Dakar, Etapa5: Sébastien Loeb com estratégia arriscada para tentar “ganhar muito tempo amanhã”

Por a 10 Janeiro 2024 15:29

Foi com alguma surpresa que quando terminou a curta, mas exigente quinta etapa do Dakar 2024, Sébastian Loeb e o seu navegador Fabian Lurquin surgiram com uma penalização de 15 minutos após terem falhado um posto de controlo de tempos. No entanto, o piloto francês admitiu tratar-se de uma jogada estratégica, que pode trazer um bom resultado, assim o espera Loeb, ou deitar por terra a discussão da vitória na mítica prova de todo-o-terreno. 

Stéphane Peterhansel também admitiu não se ter esforçado nesta etapa por motivos estratégicos, mas Loeb foi um pouco mais longe e apostou forte. O francês deixou escapar 20 minutos em troca de partir mais tarde na especial de amanhã, enquanto o vencedor da etapa, Nasser Al-Attiyah, optou pela estratégia oposta.

“O Nasser e eu estamos a seguir estratégias diferentes”, esclareceu Loeb no final da etapa. “Ele quer começar cedo e sente-se confiante. Eu não teria feito isso. Não temos o mesmo conhecimento do deserto, ele está no seu elemento. Eu optei por seguir os rastos. É a minha escolha. Perdemos muito hoje na esperança de ganhar muito amanhã”. Salientando que alcançou hoje o que pretendia, o piloto francês acrescentou que pode parecer que perdeu muito tempo, “mas estamos a contar com o facto de que muitos dos carros da frente vão estar lentos e que todos vão conseguir recuperar”.

O muito experiente Sébastien Loeb indicou que pensou primeiro em parar no meio da etapa, mas decidiu falhar de propósito um Waypoint para que chegasse à meta sem dar nada a entender. “Já me estava a imaginar a chegar à meta com Nasser e Yazeed, com eles a perderem cinco minutos e eu um pouco mais. Não foi bem assim, dei algumas voltas para ver onde eles estavam, mas não os vi!”, explicou o piloto da Bahrain Raid Xtreme. 

Surpreendido porque esperavam “que os outros jogassem como nós”, Loeb diz que não contava que fosse Nasser Al-Attiyah, vencedor de hoje, conseguindo a primeira vitória em especiais nesta edição do Dakar, que fosse abrir a estrada na etapa de 48 horas. “Provavelmente será mais rápido do que se fosse o [Danis] Krotov. Pensámos que outro piloto abriria a especial de amanhã. Se a etapa passar por dunas intocadas como hoje, o primeiro carro ganha um minuto a cada 10 quilómetros”, referiu o piloto francês ao AutoHebdo. 

Amanhã será um dia complicado para máquinas e pilotos, acredita Sébastien Loeb. Os carros podem sobreaquecer “ao passar pelas dunas e a transmissão vai ser afetada devido aos solavancos que sofre”, afirmou. No entanto, a Prodrive terá dois pilotos com estratégias diferentes, “enquanto os outros colocaram todos os ovos no mesmo cesto”, concluiu Loeb.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado