Gonçalo Guerreiro fora do Dakar, vai ser operado: “Estou extremamente desiludido”

Por a 12 Janeiro 2026 20:55

O dia de hoje fica marcado pela desistência de Gonçalo Guerreiro, piloto oficial Polaris, navegado por Maykel Justo. O jovem piloto do bp Ultimate Adventure Team sofreu um acidente durante a especial, numa jornada particularmente dura. O piloto seguia na segunda posição após 45km, mas ao km 50 sofreu um acidente com outro veículo e teve de ser transportado de helicóptero até ao acampamento devido a três fraturas na mão esquerda: “Hoje estive envolvido num acidente de corrida com outro carro nas dunas, o que resultou em três ossos partidos na minha mão esquerda. Estava a fluir muito bem pelas dunas e a um bom ritmo, mas infelizmente acabámos por entrar numa trajetória de colisão fora do meu campo de visão e, quando o vi, já era tarde demais.

O impacto não foi muito violento e o carro está em perfeitas condições, mas senti imediatamente uma dor intensa no braço. Hoje viajo para Portugal para ser submetido a uma cirurgia ao braço esquerdo.

Estou extremamente desiludido e ainda não consigo acreditar que estou fora da corrida. Peço desculpa a todos os responsáveis por este projeto e àqueles que acreditaram em mim”, disse o piloto.

Colisões e acidentes entre concorrentes no Dakar é algo que sucede muitas vezes. Ao contrário dos ralis ou mesmo das bajas, provas como o Dakar, em percursos na maioria das vezes sem caminhos definidos, acontece muitas vezes haver acidentes entre concorrentes, especialmente nas dunas, pois quando uns tentam sair delas por um lado, pode ter havido outra equipa que o tentou fazer precisamente pelo lado oposto, ou mesmo em diagonais à saída das dunas. Portanto, desde que ninguém se aleije muito, é apenas mais um incidente que o Dakar é pródigo. Desta vez tocou a Gonçalo Guerreiro, que sofreu fraturas nas mãos. Os verdadeiros “ossos do ofício”

Já neste Dakar, Maria Luís Gameiro, piloto da Mini, foi abalroada por um camião durante a segunda etapa, ao quilómetro 300. Apesar do impacto e dos danos no veículo, recebeu apoio da organização e do público local, continuando em prova.

Outro exemplo. No Dakar de 2018, ainda na América do Sul, Yazeed Al-Rajhi, na altura aos comandos de um MINI da X-Raid, bateu de frente no outro Mini da X-Raid, do chileno Boris Garafulic que era navegado por Filipe Palmeiro. Dois carros da mesma equipa ‘anularem-se’, é obra. E exemplos como estes, há muitos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado