Dakar: Faltam quatro dias

Por a 2 Janeiro 2019 13:07

Está à porta mais uma edição do Dakar, competição que conta com 18 portugueses, entre Autos, Motos SSV e Camiões. Depois da retirada da equipa oficial da Peugeot, MINI e Toyota preparam-se para fazer as despesas da prova, que desta feita se realiza integralmente no Perú. A aventura será mais concentrada, mas os ingredientes serão os mesmos de sempre…

Está tudo a postos para a edição de 2019 do Dakar, a 11ª na América do Sul, e a primeira que se realiza apenas num só país, o Perú. Depois de Argentina, Chile e Bolívia terem dado a mão ao Dakar na década anterior, desta feita foi o Perú que ‘salvou’ a ASO. Será que o Dakar sul-americano tem futuro? O futuro o dirá, mas para já, está tudo a rolar para mais uma edição muito competitiva, com a areia peruana a ‘prometer’ muitos estragos na caravana, já que a ASO ‘promete’ 70% de areia.

A FIA e a ASO não tiveram, mais uma vez, vida fácil para finalizar o regulamento técnico, que mantém as diferenças entre 4×4 e os buggies, com a MINI e Toyota satisfeitas. Inicialmente a ideia passava por reduzir para 36 mm os restritores de admissão dos quatro rodas motrizes a gasolina, mas a FIA preferiu reduzir apenas dos 38 mm do último Dakar para 37 mm, eliminando a escala em função da altitude, com os diesel biturbo (tanto 4×4 como os buggy da MINI, e Peugeot) a manterem-se nos 38 mm.

Desta feita foi a Toyota que ameaçou abandonar o seu projeto no Dakar se a FIA tivesse decidido reduzir os restritores para 36 mm, pois isso iria penalizar imenso a potência e com isso a ‘força’ para ultrapassar as muitas dunas que se anteveem existir no percurso.

Os buggies de duas rodas motrizes continuam a ter um peso mínimo de 1.400 kg e os 4×4, de 2.050 Kg. O sistema de encher/vazar pneus dos buggies a partir do cockpit passa a ser limitado para os pilotos FIA, mas só na Taça do Mundo já que a ASO, organizadora do Dakar, preferiu não fazer esta distinção na sua prova.

Sendo verdade que a saída da Peugeot a nível oficial terminou com alguns problemas no Dakar, há muitas incógnitas que podem fazer pender a balança para um lado ou outro no ténue equilíbrio entre os buggy e os 4X4, sendo este ano mais ou menos aceite que os buggy vão beneficiar mais devido à tipologia que se espera do percurso, muita areia.

Ao que tudo indica, sem a Peugeot mas com os 3008 DKR ex-oficiais nas mãos de equipas privadas, um deles para Sébastien Loeb, haverá a possibilidade de verdadeira competição entre os buggy da MINI e Peugeot, e os Toyota.

Sendo verdade que os nomes de cada uma das equipas têm peso, não é menos que o tipo de carros que guiam pode colocá-los no topo ou criar-lhes dificuldades adicionais, e por isso, o facto da X-Raid ter chamado a si Carlos Sainz, Stéphane Peterhansel e Cyril Després, que vão pilotar os mais evoluídos MINI John Cooper Works Buggy, pode significar mais ou menos o mesmo que foi visto na edição passada, com os Peugeot, mas a verdade é que o buggy da X-Raid é ainda uma incógnita em termos de prestações. De modo a assegurar ter um piloto de ponta nos 4X4, caso o terreno seja mais adequado a esse tipo de carros, Nani Roma corre num dos MINI John Cooper Works Rally 4X4.

Quanto à Toyota, para além das mais evoluídas Toyota Hilux, terá no seu plantel, Giniel de Villiers, Nasser Al Attiyah e o holandês Bernhard ten Brinke. As coisas prometem já que Attiyah diz que “a nova versão da Toyota Hilux é provavelmente o melhor carro de corrida que já pilotei”.

Depois de ter sido segundo no Dakar de 2017, Sébastien Loeb regressa com um 3008, preparado pela PH Sport, sendo também um dos pilotos a ter em conta.

Quem está de regresso também é o sempre espetacular Robby Gordon, que deixou o Hummer e vai alinhar no Perú com uma versão modificada do UTV Textron XX.

Para além dos três buggy, a X-Raid, terá ainda mais quatro Mini All4 Racing 4X4, sendo que entre os privados, existem mais alguns bons carros, como por exemplo a mais evoluída Ford Ford F-150 Raptor 4×4 de Martin Prokop. Vladimir Vasilyev com a sua Toyota Hilux é também um piloto a ter em conta, mas dificilmente a luta pela vitória ficará fora da esfera MINI, Toyota e provavelmente, Loeb.

Em artigos separados falaremos dos portugueses, Camiões e SSV, sendo que as motos pode acompanhar no nosso site irmão, o MotoSport: https://www.motosport.com.pt/

Nos Camiões, o domínio da escuderia Kamaz continuou em 2018 com a terceira vitória de Eduard Nikolaev, mas a verdade é que esteve sempre sob grande pressão do Iveco de Federico Villagra, marca que nesta edição do Dakar vai contar novamente com Gerard de Rooy, vencedor em 2012 e 2016, depois de um ano a ver de fora. Este duelo deverá ser arbitrado pelos checos Martin Macik, Ales Loprais o Martin Kolomy. De qualquer das formas, a Kamaz é claramente a favorita, pois quem vence 15 vezes em 22 edições tem sempre uma palavra muito forte a ‘dizer’.

As etapas

06/01 Partida em Lima (Perú)

07/01 Etapa 1: Lima/Pisco

08/01 Etapa 2: Pisco/San Juan de Marcona

09/01 Etapa 3: San Juan de Marcona/Arequipa

10/01 Etapa 4: Arequipa/Tacna (Etapa Maratona)

11/01 Etapa 5: Tacna/Arequipa (Etapa Maratona)

12/01 Dia de descanso

13/01 Etapa 6: Arequipa/San Juan de Marcona

14/01 Etapa 7: San Juan de Marcona/San Juan de Marcona

15/01 Etapa 8: San Juan de Marcona/Pisco

16/01 Etapa 9: Pisco/Pisco

17/01 Etapa 10: Pisco/Lima

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