Dakar: Vaidotas Zala/Paulo Fiúza ‘ficaram’ na Etapa de 48 horas: estavam a fazer uma boa prova…

Por a 13 Janeiro 2024 09:14

A X-Raid chega a meio da prova depois de ter ‘perdido’ os seus dois melhores carros na etapa 6, a etapa crono das 48h depois de muita má sorte para Vaidotas Zala/Paulo Fiuza e Krysztof Holowczyc/Lukasz Kurzeja.

A procura de uma posição de topo terminou para Vaidotas Zala e Paulo Fiuza. Vários impactos fortes danificaram o Mini JCW T1+ de tal forma que tiveram de abandonar a etapa. Já Krzysztof Holowczyc e Lukasz Kurzeja também foram afetados pelo azar. Colidiram com um side-by-side num buraco nas dunas. Só conseguiram continuar a sua viagem após várias horas.

Depois de terem chegado ao final da etapa 5 com V. Zala / P. Fiuza no nono lugar e K. Holowczyc / L. Kurzeja no 35º, os carro deverão agora regressar na segunda semana mas muito atrasados na classificação, com penalizações gigantescas.

Antes, as Holowczyc começou o prólogo com um sexto posto, enquanto Vaidotas Zala e Paulo Fiuza, no MINI JCW Rally Plus, terminaram em 22º.

A equipa tinha ainda Pau Navarro e Gonçalo Reis noutro MINI JCW Rally Plus que terminaram no 37º no prólogo.

Na Etapa 1 Vaidotas Zala e Paulo Fiuza asseguraram um quarto posto enquanto Krzysztof Holowczyc/Lukasz Kurzeja foram 15º com Pau Navarro e Gonçalo Reis em 29º.

Para Vaidotas Zala “Não estava à espera deste resultado. Foi um dia muito duro e longo, com muitas pedras. Passámos metade do tempo no meio do pó dos outros carros e a tentar ultrapassar. Ficámos totalmente surpreendidos com o final – mas foi uma boa surpresa. A etapa mostrou que o MINI funciona muito bem. Um bom começo para um Dakar difícil”.

Mas as coisas ficariam bem mais difíceis.

Na etapa 2, azares para Holowczyc e Navarro. Vaidotas Zala e Paulo Fiuza terminaram em 14º depois de alguns problemas de navegação e um furo. Caíram para o 14º lugar: “Foi um dia difícil e duro. Perdemo-nos um pouco no início. Depois, tivemos de forçar o andamento para minimizar os danos. Foi arriscado. Continuamos a ter problemas com as manobras de ultrapassagem. Alguns carros e a maioria das motos não cedem a passagem quando nos aproximamos deles. É perigoso e não faz sentido”.

O azar bateu à porta de Pau Navarro e Gonçalo Reis já que um acidente (capotanço) lesionou o pulso do jovem piloto espanhol pelo que tiveram de terminar o Dakar mais cedo.

Foi também um dia difícil para Holowczyc e Kurzeja. Um piloto de motos despistou-se mesmo à frente deles. Durante a manobra de evasão, embateram numa grande pedra e danificaram gravemente o Mini. Embora os mecânicos tenham conseguido reparar o MINI JCW Rally Plus, a dupla polaca recebeu uma penalização de 23 horas e 30 minutos.

Por outro lado, na etapa 3, Vaidotas Zala e Paulo Fiuza entraram no top 10 da geral: “Foi mais uma etapa longa e exigente, com muitas pedras. Infelizmente, sofremos um furo ao fim de cerca de 30 quilómetros. Isso abalou um pouco a nossa confiança e tornamo-nos mais cautelosos. Por outro lado, ultrapassamos bem a etapa e levamos o MINI até ao final em boas condições. Conseguimos também entrar no top 10 da classificação geral. Mas ainda temos muitos quilómetros pela frente”, preconizava Vaidotas Zala. E tinha razão…

Na etapa 4, ainda um melhor resultado. Oitavo lugar na etapa subida ao nono posto da classificação geral. A dupla luso-lituana mantinha a sua estratégia, ser consistentemente rápidos sem correr demasiados riscos. Terminaram a etapa de 299 quilómetros em oitavo lugar e subiram mais uma posição na classificação geral com o nono lugar.

“Foi um dia para os navegadores! Um dia muito complicado. O Paulo fez um ótimo trabalho. Estamos a seguir a estratégia de conduzir apenas o suficiente para evitar erros. Parece estar a funcionar até agora. Mas ainda temos muitos desafios pela frente”.

Já Krzysztof Holowczyc e Lukasz Kurzeja no MINI JCW Rally Plus lutavam para voltar ao grupo da frente. Inicialmente, terminaram a etapa de hoje em 14º lugar. No entanto, uma penalização de tempo de 31:50 minutos fez-los cair para o 36º lugar: Para Krzysztof Holowczyc: “Infelizmente, estamos muito longe em termos desportivos. Não devia ser assim, mas é assim o desporto motorizado e especialmente o Dakar. Depois do acidente de domingo, o nosso fisioterapeuta tem de nos pôr de novo em forma e está a fazer um excelente trabalho! No início da etapa está tudo bem e sinto-me bem, mas depois as dores voltam praticamente ao primeiro grande solavanco. É muito difícil para mim. O Lukas também tem dores nas costas. Neste estado, também foi difícil para nós concentrarmo-nos e foi por isso que cometemos alguns erros de navegação. O mais importante é continuar e não desistir”.

Na Etapa 5 Vaidotas Zala e Paulo Fiuza,entre as dunas do ‘Bairro Vazio’ foram nonos e subiram ao oitavo lugar da geral:

“Hoje tivemos uma amostra das 48h de cronómetro que nos esperam. Vai ser muito exigente! As dunas não são brincadeira – a velocidade média é baixa e está calor. Os próximos dois dias serão uma questão de sobrevivência!”

E foi mesmo pois Zala/Fiuza e Holowczyc/Kurzeja voltaram a ter problemas e ficaram pelo caminho. Devem regressar, mas já sem aspirações desportivas.

Vaidotas Zala e Paulo Fiuza estavam a fazer um bom Dakar, seguro, e a caminho de um top 10 ‘ consistente’, mas o azar bateu-lhes à porta desta feita de forma mais severa. É pena.

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