João Ferreira no Top-10 do Dakar: “etapa muito, muito difícil”

Por a 12 Janeiro 2026 12:17

João Ferreira e Filipe Palmeiro ascenderam ao 10º lugar da classificação geral do Dakar Rally 2026 após a etapa 8, numa tirada marcada por dificuldades com um furo logo no início. A dupla portuguesa recuperou terreno e consolidou uma subida constante na prova.

O piloto de Leiria ocupa agora o 10º posto absoluto, melhorando face à 17ª posição registada após a etapa 4. Ferreira aumentou o ritmo nas últimas jornadas e minimizou perdas na especial mais longa do rali até ao momento, apesar do contratempo com o pneu.

A prestação na etapa 8 permitiu ao piloto reduzir a desvantagem para os adversários diretos e aproximar-se dos objetivos traçados para a competição. A paragem para substituição do furo comprometeu o tempo inicial, mas a gestão estratégica assegurou o resultado positivo.

João Ferreira comentou: “Acabei de saber do acidente do Gonçalo Guerreiro e queria deixar-lhe desde já uma mensagem de força e rápida recuperação”. O piloto prosseguiu: “Esta foi uma etapa muito, muito difícil, onde logo no início perdemos algum tempo em relação aos nossos concorrentes mais diretos devido a um furo. Tentámos minimizar as perdas e a subida ao Top-10 acaba por ser uma boa recompensa para a etapa que acabámos por fazer”.

Ferreira sublinhou a próxima fase: “Amanhã começa a segunda etapa maratona deste Dakar e chegar ao final de quarta-feira é fundamental para continuarmos a lutar pelos nossos objetivos”.

Segunda Etapa Maratona em Perspectiva

A etapa 9 marca o início da segunda maratona consecutiva, sem assistência completa disponível até quarta-feira. A resistência mecânica e a fiabilidade serão cruciais para Ferreira manter a dinâmica ascendente na categoria Ultimate e na luta pelo top-10 da geral.

FOTO TGR-DAM

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado