Dakar: Oito MINI da X-Raid, Hirvonen, Al-Rajhi e Terranova os mais destacados

Por a 10 Novembro 2016 11:31

A MINI, ou X-Raid, se preferir, volta a ser a equipa com maior contingente no Dakar, e ainda que sob a égide ‘oficial’ sejam apenas três as duplas, há mais cinco equipas na estrutura liderada por Sven Quandt. Mikko Hirvonen, Yazeed Al-Rajhi e Orlando Terranova são os três pilotos mais destacados, mas na equipa oficial surge um nome quase desconhecido, Bryce Menzies (USA). Com 29 anos é já um piloto de todo-o-terreno bem-sucedido. Em 2016 começou a despertar o interesse das audiências internacionais dos ralis aos comandos de um MINI ALL4 Racing e depressa se adaptou a este carro icónico, terminando nos cinco primeiros em cada participação. Naquela que será a estreia no Rally Dakar, Menzies vai contar com a companhia do seu navegador habitual, o compatriota Peter Mortensen: “Competir no Dakar é um sonho de longa data. Estou muito entusiasmado por ir para o Dakar como parte da X-raid Team e por tornar este sonho realidade. Competi em muitas corridas, numa variedade de terrenos, e apesar de nada me poder preparar para o quão exigente é o Dakar, sinto-me muito confortável com a minha equipa, com o meu carro e com o meu navegador. Estou ansioso por ver a bandeira verde”, disse.

A liderar o assalto da X-raid ao quinto título da MINI no Dakar estão mais duas equipas compostas por diferentes níveis de experiência no Dakar, mas todas elas com pedigree nos ralis. O antigo piloto do WRC Mikko Hirvonen (FIN) competiu pela primeira vez no Dakar em 2016 e venceu duas especiais além de ter somado vários resultados nos cinco primeiros a caminho de impressionante quarto lugar da geral para se sagrar o Melhor Estreante. A seu lado estará o experiente Michel Périn (FRA), que volta a navegar o finlandês no Dakar de 2017 após a positiva parceria de 2016: “Estou mesmo muito contente e entusiasmado por participar no Dakar pela segunda vez. Sinto que aprendi muito com esta corrida no ano passado e temos trabalhado muito com a equipa este ano para estarmos o melhor preparados possível. Sei que vai voltar a ser um grande desafio, mas estou desejoso por estar na linha de partida e ver o que conseguimos fazer.”

A dupla X-raid Team que completa a família oficial MINI é a de Yazeed Al-Rajhi (KSA) e o seu navegador habitual Timo Gottschalk (GER). A experiência de Al-Rahji no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC2) fez com que a estreia no Dakar em 2015 fosse marcada pela velocidade e resultados entre os cinco primeiros nas etapas. A sua condução eficiente num MINI ALL4 Racing em 2016, em conjunto com a experiência do co-piloto Gottschalk, valeram-lhes o quarto lugar na Taça do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno FIA este ano: “É entusiasmante porque estamos a competir numa nova equipa. Estamos desejosos pela prova e o MINI é um bom carro de corridas. Contudo, sabemos que a oposição é forte e não será fácil para nós. O principal objetivo é chegar a Buenos Aires, mas também lutar pelo pódio. Sabemos o que as nossas capacidades nos permitem e vamos tentar terminar com uma estratégia inteligente e sem erros.”

Serão mais cinco as duplas a assumirem os comandos de carros MINI ALL4 Racing neste Dakar 2017 para defenderem as cores da MINI. A experiência de ralis deste grupo de pilotos e navegadores internacionais estende-se por várias gerações e por várias batalhas do Dakar. Cada uma destas equipas privadas representa uma séria ameaça a todas as formações inscritas no Dakar, em particular porque os MINI ALL4 Racing beneficiaram de mais testes e desenvolvimentos levados a cabo em condições de corrida ao longo de 2016.

Orlando Terranova (ARG) e o navegador Andreas Schulz (GER) são veteranos dos ralis e do Dakar aos comandos máquinas de quatro e duas rodas. Com tal nível de experiência na bagagem, todos os conselhos que possam dar aos restantes elementos da família MINI ALL4 Racing serão muito apreciados.

Jakub Przygonski (POL) e Tom Colsoul (BEL) sabem bem do que é capaz o MINI ALL4 Racing. O Dakar de 2016 de Przygonski traduziu-se num 16º lugar, isto apesar das complicadas condições climatéricas e da lama que provocou o caos para muitos concorrentes.

Boris Garafulic (CHL) e Filipe Palmeiro (POR) esperam que a sorte lhes sorria durante um mais tempo que no Rally Dakar 2016. A experiência de ambos no Dakar, em conjunto com a temporada de corridas e desenvolvimento de Garafulic ao longo deste ano, significam que esperam grandes feitos aquando do final do Rally Dakar 2017.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado