Dakar, Etapa 9: Loeb vence, mas ainda longe de Sainz: Audi mais perto do 1º triunfo

Por a 16 Janeiro 2024 11:36

Sebastien Loeb/Fabian Lurquin (BRX Prodrive) venceram a etapa de hoje 4m14s na frente de

Carlos Sainz/Lucas Cruz (Audi Sport) com Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century Racing Factory Team) em terceiro a 4m43s. Seguiram-se Guillaume de Mevius (Toyota Overdrive Racing) a 9m52s e Stéphane Peterhansel/Edouard Boulanger (Audi Sport) a 10m34.

Na classificação geral, Carlos Sainz tem agora um avanço de 20m33s a três etapas do fim da prova. A este ritmo, Loeb não conseguirá suplantar o veterano espanhol da Audi, que pode bem assegurar o triunfo no ano da despedida.

Os Audi fizeram hoje claro jogo de equipa com Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi Sport) a abrir caminho para Sainz enquanto Stéphane Peterhansel/Edouard Boulanger (Audi Sport) se deixaram ficar para trás do espanhol de modo a ajudá-los caso fosse preciso. Não foi e o jogo de equipa resultou na perfeição. Já Loeb tem apenas que contar consigo próprio já que Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (BRX Prodrive Nasser Racing) voltou a ter problemas no seu carro e não esteve em condições de ajudar Loeb caso este precisasse. Como se percebe a Audi tem cada vez mais tudo do seu lado para chegar ao triunfo no Dakar. Atrás do duo da frente nada mudou, somente as diferenças.

Lucas Moraes/Armand Monleon (Toyota Gazoo Racing), são terceiros a 1h12m da frente, seguem-se Guillaume de Mevius (Toyota Overdrive Racing) a quase mais meia hora, depois estão posicionados Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota Gazoo Racing) a 20 minutos, Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century Racing Factory Team) agora a pouco mais de três minutos do sul africano da Toyota e Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Toyota Overdrive Racing) são sétimos sete minutos atrás de Serradori.

Filme do dia

Nasser Al Attiyah abandonou a especial de ontem devido a um problema de motor. O piloto do Qatar recebeu uma penalização de 20 horas e 20 minutos na etapa, depois de ontem ter recebido a penalização máxima de 10 horas e 10 minutos. Ocupa agora a 87ª posição na classificação geral, quase 30 horas atrás de Carlos Sainz, mas estava no início da especial do dia. O piloto da Prodrive deverá estar atento e, se necessário, poderá dar o seu apoio a Sébastien Loeb.

Sébastien Loeb foi o décimo piloto a arrancar e produziu o melhor tempo provisório após 40 km. O francês liderava Mattias Ekström por 37s. Carlos Sainz perdeu apenas 49s e não tinha razões para se preocupar de momento. Stéphane Peterhansel, que partiu antes de Sainz, perdeu mais de 7 minutos no primeiro ponto intermédio e está agora atrás do seu companheiro de equipa no percurso da especial, mas esta pode ser uma decisão estratégica da equipa Audi para cobrir as costas de Sainz, caso este tenha algum contratempo.

Pouco depois da partida, Nasser Al Attiyah fez uma inversão de marcha para se juntar ao itinerário da estrada devido a um novo problema mecânico. Ao abandonar a especial, resta-lhe apenas um ‘joker’ para retomar amanhã a procura de pontos no W2RC.

Após 110 quilómetros de especial, Sébastien Loeb era o piloto mais rápido, com uma vantagem de pouco menos de 2 minutos sobre Carlos Sainz e Lucas Moraes. Mattias Ekström continuava a abrir caminho, enquanto o seu companheiro de equipa Stéphane Peterhansel descia para o nível de Sainz.

Stéphane Peterhansel, 2º na especial de ontem atrás de Ekström, abrandou deliberadamente após o início da especial para deixar passar Guerlain Chicherit e Carlos Sainz. Após 40 quilómetros, “Peter” tinha o 65º melhor tempo, a 7 minutos do tempo de Loeb. No entanto, esta estratégia era previsível. Era inconcebível deixar o líder da classificação geral e a última esperança do clã Audi sozinho na 4ª posição da especial, atrás dos dois carros da equipa alemã que abriam a etapa. Ekström está, portanto, a abrir caminho para Carlos Sainz, cujas costas estão cobertas em caso de problemas pelo “Mister Dakar”.

Após 212 km, Sébastien Loeb era o piloto mais rápido com uma vantagem de mais de 3 minutos sobre Lucas Moraes e Carlos Sainz, que podia contar com o apoio do seu companheiro de equipa Stéphane Peterhansel. Guerlain Chicherit colocou o segundo Toyota na hierarquia da etapa em quarto lugar, a pouco menos de 4 minutos do seu compatriota.

Pouco depois Sébastien Loeb ganhava mais um minuto de vantagem sobre Carlos Sainz após 260 km. O francês liderava nessa altura o espanhol por 4m20s’. Na classificação geral virtual, Loeb está já a menos de 20 minutos do seu rival.

Pouco depois Carlos Sainz recuperou um minuto em relação a Sébastian Loeb após 303 km. O espanhol estava na altura a apenas 2m35s do francês. Lucas Moraes subiu ao terceiro lugar, 5s atrás, e é ameaçado pela presença, a menos de um minuto, de Mathieu Serradori no seu Century CR6 de 2 rodas motrizes.

Depois foi a vez de Loeb voltar a forçar o ritmo. Após 395 km, Sébastien Loeb aumentou a sua vantagem na etapa para mais de 3m30s’ sobre Carlos Sainz, que continuava a ser seguido de perto por Stéphane Peterhansel. Lucas Moraes perdia mais de 6 minutos neste ponto intermédio, um contratempo que deverá beneficiar Mathieu Serradori, que poderia passar a ocupar o terceiro lugar.

Os três representantes do clã Audi chegaram à linha de chegada da especial do dia, liderados por Carlos Sainz, à frente de Stéphane Peterhansel e Mattias Ekström, que hoje assumiu o papel de ‘abridor’.

Sébastien Loeb e o seu copiloto Fabian Lurquin alcançaram o melhor tempo do dia e, ao vencer a sua 27ª etapa do Dakar, Loeb recuperou mais de 4 minutos em relação a Carlos Sainz na classificação geral. “El Matador” continua a liderar com 20m33s de vantagem sobre o seu rival francês. Lucas Moraes parecia poder conquistar o terceiro lugar hoje, mas o brasileiro perdeu tempo nos últimos quilómetros e acabou por ficar a mais de 11 minutos do vencedor. Ele ainda ocupa o terceiro lugar na classificação geral, mas está a mais de 1 hora e 12 minutos de Sainz. No final do dia, Mathieu Serradori subiu ao terceiro degrau do pódio na especial, terminando a 4m43s de Loeb.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado