Etienne Lavigne: “O Dakar não está na disposição de sair da América do Sul… de momento” 

Por a 16 Janeiro 2016 10:58

O Dakar de 2016 chega hoje ao fim. Esta 38ª edição foi bastante criticada, principalmente pelo percurso da primeira semana, com a navegação a não ser tão preponderante. Porém, convém não esquecer que o Peru renunciou receber a prova cerca de 4 meses antes do seu início. Este foi um rude golpe para a organização que se viu a braços com um problema que teve de solucionar dentro dos prazos possíveis. Desta feita, o arranque que inicialmente seria feito com dunas, em solo peruano, passou para a Argentina, com um percurso mais rápido e com menor navegação. Segundo o diretor de prova, Etienne Lavigne, “a primeira semana não foi a inicialmente prevista e optou-se por um percurso misto, com uma primeira semana mais rápida, mas interessante, e uma segunda que correspondia mais ao verdadeiro espírito do Dakar.”

Em relação à redução das etapas, o francês tem também uma palavra a dizer. “A segurança dos pilotos é a nossa obsessão. Quando há alguma dúvida em relação à etapa, prima a integridade dos participantes.” Mas se Lavigne já tem uma vasta experiência numa prova como o Dakar, o mesmo não se passa com Marc Coma, que teve um difícil desafio na sua estreia como diretor desportivo. “Não foi um Dakar fácil. Chegaram até aqui 64% dos participantes. No Dakar entre Lima e Santiago foram 67%.”, enquanto na edição anterior haviam sido 50,9%. Neste seu primeiro ano, o espanhol destacou-se pela introdução de 3m, ao invés de 2m, no intervalo de partida entre as motos, a etapa maratona com parque fechado e a saída conjunta dos concorrentes na 10ª etapa, de Fiambala.

Apesar de todas as dificuldades, para Etienne Lavigne o Dakar está de ‘pedra e cal’ naquele continente. “O Dakar não está na disposição de sair da América do Sul… de momento.” A ASO não está ‘parada’ e tem vindo a realizar contatos com a Bolívia, Chile, tendo afirmado, em particular, o Ecuador, Brasil e Colômbia como futuras possibilidades.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Alberto
Alberto
8 anos atrás

Manipulais ésta corrida, com toda a descaradesa. Nunca vi nada igual.So mesmo a política…

mcrae
mcrae
8 anos atrás

Mas o Dakar vez esteve na América do sul? Ou eu quite percebo nada de geografia ou oDakar sempre esteve no continente africano.. isto agora tem sido uma palhaçada de todo o tamanho.

últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado