Faltam 3 meses para o Dakar: inovação, novo formato, Stock, Peterhansel, EBRO e Defender

Por a 4 Outubro 2025 14:27

Faltam 3 meses para a edição 2026 do Rali Dakar, um evento que nasceu em 1979 ligando Paris ao Senegal, atravessando África durante três décadas. Devido ao aumento de ameaças terroristas e insegurança no Sahel, a prova mudou-se em 2009 para a América do Sul, realizando-se na Argentina, Chile, Peru, Bolívia e Paraguai até 2019. Em 2020, o Dakar migrou para a Arábia Saudita, escolhendo o país pelo vasto território não explorado, segurança reforçada e apoios logísticos/governamentais, garantindo a continuidade e crescimento do maior rali do mundo. É lá que tem estado nestes últimos cinco anos, e 2026 marca uma nova odisseia na Arábia Saudita.

Percurso e inovação

O Dakar 2026 realiza-se de 3 a 17 de janeiro com início e fim em Yanbu, à beira do Mar Vermelho, cobrindo cerca de 8.000 km (5.000 km cronometrados), com dia de descanso em Riade. David Castera revelou as linhas gerais numa apresentação transmitida para vários países.

Novo formato e desafios

Inclui etapas “maratona-refúgio” (dois troços consecutivos em modo minimalista, apenas com saco-cama, tenda e ração), dificultando a gestão de resistência e eliminando táticas de arranque retardado.

Quatro etapas terão percursos separados para categorias FIA e FIM, promovendo maior segurança e justiça. Roadbooks digitais já são obrigatórios para todos os participantes. Nas motos, existem bónus de tempo para os 200 km iniciais de cada etapa.

Classe stock e regresso de Peterhansel

A categoria “Stock” sofre transformação, agora com permissões para melhorias discretas em 4×4 de produção. A Defender Rally (Land Rover) estreia equipa oficial com três Defender D7X-R e aposta em durabilidade extrema, com um forte programa de testes e desenvolvimento ao longo de 2025. Ian James assume a liderança técnica da formação. A equipa atraiu o campeão Stéphane Peterhansel para competir ao lado de Baciuška e Sara Price.

Dakar Classic e talentos locais

A corrida de regularidade Dakar Classic expande-se para veículos até 2005 e promete novo recorde de especiais (4.500 km), atraindo veteranos e estreantes.

A academia Saudi Next Gen continua a revelar talentos locais, como Yazeed Al Rajhi, Hamza Bakhashab e Abdullah Alsheqawi, que se destacam entre os estreantes sauditas.

Missão 1000 e tecnologias alternativas

A iniciativa Mission 1000 regressa como laboratório para veículos alternativos de competição, testando novas tecnologias em condições reais no deserto.

Novidades ‘oficiais’

Em termos de equipas oficiais, a Dacia (Nasser al Attiyah, Sébastien Loeb e Cristina Gutierrez) e a Ford (Carlos Sainz Sr., Mattias Ekström, Mitch Guthrie Jr., Nani Roma) regressam para tentar bater a Toyota e a Mini, que mantêm programas oficiais ou semi-oficiais, com destaque para pilotos como Yazeed Al Rajhi, Lucas Moraes, Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz Sr e este ano, o português João Ferreira com a Toyota no Dakar. E há ainda a EBRO, marca espanhola que se estreia entre os Ultimate.

FOTO Dakar/ASO F. Gooden/DPPI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado