Dakar, Etapa 8: Erro de Loeb permite estratégia quase perfeita para a Audi

Por a 16 Janeiro 2024 09:58

Carlos Sainz disse ontem no fim do dia que era fácil as coisas mudarem no Dakar, isto depois de ter recuperado boa parte do tempo que tinha perdido para Sébastien Loeb, passando a ter uma vantagem de quase 25 minutos sobre o francês na classificação geral. No entanto, o três vezes vencedor do Dakar é prudente e de modo nenhum está descansado quanto a uma possível vitória: “há um longo caminho a percorrer e há longas etapas pela frente”, disse.

A Audi já colocou duas vezes dois dos seus carros RS Q e-tron no topo do pódio de uma etapa do Dakar antes do dia de ontem. A primeira dobradinha alcançada na etapa 8 em 2021 também foi alcançada pela dupla de Matthias Ekström e Stéphane Peterhansel, antes de ‘Peter’ e Carlos Sainz repetirem o feito dois dias depois. Nesta tirada, o sueco tornou-se o principal piloto da Audi em termos de vitórias em etapas, agora com um total de quatro, ultrapassando os três sucessos de ‘El Matador’ e os dois de ‘Mister Dakar’.

No total, desde que o construtor alemão começou a participar no rali, em 2022, a Audi triunfou em nove etapas. O sucesso de agora levanta o ânimo dos seus arquitetos, no dia seguinte aos percalços do piloto sueco, como explicou Peterhansel no final da especial. Para além deste prémio de consolação, ele estava a pensar na posição delicada da marca dos quatro anéis, cujos ovos estão todos no mesmo cesto, porque esta dupla vitória que ajudou a esquecer os dias anteriores é também estratégica para os dias que se seguem.

O espanhol, que continua a liderar a classificação geral, com Sébastien Loeb no seu encalço, vai para Yanbu com o seu Audi em modo “go fast”, com dois carros da mesma marca a abrirem o caminho para ele. Esta configuração oferece múltiplas opções para levar o chefe até lá em segurança!

A especial de ontem foi interrompida por uma longa transferência e o menu de duas partes da etapa colocou os pilotos, navegadores e equipas em dois ambientes contrastantes. Nesta etapa de duas metades, com 279 quilómetros contra o relógio, os concorrentes começaram por se confrontar com uma espessa camada de areia, por vezes sob a forma de dunas, mas nem sempre fora de pista.

Nos últimos cem ou mais quilómetros antes do final, a competição terminou em pistas rápidas com várias partes rochosas, que exigiam muita atenção. Este terreno permitiu que Mattias Ekström e Stéphane Peterhansel dessem à Audi uma dupla vitória na etapa.

Stéphane Peterhansel e Mattias Ekström também começaram o Dakar com o sonho de levantar o troféu em Yanbu. As suas esperanças foram esmagadas, respetivamente, no ‘Bairro Vazio’ e na etapa de anteontem, mas na oitava tirada conseguiram uma dobradinha para a Audi com muitos benefícios, nomeadamente colocando o seu capitão de estrada Carlos Sainz numa boa posição para o resto do rali.

O espanhol continuará a desconfiar de um regresso de Sébastien Loeb, mesmo que o francês tenha perdido uma oportunidade de se aproximar do líder da classificação geral, na sequência de um erro de navegação que levou a um desvio de 5 quilómetros na zona rural da Arábia Saudita: “Perdemos quase tudo o que ganhámos ontem” é uma frase que poderia resumir bem a vida de Loeb no Dakar nos últimos anos.

Ele precisa agora de fazer uma corrida de quatro dias sem cometer um único erro se quiser desalojar o seu rival da liderança.

Na luta pelos restantes lugares, Guerlain Chicherit teve o melhor desempenho, subindo do 8º para o 6º lugar da classificação geral e formando uma sequência de quatro Toyota, atrás de Lucas Moraes (3º), Guillaume de Mevius (4º) e Giniel de Villiers (5º), que perseguem a dupla Sainz/Loeb à distância.

Na classe Challenger, Mitch Guthrie dispõe de uma margem de tempo suficiente em relação a Cristina Gutiérrez para não ter de aproveitar todos os segundos e minutos. Foi talvez este contexto que permitiu a Saleh Alsaif vencer pela primeira vez nesta categoria.

No entanto, na corrida SSV, Xavier de Soultrait começa a olhar com preocupação por cima do ombro para ver João Ferreira a aproximar-se rapidamente nesta segunda semana de prova: o piloto português venceu a especial e está agora apenas a 7m41s do líder. A calma reina certamente na cabina do camião de Martin Macík. O seu perseguidor mais próximo é nada mais nada menos do que o jovem Mitch van den Brink, que já venceu a sua primeira etapa no ano passado, com 20 anos de idade, e voltou a sentir o sabor da vitória no dia seguinte ao seu 22º aniversário.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado