O futuro será o Dakar do Pacífico?

Por a 16 Janeiro 2016 17:43

É certo que o Dakar vai permanecer na América do sul mais um ou dois anos, mas como seria de esperar os rumores relativos ao que pode ser a próxima edição são muitos. Etienne Lavigne já disse que o Dakar está de ‘pedra e cal’ no continente sul-americano e para já falam-se… países a mais. Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Brasil, Colômbia, Paraguai como futuras possibilidades.

Como se pode calcular, é impossível que o Dakar vá a todos e para já o que parece a hipótese mais verosímil é o que alguns já denominam o Dakar do Pacífico. Depois de vários anos na Argentina a prova passa bem sem o país das Pampas e diz-se que o Chile e o Peru se arrependeram de terem ficado de fora desta edição e que, para o compensarem, pode estar a ser negociada uma prova com início em Santiago do Chile, deslocando-se para norte, passando pelo Peru, Equador e com final em Cartagena, na Colômbia.

Caso se confirme, teríamos o regresso a um Dakar com muita areia, já que o deserto do Atacama pode regressar, as grandes dunas do Perú também, e há ainda a complicada Cordilheira dos Andes, com possíveis especiais em altitude. Resta esperar pelas decisões da ASO. Agora é altura de descansar um pouco e não vai demorar a serem encetadas mais negociações, pois, conversas, certamente, há muito que existem…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo
Eduardo
8 anos atrás

Acho muito bem… No entanto, tb acho que a competência da organização devia ser pelo menos, avaliada. Pois ou a prova foi encomendada para a Peugeot e o Coma continua a Soldo da KTM ou os desertos sul americanos acabaram, assim como a verdadeira navegação e respectiva competição. Foram muitas as queixas que li e ouvi. Foram demasiados (imeeeensos mesmo) os troços alterados, encurtados, violados. N me culpem o El Nino, pois para mim, foi mais o Chile que faltou. E de que maneira!!! Aquele fesh fesh verde, a DUNA de 3km (acho eu) que desembocava no Pacífico, o Atacama,… Ler mais »

Acosta
Acosta
8 anos atrás

Eu diria mais: Este “Dakar” foi planeado para o Loeb vencer. Nunca tinha visto um Dakar com tantas “pec’s” como nos ralies. Era mesmo à medida do Loeb.Quase que não aparecia um troço com areia, e parecido com dunas, era apenas o piso com alguma areia. O antigo ralie de Portugal, a versão que ia do Norte ao Sul, tinha troços muito mais devastadores para as mecânicas do que a maioria das “pistas” neste Dakar. Alguns troços eram de tal maneira suaves, que um piloto de F1 fazia um brilharete ao volante de um monolugar. Não ganhou o Loeb, mas… Ler mais »

Patuleia
Patuleia
Reply to  Acosta
8 anos atrás

Também não exageremos, não nego que o percurso podia beneficiar os Peugeots, mas também não nos esqueçamos que a sensivelmente a dois meses do início da prova grande parte do seu percurso teve de ser alterado porque dois países não quiseram acolher a prova.

Acosta
Acosta
Reply to  Patuleia
8 anos atrás

Pois, mas a dois meses de distância só terem encontrado percursos favoráveis à velocidades dos peugeot, é que me parece um pouco suspeito.

Patuleia
Patuleia
Reply to  Acosta
8 anos atrás

Posso estar enganado, mas penso que ali para aquelas bandas eles não tivessem muitas mais escolhas para delinear um percurso equilibrado em tão pouco tempo.
Devo confessar que gosto da Peugeot, dos dos seus pilotos e das latinhas que os patrocinam, apesar de não ter nada contra a Mini e a X-Raid e até gosto bastante do Nasser Al-Attiyah, gostei de ver uma marca diferente a ganhar a corrida este ano, foi pena que nas motos não tenha acontecido o mesmo.

cccp
cccp
8 anos atrás

Isto é tudo conversa: ganhou quem foi o melhor e, também conta, quem menos azar (fez para) ter!!

jms
jms
8 anos atrás

Isto de Dakar, sinceramente já não tem nada!… tendo em conta o lugar “vs” o nome da prova e as condições em que ela se verifica nalguns locais (mau tempo), não é uma prova digna desse nome emblemático… é uma pena, pois ainda “está no goto” aquela anulação em Portugal em 2008 (creio), sem que ninguém viesse a justificar tal decisão, quando o factor “terrorismo” estará (infelizmente) sempre presente em todo o lado… algo de mais aconteceu pela certa! Acho que a prova poderia ser “nomeada” com um nome tipo “Dakar-Legend”, “American Dakar”, “American WTT”… não apenas Dakar, a menos… Ler mais »

jms
jms
8 anos atrás

Além de que esta prova “é francesa”… de gema.

últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado