalmente ao nível dasuspensão e do motor. Só que Sousa terá novamente de apostar na regularidade e em manter-se no top 10 dia após dia, esperando que a seleção natural doDakar faça o seu trabalho, elevando-o a algo melhor do que o 8º lugar da última edição. Objetivos semelhantes também terá Robby Gordon, o ‘show man’ americano que hoje está bastante mais ocupado com os Stadium Super Trucks, o espetacular campeonato criado pelo antigo piloto da NASCAR. É preciso ver se o Gordini – curioso trocadilho – evoluiu o suficiente face a 2015, sendo um modelo mais ágil do que o monstruoso Hummer que fez as delícias dos adeptos durante vários anos. Robby Gordon escolheu para segundo piloto da equipa o teenager Sheldon Creed, que aos 18 anos deverá tornar-se o piloto mais jovem de sempre a participar no Dakar nos automóveis.

A Ford continua com um envolvimento oficial no Dakar através da equipa South Racing mas resta saber se a sua Ranger deu um passo em frente em termos de performance e os três pilotos da pick up norte-americana estarão à altura. O mais conhecido é Xevi Pons, antigo piloto do WRC, que faz a sua estreia no Dakar depois de em início de carreira até ter sido campeão do Mundo Júnior de Enduro. Outro construtor com uma presença ainda algo tímida é a Renault, que terá dois Duster para o experiente Christian Lavieille – antigo companheiro de Carlos Sousa na chinesa Great Wall – e para o argentino Emiliano Sapataro. Pilotos como Bernhard Ten Brinke (Toyota), Marek Dabrowski (Toyota), Guerlain Chicherit (Buggy X-Raid) ou a lenda do esqui Adam Malysz (MINI) são outros nomes bem conhecidos do plantel dos automóveis e que tentarão um lugar no top 10. E depois, claro, há aventureiros puros como os gémeos Tim e Tom Coronel, que voltam a tentar completar a prova a solo. A grande aventura começa no dia 3 de janeiro, na capital argentina de Buenos Aires. Serão 13 etapas e cerca de 9 000 kms entre especiais e ligações.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado